Boletim Especial da APROFFESP para a reunião do dia 21/03/2013. Encaminhamos boletim com as pautas à serem discutidas na reunião dos professores de filosofia e filósofos do Estado de São Paulo, para fazer o download clique em LEIA MAIS e em seguida no linque abaixo.
https://sites.google.com/site/aproffespsbc/arquivos/Boletim%20Informativo%20Especial%20PB.pdf?
quarta-feira, 13 de março de 2013
Abono de ponto para encontro das regionais da APROFFESP em 21/03/2013
Professores e professoras de filosofia do Estado de São Paulo.
Encaminhamos em anexo a publicação do abono de ponto para nossos encontros regionais, no dia 21 de março de 2013 .
Solicitamos empenho de todos os colegas para nos organizarmos, conforme pauta geral especificada.
Com saudações filosóficas,
Aldo Santos
Presidente.
Despacho do Secretário, de 1º-3-2013
Documento: 1909/0001/2012
Interessado: APROFFESP
Assunto: Afastamento
Diante os elementos de instrução que constam dos autos, e atendidas as disposições do artigo 69 da Lei nº 10.261/68, autorizo o afastamento dos Professores de Filosofia, para, no
dia abaixo especificado, participarem das atividades promovidas pela Associação dos Professores da Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo:
- 21 de março de 2013 –
Pauta:
- Conjuntura Educacional e condições de trabalho;
- Perspectivas de uma nova proposta curricular de filosofia para o Estado de São Paulo;
- Relatos e fatos do cotidiano do professor de Filosofia;
- Temas Filosóficos específicos de interesse regional e geral, e
- Organização dos professores de filosofia e filósofos do Estado de São Paulo.
Documento: 1909/0001/2012
Interessado: APROFFESP
Assunto: Afastamento
Diante os elementos de instrução que constam dos autos, e atendidas as disposições do artigo 69 da Lei nº 10.261/68, autorizo o afastamento dos Professores de Filosofia, para, no
dia abaixo especificado, participarem das atividades promovidas pela Associação dos Professores da Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo:
- 21 de março de 2013 –
Pauta:
- Conjuntura Educacional e condições de trabalho;
- Perspectivas de uma nova proposta curricular de filosofia para o Estado de São Paulo;
- Relatos e fatos do cotidiano do professor de Filosofia;
- Temas Filosóficos específicos de interesse regional e geral, e
- Organização dos professores de filosofia e filósofos do Estado de São Paulo.
APROFFESP
segunda-feira, 11 de março de 2013
As diferenças entre a ética e a religião
AS DIFERENÇAS ENTRE A ÉTICA
E A RELIGIÃO
A ética distingui-se da religião quanto ao objetivo (a primeira quer uma vida melhor, a segunda,
algo melhor do que a vida) e a seu método (a primeira baseia-se na
razão e na experiência, a segunda, na revelação). Além disso, contudo, a ética é coisa de todos, ao passo que a
religião é questão de alguns, por mais numerosos que sejam: as pessoas
religiosas também tem interesses éticos, ao passo que nem todas as que se
interessam pela ética têm interesses religiosos. Longe de ser uma alternativa,
a ética
e a religião
servem para exemplificar para os alunos a diferença entre os princípios
racionais que todos nós podemos compreender e compartilhar (sem deixar de
distingui-los criticamente) e doutrinas muito respeitáveis mas cujo mistério
indemonstrável só alguns aceitam como válidos. Este pode ser, precisamente, o
primeiro tema a ser oferecido por um bom professor de filosofia aos alunos para
juma reflexão inicial sobre ética.
E a instrução religiosa para aqueles que
a desejem ou a queiram para seus filhos? É uma opção privada de cada um, que
o Estado
não deve impedir de modo algum, mas que ele também não é obrigado a custear
para os cidadãos. A catequese numa democracia pluralista é livre, mas
sem dúvida ela ganha em liberdade e diversidade quando o poder público não a
financia nem administra. Talvez os programas de estudo possam incluir alguma
disciplina que trate da história das religiões, de símbolos
e mitologias, com a atenção preferencial, se assim se quiser, para a tradição grego-romana-cristã,
tão importante para compreender a cultura europeia à qual pertencemos. No
entanto, ela não será prescritiva, mas descritiva:
não se ocupara de formar os crentes, mas de informar os alunos. E, é claro, não
devera estar a cargo de um corpo especial de professores vinculado a
arquidiocese (nem aos ulemás - entre os muçulmanos,
doutor em leis e religião -, aos rabinos ou aos dervixes – religioso muçulmano
que faz votos de pobreza, castidade e humildade...), mas de especialistas em
filosofia, historia ou antropologia. Só assim poderá ser avaliada para o
currículo acadêmico, como qualquer outra disciplina, pois a fé – pelo menos a
boa fé – não admite notas terrenas.
