quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Lançamento da revista da APROFFESP

Deste momento em diante, a história da filosofia brasileira não será mais a mesma, pois, com o lançamento da revista “Arte de filosofar[1]” promovido pela APROFFESP (Associação d@s Professor@s de Filosofia e Filósof@s do Estado de São Paulo) você passará a ter novas opções de leitura onde a mesma visa não somente o discurso acadêmico acerca da filosofia, mas acima de tudo, um espaço para que todos os professores, filósofos, como também sociólogos, historiadores, pesquisadores etc. tenham um espaço democrático que visa acima de tudo compartilhar o conhecimento com todos os interessados. A revista “Arte de filosofar” é uma proposta de um novo modelo de revista baseada na dificuldade daqueles que não encontram um espaço para publicar seus artigos. Sabemos o quanto é difícil expor nosso ponto de vista acerca das diversas questões que se encontram com a necessidade de um questionamento; expor a nossa indignação quanto aos diversos problemas que afligem nossa sociedade de modo geral. Este espaço é destinado àqueles que desejam colaborar para o desenvolvimento de uma consciência crítica da sociedade, onde, se possa compreender melhor e lutar pela melhora na educação, na política e nos demais setores do nosso país. Percebendo a dificuldade do professor de filosofia em encontrar materiais didáticos para trabalhar nas salas de aula, a revista “Arte de filosofar” estará criando um espaço para o compartilhamento desses materiais. Você também encontra aqui um espaço onde conhecerá o discurso dos professor@s acerca das condições da educação em nosso país, onde àquele que está diretamente inserido nas salas de aula poderá expor suas experiências, não apenas ouvindo um discurso de “especialistas” que só conhecem a educação baseados nos livros. De forma geral, a revista “Arte de filosofar” abordará diversos assuntos como, política, educação, comportamento etc. A revista “Arte de filosofar” trás também um espaço destinado exclusivamente para as mulheres, sendo que, sabemos o quanto é difícil, como já citamos acima encontrar um espaço para expor nossos pensamentos, este espaço pretende demonstrar que a mulher está presente no mundo da filosofia. De um modo geral, esta revista é o que faltava para os professor@s de filosofia. 

[1] O nome da revista ainda não foi decidido, este nome serve meramente com referência 

A APROFFESP estará lançando em breve uma revista, para isso está convidando os professores a participar do desenvolvimento da mesma, os interessados em trabalhar na revista não precisarão efetivamente está presente em todas as reuniões, pois, o trabalhos poderá ser desenvolvido pela internet, os interessados deverão enviar um Email manifestando o interesse para jccarneiros@gmail.com. Quero deixar bem claro que o trabalho será voluntário, isto não quer dizer que o professor fará sua função quando quiser, pois temos prazos para a publicação da revista e por este motivo deve haver empenho no trabalho.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

A greve é o mais eficaz instrumento de luta da classe trabalhadora.

A história da educação ao longo dos últimos anos foi marcada por grandes greves, que além de conquistas parciais, chamou atenção para o sucateamento da educação em nosso país e desempenhou importante papel do ponto de vista eleitoral derrotando governantes que subestimaram a capacidade política das categorias em luta.

Esperamos que não seja mais uma bravata da atual presidenta da apeoesp e da direção da CNTE ao marcarem para o mês de abril mais uma importante greve de caráter reivindicatório e de natureza política, ao colocar como eixo mais verbas para a educação.

Na V Conferência Estadual de educação da apeoesp realizada nos dias 28/29/30 de novembro de 2012, aprovou um calendário de luta rumo a organização da greve no mês de abril de 2013.Foi aprovado que a categoria irá deflagrar mais uma greve pelo cumprimento da lei do piso, no que se refere ao cumprimento da jornada que foi manipulado pelo governador Geraldo Alckmin do PSDB e por outros governadores, inclusive do PT que tinha obrigação da dar o exemplo no cumprimento da lei federal emanada do seu próprio Partido. Além desse eixo, é preciso avançar nas condições de trabalho precarizados pela falta de efetivo investimento governamental, reposição das perdas salariais, por um novo estatuto do magistério capaz de assegurar direitos e plano de carreira, hoje fatiados por leis anacrônicas.

Concomitantemente a CNTE que agrega 44 entidades em todo País deliberou que na semana da educação, nos dias 23 e 25 de abril vai realizar importante greve nacional em defesa dos 10% do PIB para a educação, além da incorporação do que trata a medida provisória (592), sobre os royalties do Petróleo para que seja vinculado a educação brasileira.