Savater, Fernando [Filósofo espanhol, O
valor de educar. São Paulo: Planeta, 2012, p. 75-76.]
Ivo Lima
Professor de Filosofia e Escritor
Autor dos livros: O
Recheio que Faltava em Sua
Vida
A Direção da Vida
Membro da Associação dos professores de filosofia e
filósofos do Estado de São Paulo -APROFFESP.
E-mail: ivolimasantos@yahoo.com.br
Desenvolvimento e crise de consciência
DESENVOLVIMENTO E CRISE DE CONSCIÊNCIA
“Por que é que uma espécie que é de
tantas formas muito inteligente, pode também se comportar de maneiras que são
aparentemente tão insanas?”
(Peter Russell, autor britânico, produtor de filmes sobre os
estudos da consciência, espiritualidade e o futuro da humanidade)
A espécie humana, ao longo da história,
foi criando novas maneiras de lidar e dominar a natureza em busca de melhores
condições de vida.
O homem como ser pensante, racional, foi
aperfeiçoando suas habilidades e construiu, no passado, cavernas; como o
desenvolvimento do conhecimento e de novas técnicas, ele foi criando abrigos
cada vez mais sofisticados que lhe proporcionasse conforto e beleza.
Com o processo do desenvolvimento científico,
o homem realizou a Revolução Industrial na Inglaterra, no século XVIII, que deu
um novo impulso à economia, às relações comerciais, criando novo cenário no
mundo do trabalho, no qual as técnicas artesanais deram lugar às máquinas a
vapor.
A partir desse avanço, que criou
condições indispensáveis para o pleno desenvolvimento do capitalismo,
buscava-se novas terras, para extrair matéria-prima e, de outro lado,
procurava-se novos mercados para consumir os produtos manufaturados.
Assim, o homem passou a investir na
produção em série, cujo objetivo era justamente atingir uma quantidade cada vez
maior de consumidores, colocando as relações econômicas e comerciais em novos
trilhos.
Mas quanto mais o homem segue avançando
por intermédio de novos inventos – como avanços nas telecomunicações,
construção de satélites poderosos, computadores de última geração, o advento da
Internet, novas pesquisas sobre o DNA -, as desigualdades sociais continuam
aumentando e penaliza a grande maioria no planeta Terra.
Mas no bojo de muitos avanços
científicos, foram surgindo alguns efeitos colaterais que estão ameaçando o
futuro da humanidade.
Embora o homem planejasse com a melhor
das intenções a melhoria de vida, por exemplo, passou a enfrentar um
crescimento populacional cada vez maior, que coloca a Terra em seus limites e
em estado de alerta.
Um outro fator que devemos destacar é o
apego exagerado aos bens materiais. Uma parcela da humanidade tem muito mais do
que necessita para viver, enquanto a grande maioria não tem o básico, gerando
fome, violência, guerras e doenças que ameaçam a sobrevivência coletiva.
Mas percebendo o abismo que o homem
criou, por que ele não muda seu comportamento? Por que é que ele, ao mesmo
tempo em que evolui materialmente, espalha destruição por todo lado? O que está
errado com o homem?
Na verdade, o que subjaz a esse cenário
dramático que coloca a humanidade à beira do precipício, é também uma crise de
consciência. O homem evoluiu externamente, através de inventos fantásticos,
revolucionou as técnicas no mundo da produção, do conhecimento e da
comunicação, mas quanto ao seu autoconhecimento, o homem precisa crescer muito
ainda.
Então, o que está em questão, entre
outras coisas, é o desenvolvimento do eu interior para que a humanidade
descortine uma nova aurora no alvorecer de sua evolução.