Por ocasião de inúmeros movimentos e pressão popular a comissão de constituição e justiça da câmara aprovou em 16 de outubro de 2012 o referido percentual do piso. Espera-se agora que o senado aprove sem modificações para imediata sansão da presidenta Dilma.

A mais eficaz forma de viabilizar essa importante reivindicação do movimento educacional brasileiro é a deflagração de uma potente greve para avançar nas conquistas que os benefícios dessa lei trará para o nossos educadores/educandos e a sociedade brasileira em geral.

Nesse sentido, é fundamental que a apeoesp de forma unânime encaminhe as resoluções aprovadas na Conferência estadual de educação, organizando desde já a metodologia e a implementação pra valer da referida greve em 2013.

A defesa de uma greve cumpre dois princípios básicos da classe trabalhadora: é um momento de luta por conquistas e melhorias das condições salariais e de trabalho, além da politização, união e organização conforme expressa o enunciado do texto a seguir: “Um dos mais importantes textos políticos do século XIX inicia com a frase “um espectro ronda a Europa: o espectro do comunismo”. Trata-se do Manifesto Comunista, de Marx e Engels, e seu famoso chamado para a união de todos os trabalhadores do mundo. Outro texto, já não tão famoso, mas escrito por um dos grandes líderes revolucionários do século XX diz: “as greves ensinam os operários a se unirem”. Aqui, a frase é de Lênin, em sua análise “Sobre as greves”. (Publicado no Brasil de fato em 13/6/2012, Ricardo Prestes Pazello)

Nesse contexto, é fundamental a greve proposta pela CNTE, pois, o eixo da mesma deve ser sobre o efetivo investimento na educação, bem como, deve incluir também na pauta a exigência do cumprimento da lei federal n° 11.738/2008 que estabelece o piso e a jornada que não esta sendo implementada pelos governantes em nosso país.

Vamos à luta com união, organização e convicção de que a greve, historicamente, é um poderoso instrumento em defesa dos reais interesses da classe trabalhadora.

Lutar e vencer sempre é preciso!

Aldo Santos-ex-vereador em SBC, Coordenador da subsede da apeoesp-sbc, presidente da Associação dos Professores de Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo-aproffesp, militante do Psol.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Circular da reunião ordinária da diretoria da APROFFESP 19/01/2013

Pauta:
1-Balanço do 1° Encontro de Filosofia;
2-Atribuição de aula 2013;
3-Organização das Coordenações Regionais;
4-Finanças;
5-Calendário;
6-Reunião da APROFFIB;
7-Informes.

1.1 Foi unânime pelos presentes que o encontro atingiu seu objetivo, pelo envolvimento nos temas, pela participação nos debates e pela singularidade desse encontro no contexto educacional.

1.2 Constatamos uma crise de crescimento, uma vez que o número de diretores é insuficiente para atender a demanda existente, diante das condições estruturais em que nos encontramos.

2.1 Em relação a atribuição de aulas 2013, vamos viabilizar um boletim online a ser reproduzido nas regiões para estabelecer o diálogo com os professor@s de Filosofia, bem como vamos viabilizar cópias do abaixo assinado pela introdução da filosofia no ensino fundamental.

2.2 Esse abaixo assinado já consta de uma petição pública que está circulando e coletando assinatura que deverá ser entregue na assembleia legislativa para ser juntado ao nosso projeto que está tramitando.

3.1 No primeiro encontro falamos da necessidade de adequação do estatuto diante na nova realidade em que se encontra a APROFFESP. Nesse sentido serão encaminhadas as modificações, objeto de diálogos com os diretores.

3.2 Vamos fazer um levantamento dos participantes e suas respectivas regiões e agendarmos reuniões para debater com os professores(as) participantes desde as primeiras reuniões.Nessa reunião vamos debater sobre a organização dos professores e o processo de eleição nas regionais.

3.3 Foi aprovado que vamos encaminhar pelas coordenações regionais da APROFFESP  ofício aos secretários municipais de educação, solicitando reunião para apresentar nossa pauta de reivindicação, no que diz respeito ao ensino de filosofia no ensino fundamental e outros.A diretoria da APROFFESP vai solicitar reunião com o Cezar Calegari na Capital para tratar desse assunto.

4.1 No nosso encontro foi aprovado uma taxa de contribuição de R$10.00 reais por Mês para dar viabilidade efetiva a nossa organização. Solicitamos que as regiões que estão organizadas que façam o debate e envie o montante arrecadado para o Tesoureiro da APROFFESP.