Precisamos superar crenças ultrapassadas,
pois julgamos e medimos os outros de acordo com nossos caprichos e interesses pessoais;
o preconceito nos afasta do diferente, porque encaramos o outro como uma
ameaça, um inimigo; nos atiramos nos braços da intolerância, nos perdemos em
descaminhos e não trabalhamos na construção de um mundo melhor para nós e para
as futuras gerações.
Mas para que isso aconteça, é necessário
derrubar barreiras, utilizar as novas descobertas científicas com respeito à
própria espécie; pautar as políticas em princípios de um desenvolvimento
sustentável, mas que contemple direitos individuais e coletivos; levar em conta
o progresso material, mas sem esquecer a dimensão espiritual, para criar uma
nova ordem mundial com os contornos da justiça e da paz.
Irá a humanidade dar esse salto? Os rumos
do desenvolvimento econômico, a utilização das descobertas científicas e as
relações entre os povos é que irão dizer.
Mas será uma pena o homem se esforçar
tanto para construir coisas extraordinárias e naufragar na sua própria
estupidez, na sede de poder, na exploração do mais forte sobre o mais fraco,
que o cega, o torna insensível aos rumos desastrosos que segue a humanidade; além
disso, é preciso questionar o paradigma que rege a sociedade capitalista de
produção, produtora de espetáculos, consumista, que dá pouco valor ao “ser” e
exalta o “ter”, através da cartilha que embala o deus mercado.
Essa tarefa é de todas as nações e não apenas
de alguns governos ou países, que se julgam os detentores da verdade, os
condutores dos destinos da humanidade, mas não passam de pretensiosos
arrogantes, porque não enxergam que o desenvolvimento econômico, o progresso
científico devem beneficiar o bem comum, pois só assim a humanidade superará
seus problemas e dará um salto de qualidade em direção a um novo amanhã.
Ivo Lima
Professor de Filosofia e Escritor
Autor dos livros: O
Recheio que Faltava em Sua
Vida
A Direção da Vida
Membro da Associação dos professores de filosofia e
filósofos do Estado de São Paulo -APROFFESP.
E-mail: ivolimasantos@yahoo.com.br
Circular n° 04/de 09/03/2013 da reunião ordinária da diretoria da APROFFESP.
Associação dos Professores de Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo
Circular n° 04/de 09/03/2013 da reunião ordinária da diretoria da APROFFESP.
1-INFORMES: A atividade do dia das mulheres na regional sbc com Djamila foi bastante significativa;
1.1-O professor Chico Gretter vai participar do debate que será promovido pela Secretaria de Educação nos dias 26 e 27 de Março de 2013;
1.2-Comunicação com professor@s de filosofia e humanidades, informes nas escolas.
1.3 -1° Congresso Brasileiro da Filosofia da Libertação, nos dias 4, 5, 6 de Setembro de 2013 na Capital-SP.Foi aprovado a participação da aproffesp e da aproffib na organização do mesmo, através de um simpósio que aponte as diretrizes de uma nova proposta curricular de filosofia para o Estado de São Paulo e para o País. Comissão (Hugo Allan, Aldo Santos e Edivan Sousa). A Direção da aproffesp fará todos os encaminhamentos necessários para a viabilidade exitosa do mesmo.
1.4 Fomos recebidos na Secretaria de Educação onde debatemos o conteúdo da Pauta.Estamos aguardando o retorno dos pontos apresentados.
2-Revista de Filosofia:
2.1-Revista Filosofia em Transformação foi objeto de amplo de debate. Ao final foi aprovado que a mesma será também impressa, conforme orçamento apresentado, pois significará mais visibilidade da associação, além de contribuir com a campanha financeira que será implementada.
3-Encontros do dia 21/03.
3.1 Pauta:
a) Conjuntura Educacional e condições de trabalho;
b) Perspectivas de uma nova proposta curricular de filosofia para o Estado de São Paulo;
c) Relatos e fatos do cotidiano do professor de Filosofia;
d) Temas Filosóficos específicos de interesse regional e geral,
e) Organização dos professores de filosofia e filósofos do Estado de São Paulo.
3.2-Foi lida a proposta de “Como organizar o encontro” e aprovada.
3.3 Discutiu-se a necessidade de escrever textos sobre os pontos de pauta para subsidiar os encontros.O Professor Aldo Santos se responsabilizou pelo texto de Conjuntura Educacional, o Chico fará sobre as concepções filosóficas contidos nas Tendências pedagógicas e outros textos serão distribuídos.
3.4 Despacho do Secretário, de 1º-3-2013
Documento: 1909/0001/2012
Interessado: APROFFESP
Assunto: Afastamento
Diante os elementos de instrução que constam dos autos, e atendidas as disposições do artigo 69 da Lei nº 10.261/68, autorizo o afastamento dos Professores de Filosofia, para, no
dia abaixo especificado, participarem das atividades promovidas pela Associação dos Professores da Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo:
- 21 de março de 2013 –
Pauta:
- Conjuntura Educacional e condições de trabalho;
- Perspectivas de uma nova proposta curricular de filosofia para o Estado de São Paulo;
- Relatos e fatos do cotidiano do professor de Filosofia;
- Temas Filosóficos específicos de interesse regional e geral, e
- Organização dos professores de filosofia e filósofos do Estado de São Paulo.
4-Finanças:
4.1- Estamos na fase de conclusão de abertura da conta corrente para facilitar a contribuição dos associados (10 reais por mês aprovado no 1° Encontro da Assembleia Legislativa em 06/07/12/2012)
5-Eleições regionais
5.1-DAS INSTÂNCIAS DIRETIVAS.
Art.15. A Coordenação Estadual de Representantes da Aproffesp reunirá ordinariamente a cada três meses ou extraordinariamente por convocação da Diretoria Executiva. A coordenação é deliberativa no seu âmbito. A eleição será analmente até o final do mês de abril de cada ano na proporção de 1 para cada 10 votantes em lista e em ordem alfabética.Os mais votados comporão a referida instância Estadual..
Art. 16. A diretoria executiva será eleita a cada dois anos através da eleição direta em chapa completa, com associados em dia com as obrigações estatutárias.
Parágrafo único: A eleição deverá ser realizada em conjunto com a eleição da Coordenação Estadual de Representantes da APROFFESP e Coordenação Regional da APROFFESP que terá o mandato de 1 ano.A diretoria terá os seguintes cargos, a saber:
a) Presidente;
b) Vice-Presidente;
c) Secretário;
d) Diretor de Comunicação e Propaganda;
e) Tesoureiro;
f) Diretor de Políticas Pedagógicas;
g) Diretor de Relações Institucionais;
h) Diretor de Relações Sindicais e movimentos Sociais;
i) Diretor Organizativo da Capital;
j) Diretor organizativo da Grande São Paulo;
k) Diretor Organizativo do Interior.
Art. 17. Compete a Diretoria Executiva:
a) Supervisionar a administração dentro da lei, do Estatuto e do Regime Interno;
b) Encaminhar as decisões aprovadas nos Encontros Estaduais, em Assembleia Geral e da Coordenação Estadual de Representantes da PROFFESP.
c) Autorizar despesas;
d) Propor ao Encontro ou a Assembleia geral as modificações Estatutárias que se fizerem necessárias;
e) Organizar grupos de trabalho que se fizerem necessários para consecução dos objetivos da Associação;
f) Contratar o pessoal necessário para o funcionamento da APROFFESP;
g) Resolver assuntos omissos.
Art. 18. A Executiva tem as atribuições acima mencionadas e o dever de executar as deliberações previamente aprovadas pelo Encontro, Assembleia geral, Coordenação Estadual de Representantes, e, reunir-se-á ordinariamente mensalmente, e, extraordinariamente, quando houver necessidade.
Art.19. Ao Presidente compete:
a) Representar a Associação, judicial e extrajudicialmente;
b) Convocar e presidir as reuniões da diretoria, da executiva e as Assembleias;
c) Assinar com o tesoureiro os cheques e documentos relativos à movimentação numerária;
d) Apresentar anualmente a Assembleia Geral as exposições das atividades e as prestações de contas;
e) Convocar reuniões extraordinárias da diretoria;
f) Convocar eleição direta para diretoria executiva.
Art. 20. Ao Vice-Presidente compete substituir o Presidente em suas faltas e/ou impedimentos.