4.2 O tesoureiro vai providenciar urgentemente o CNPJ, assim como o Secretário vai operar as condições efetiva cartorial para que possamos abrir a conta bancaria para facilitar a nossa organização. Vamos inclusive verificar a possibilidade de desconto bancário. Em relação às despesas do encontro, saímos com um saldo positivo.

5.1 Foi aprovado que vamos manter nosso calendário de reunião todo 3° sábado de cada mês às 10 horas na Praça da Árvore, ou em outro local. Nosso empenho é para que tenhamos nosso próprio espaço organizativo. Esperamos em breve pautar esse debate.

5.2 Foi ainda aprovado que vamos solicitar o abono de ponto para nossas reuniões, sendo, duas no primeiro e duas no segundo semestre de 2013. Nosso segundo encontro deverá ser realizado no segundo semestre de em 2014.

6.1 Vamos convocar a reunião da coordenação provisória da APROFFIB ainda para o mês de fevereiro de 2013. O Blog da APROFFIB já foi viabilizado.

7.1 Foi informado que iremos organizar uma atividade de comunicação, através de uma revista Online, prevista para o dia internacional das mulheres. Foi constituído um grupo para organiza-la. Esse grupo vai se reunir no dia 02/02/2013, às 10 horas na Praça da Árvore, Capital.

7.2 Já se encontram com a diretoria da APROFFESP os DVDs do encontro (10). Vamos dar uma olhada antes de divulgar para não ter problemas posteriores.

7.3 Estamos aguardando toda a gravação taquigrafada que deverá sair em breve. Temos material que dá para publicar várias revistas e até um livro.

7.4 Vamos solicitar uma agenda com o secretário de Educação para apresentar nossa demanda de 2013.

Sem mais,

Com saudações filosóficas,

Secretaria dos trabalhos.

Professor Chico Gretter estará no programa "A hora da coruja"


O Professor e Vice-presidente da APROFFESP Chico Gretter será entrevistado no programa "A hora da coruja" nesta terça-feira dia 22/02/2013 às 22:00 horas no canal JUST TV.







Informo que serei entrevistado amanhã, dia 22/01/13, 22 horas, ao vivo, no programa "A HORA DA CORUJA", pela entrevistadora e também filósofa Francielle Chies.

Canal da internet: www.justtv.com.br

Site do programa "A hora da Coruja": www.filosofia.pro.br 

Irei como representante da APROFFESP e será interessante que os membros da nossa Associação façam perguntas durante a entrevista, que é ao vivo! Estarei justamente falando sobre o ensino da Filosofia, a formação dos professores e nossas condições de trabalho nas escolas. PARTICIPEM!!!

Grande abraço!

"Os filósofos até o momento apenas interpretaram o mundo; cabe agora transformá-lo" (Karl Marx)

PROF. CHICO GRETTERVice-presidente da APROFFESP

domingo, 20 de janeiro de 2013

Processo de atribuição de aulas 2013


PROCESSO DE ATRIBUIÇÃO DE AULAS 2013 – DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO SÃO BERNARDO

C R O N O G R A M A    D E T A L H A D O
ETAPA I
ETAPA I
UNIDADE ESCOLAR (FASE I)
Diretoria de Ensino (E.E. João Ramalho) (FASE II)
Dia 23/JAN – QUARTA FEIRA: às 08 h
DOCENTES TITULARES DE CARGO:
1 -  CONSTITUIÇÃO DE JORNADA
•         atribuir aulas até o limite da jornada em que se encontrava em 2012, ou
•         na opção por redução de jornada, ou
•         a jornada em que chegou de remoção, ou
•         a jornada em que chegou de ingresso.
2 -  RETORNO do Removido ex-officio.
•         Caso restarem aulas livres da disciplina específica do cargo, verificar se a escola tem pedidos de retorno.
3 -  ENTREGA DE SALDO: até às 12h na E.E.João Ramalho
a)      Bate-volta (modelo atual- site da D.E.)
b)     Cópia do Modelo DRHU-2 dos docentes que irão participar na D.E.(dentro da pasta e não para o professor)
c)      Anexo I.
ATENÇÃO: no dia 23/jan os docentes inscritos pelo artigo 22 não participam das sessões de atribuição. As aulas da jornada do docente serão atribuidas compulsoriamente.
Obs.: Na parte superior do BATE-VOLTA do professor que constitui jornada com duas disciplinas (específica e não específica) deve constar, em vermelho, ARTIGO 22.
Dia 23/JAN – QUARTA FEIRA: às 14 h
DOCENTES TITULARES DE CARGO:

1 -  CONSTITUIÇÃO DE JORNADA
1.1      Aos docente não atendidos totalmente, na Fase I
1.2      Aos adidos em caráter obrigatório

2 – COMPOSIÇÃO DE JORNADA
2.1. Aos parcialmente atendidos na Constituição
2.2.Aos adidos em caráter obrigatório


3 -  RETIRADA DE SALDO a partir das 17h na E.E. João Ramalho
UNIDADE ESCOLAR (FASE I)
Diretoria de Ensino (E.E. João Ramalho) (FASE II)
Dia 24/JAN –QUINTA FEIRA: às 08 horas
DOCENTES TITULARES DE CARGO:
 1 -  AMPLIAÇÃO: Exclusivamente com aulas do ensino regular e da disciplina de concurso do cargo (vedada atribuição de aulas da EJA, ACD e Projetos da Pasta).
2 -  CARGA SUPLEMENTAR: Com disciplinas específicas e/ou não específicas e/ou correlatas de cursos de licenciatura nas quais o docente está inscrito.
ATENÇÃO: no dia 24/jan os docentes inscritos pelo artigo 22 não participam das sessões de atribuição.
3 -  ENTREGA DE SALDO  até às 12h na E.E. João Ramalho
a)      Bate-volta
b)     Cópia do Modelo DRHU-2 dos docentes que irão participar na D.E.(dentro da pasta e não para o professor)
c)      Anexo I.
Dia 24/JAN – QUINTA FEIRA: às 14 horas
DOCENTES TITULARES DE CARGO:
1 -  CARGA SUPLEMENTAR: Com disciplinas específicas e/ou não específicas e/ou correlatas de cursos de licenciatura nas quais o docente está inscrito.
ATENÇÃO: no dia 24/jan os docentes inscritos pelo artigo 22 não participam das sessões de atribuição.


3 -  Não há RETIRADA DE SALDO.
Dia 28/JAN – Segunda-feira: às 14 horas
1 – ESTÁVEIS (C.F. 1988 - Categoria "P") somente aprovados e habilitados

2 – OFA Categoria “F” somente aprovados e habilitados
àHavendo aulas é obrigatória a atribuição de, no mínimo, 9 aulas ao OFA Estável (Cat de admissão “P”) ou Categoria de admissão “F”.
àHavendo docente das Categorias de admissão “P” ou “F” que não tenha no mínimo 09 aulas atribuídas na unidade S.C.F. este deverá, obrigatoriamente, participar da sessão de atribuição em nível de Diretoria de Ensino.
àNa hipótese do docente já ter aulas atribuídas na unidade escolar S.C.F. ou em um dos Projetos da Pasta, a unidade escolar deverá encaminhar a cópia do Modelo DRHU 2 preenchido com o total das aulas já atribuídas.
IMPORTANTE  - Neste momento, é facultado ao professor não efetivo (Cat. F) declinar de classes e aulas de sua habilitação/qualificação que sejam em substituição para concorrer a classe/aulas livres em nível de D.E.)
3 -  ENTREGA DE SALDO  até às 17h na E.E. João Ramalho (dentro da pasta)
a)      Bate-volta
b)     Cópia do Modelo DRHU-2 dos docentes que irão participar na D.E.
c)      Anexo I
Dia 28/JAN – Segunda-feira: às 8 horas
1 - TITULAR DE CARGO - ARTIGO 22. à Atribuição com vistas à designação nos termos do artigo 22 da LC- 444/1985
Características da designação:
1 - Período fechado com duração mínima de 200 dias e, no máximo, até 30/12/2013;
2 - Próprio Campo de Atuação (Classe, Aula, Educação Especial);
3 - Carga horária  igual ou superior a da escola de origem;
4 - Classe ou aulas livres ou em substituição a um único docente;
5 - Deverá ser anulada a atribuição do docente contemplado que não comparecer à unidade de designação no primeiro dia de sua vigência (01/02/2013);
6 – O docente contemplado não poderá participar de atribuições durante o ano.
Não poderão integrar a carga horária da designação:
1 - classes ou aulas de projetos da Pasta e outras modalidades de ensino;
2 – turmas ou aulas de cursos semestrais (ex.: EJA) ou outros de menor duração;
3 - turmas de Atividades Curriculares Desportivas;
4 – aulas de Ensino Religioso,
5 – aulas de Língua Espanhola.
6 -  RETIRADA DE SALDO a partir das 11h na E.E. João Ramalho