Art. 21. Ao secretário compete:
a) Substituir, quando necessário, o Presidente em exercício em suas faltas e/ou impedimentos;
b) Ter sob sua guarda o livro de atas;
c) Lavrar ou fazer lavrar as atas;
d) Secretariar as reuniões da Diretoria executiva, dos Encontros, assembleias e da Coordenação Estadual de Representantes.
Art. 22. Ao Diretor de Comunicação e Propaganda compete: organizar a Associação através das ferramentas disponíveis, elaborar boletins e se responsabilizar pela comunicação e divulgação da entidade.
Art. 23. Cabe ao tesoureiro:
a) Ter sob sua guarda e responsabilidade o patrimônio da Associação;
b) Assinar com o Presidente os cheques e demais papéis relativos ao movimento de valores;
c) Controlar a arrecadação das contribuições da Associação;
d) Ter sob sua guarda o livro-caixa;
e) Elaborar o balanço anual e os inventários patrimoniais.
Art. 24. Ao Diretor de Políticas Pedagógicas compete: Organizar debates, seminários e apresentar junto aos associados e diretores propostas de conteúdo e natureza formativos e informativos pedagogicamente.
Art. 25. Ao Diretor de Relações Institucionais compete: Realizar intercâmbio, Divulgar nossa entidade no âmbito das instituições pública e privada;
Art.26. Ao Diretor de Relações Sindicais e movimentos Sociais compete: Representar a entidade nos movimentos sindicais e movimentos sociais previamente aprovados pelas instâncias orgânicas da aproffesp;
Art.27. Ao Diretor Organizativo da Capital compete: articular a atuação, organização e funcionamento das Coordenações regionais na capital;
Art.28. Ao Diretor organizativo da Grande São Paulo compete: articular a atuação e organização da APROFFESP na grande São Paulo;
Art.29. Ao Diretor Organizativo do Interior compete: articular a atuação, organização e funcionamento das coordenações regionais da APROFFESP;
Art. 30. A Coordenação regional da APROFFESP será eleita a cada ano, juntamente com a eleição da Coordenação Estadual de Representantes e a cada dois anos com a Diretoria executiva. A composição será: até 10 votantes elegerá três membros para a referida coordenação. Acima de dez votantes, para cada dez elege dois. Compreende-se de por Coordenação Regional da APROFFESP: Uma ou mais cidades, de acordo com a representação das atuais diretorias de ensino e ou adequações autorizadas pela Diretoria Executiva. Na capital vamos organizar nas seguintes regiões: Coordenação Itaquera, Coordenação Leste-Penha, Coordenação Leste-Tatuapé,Coordenação Leste-Vila Prudente,Coordenação Norte- Santana,Coordenação Oeste-Lapa ,Coordenação São Miguel,Coordenação Sudeste-Centro,Coordenação Sudoeste,Coordenação Sul-Santo Amaro
Parágrafo único: as eleições serão regulamentadas pela diretoria executiva, após deliberação da Coordenação Estadual de Representantes da aproffesp. A coordenação regional será composta de um coordenador (a), secretário (a), tesoureiro (a), Diretor (a) de comunicação e um coordenador (a) de formação pedagógica.
5.2- Estamos convidando pelo menos dois representantes das coordenações regionais para uma plenária no dia 21 às 15 horas em local a ser divulgado. Nessa plenária faremos um balanço dos Encontros e os encaminhamentos em relação a nossa ASSOCIAÇÃO. Essa plenária às 15 horas não deve interferir nas reuniões e encontros previstos e assegurados pelo abono de ponto. As reuniões e encontros serão a partir das 8 horas. Excepcionalmente algumas regiões farão na parte da tarde. Como temos o dia abonado, vamos avançar em nossa organização.
Presentes: Aldo Santos, Gilmar, Chico, Anísio, Hugo, Ivo, Aldo Xavier e Edivan.
Com saudações Filosóficas,
DIRETORIA E COLABORADORES DA APROFFESP
sexta-feira, 8 de março de 2013
Dia internacional da mulher
“DIA INTERNACIONAL DA MULHER”
O rosto da dura realidade da mulher:
- Em São Paulo o desemprego das mulheres é superior a dos homens.
- Nos contratos temporários e terceirizados os salários das mulheres são 30% a 40% inferiores ao dos homens.
- A Lei Maria da Penha, de 2006, não está sendo suficiente, porque:
* Há uma media de10 assassinatos por dia no Brasil.
* 9 em cada 10 assassinatos são praticados pelos maridos ou namorados.
- Em relação ao aborto:
* Estima-se que um 1 milhão de mulheres fazem aborto ilegal todos os anos no país.
* 400 mil desses abortos resultam em internação.
* 300 a 700 mulheres acabam morrendo, em consequência do aborto realizado em condições precárias, na sua maioria, mulheres pobres, negras e jovens.
* 85% dessas mortes poderiam ser evitadas com assistência médica adequada.
O aborto deve ser tratado como uma questão de saúde pública, de interesse de todas e todos, pois só assim esse quadro será alterado.
Portanto, mulheres, é urgente ir para as ruas, intensificar a luta contra o machismo, combater todas as formas de discriminação e os mecanismos geradores de desigualdades sociais entre homens e mulheres. E nessa árdua batalha, os homens também precisam participar, afinal a causa pede o engajamento de todos e não apenas da mulher.
Salve o “Dia Internacional da Mulher”.
Ivo Lima – Prof. De Filosofia – São Paulo, 08/03/2013.
O rosto da dura realidade da mulher:
- Em São Paulo o desemprego das mulheres é superior a dos homens.
- Nos contratos temporários e terceirizados os salários das mulheres são 30% a 40% inferiores ao dos homens.
- A Lei Maria da Penha, de 2006, não está sendo suficiente, porque:
* Há uma media de10 assassinatos por dia no Brasil.
* 9 em cada 10 assassinatos são praticados pelos maridos ou namorados.
- Em relação ao aborto:
* Estima-se que um 1 milhão de mulheres fazem aborto ilegal todos os anos no país.
* 400 mil desses abortos resultam em internação.
* 300 a 700 mulheres acabam morrendo, em consequência do aborto realizado em condições precárias, na sua maioria, mulheres pobres, negras e jovens.
* 85% dessas mortes poderiam ser evitadas com assistência médica adequada.
O aborto deve ser tratado como uma questão de saúde pública, de interesse de todas e todos, pois só assim esse quadro será alterado.
Portanto, mulheres, é urgente ir para as ruas, intensificar a luta contra o machismo, combater todas as formas de discriminação e os mecanismos geradores de desigualdades sociais entre homens e mulheres. E nessa árdua batalha, os homens também precisam participar, afinal a causa pede o engajamento de todos e não apenas da mulher.
Salve o “Dia Internacional da Mulher”.
Ivo Lima – Prof. De Filosofia – São Paulo, 08/03/2013.
quarta-feira, 6 de março de 2013
Abono de ponto para encontro das regionais da APROFFESP em 21/03/2013
Despacho do Secretário, de 1º-3-2013
Documento: 1909/0001/2012
Interessado: APROFFESP
Assunto: Afastamento
Diante os elementos de instrução que constam dos autos, e atendidas as disposições do artigo 69 da Lei nº 10.261/68, autorizo o afastamento dos Professores de Filosofia, para, no
dia abaixo especificado, participarem das atividades promovidas pela Associação dos Professores da Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo:
- 21 de março de 2013 –
Pauta:
- Conjuntura Educacional e condições de trabalho;
- Perspectivas de uma nova proposta curricular de filosofia para o Estado de São Paulo;
- Relatos e fatos do cotidiano do professor de Filosofia;
- Temas Filosóficos específicos de interesse regional e geral, e
- Organização dos professores de filosofia e filósofos do Estado de São Paulo.
Documento: 1909/0001/2012
Interessado: APROFFESP
Assunto: Afastamento
Diante os elementos de instrução que constam dos autos, e atendidas as disposições do artigo 69 da Lei nº 10.261/68, autorizo o afastamento dos Professores de Filosofia, para, no
dia abaixo especificado, participarem das atividades promovidas pela Associação dos Professores da Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo:
- 21 de março de 2013 –
Pauta:
- Conjuntura Educacional e condições de trabalho;
- Perspectivas de uma nova proposta curricular de filosofia para o Estado de São Paulo;
- Relatos e fatos do cotidiano do professor de Filosofia;
- Temas Filosóficos específicos de interesse regional e geral, e
- Organização dos professores de filosofia e filósofos do Estado de São Paulo.
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