Dia 29/JAN – TERÇA-FEIRA 
ESTÁVEIS (C.F. 1988 - Categoria "P") aprovados e habilitados e OFA Categoria “F” aprovados e habilitados
ÁREA à Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias  (Matemática, Física, Química, Biologia e Ciências) – do nº 001 a 150 - às 8h e do nº 151 até o último da lista – às 14h
ÁREA à Linguagens e Códigos e suas Tecnologias
a)      Português/Inglês/Espanhol do nº 001 a 110 às 8 h e do nº 111 até o último da lista – às 14 h
b)     Educação Física – 8h (todos da lista)
c)      Arte – 8h (todos da lista)
ÁREA – Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Sociologia, Filosofia e Ensino Religioso) – do nº 001 a 80 - às 8h e do nº 81 até o último da lista – às 14h
ÁREA – EDUCAÇÃO ESPECIAL (Sala SAPE/Intérprete de Libras)
a)      Os docentes em licença-saúde ou em afastamentos e designações deverão concorrer nesta sessão de atribuição, caso não tenham composto sua carga horária na sessão de atribuição em nível de Unidade Escolar.
b)     Na fase Diretoria de Ensino o docente não poderá declinar de aulas livres ou em substituição que estiverem disponíveis para atribuição.
à Os docentes que optaram por transferência de Diretoria de Ensino somente a terão concretizada pela efetiva atribuição de aulas na Diretoria indicada, na quantidade de, no mínimo, 09 aulas.

Dia 30/JAN – QUARTA FEIRA Candidatos à Contratação portadores de licenciatura plena aprovados -  às 8 h
ÁREA –  Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias 
ÁREA - Ciências Humanas e suas Tecnologias
ÁREA – Linguagens e Códigos e suas Tecnologias:
a)      Português/Inglês/Espanhol  
b)     Educação Física
c)      Arte
ÁREA – EDUCAÇÃO ESPECIAL (Sala SAPE e Intérprete de Libras)

RETIRADA DE SALDO a partir das 17h na EE João Ramalho
                             ETAPA II
 ETAPA II
Fase I – Unidade Escolar
Fase II – D.E. (EE João Ramalho)

Dia 31/JAN – QUINTA FEIRA -  às 8 horas – docentes que tiveram aulas atribuídas na ETAPA I (D.E. e U.E.)  
1 – Respeitada a situação funcional do interessado:
a)  Efetivos.
b)  Estáveis aprovados.
c)  OFA de Cat. "F" aprovados.
d)  Candidatos à docência já atendidos na Etapa I, com aulas atribuidas na U.E.


3 -  ENTREGA DE SALDO: até às 12h na E.E. João Ramalho (dentro da pasta e não para o professor)
a)      Bate-volta




Dia 31/JAN – QUINTA FEIRA - às 14h QUALIFICADOS ("NÃO HABILITADOS"), aprovados.
1 – Respeitada a situação funcional do interessado:
a)  Efetivos.
b)  Estáveis aprovados.
c)  OFA de Cat. "F" aprovados.
d)  Candidatos à contratação aprovados.
2 – Respeitada a seguinte ordem de prioridade:
1º) Aluno de último ano de licenciatura;
2º) Bacharel na área da disciplina a ser atribuída;
3º) Aluno de licenciatura com 50% do curso;
4º) Aluno de último ano de Bacharelado/Tecnologia;
5º) Aluno de qualquer semestre.

3 -  ENTREGA DE SALDO
Bate-volta deverá ser retirado no NÚCLEO DA ADMINISTRAÇÃO (Protocolo) a partir de 05/02/2013.

Período de Cadastramento: somente no GDAE.

Dias: 01 e 04/02/2013
Local: Diretoria de Ensino
Horário: Das 8h às 11h30min e das 14h às 16h30
Público Alvo: Candidatos cadastrados em outras Diretorias de Ensino
Classificação : 06/02/2013

ATENÇÃO:

1  - O docente removido deverá constituir com a jornada constante do ato de remoção (Ex.: professor em jornada básica: a constituição na unidade escolar será com a jornada básica). Caso o docente tenha opção por ampliação de jornada, esta se concretizará no dia 24/01 na Unidade Escolar (se houver aulas);
2-   O docente ingressante deverá constituir com a jornada constante do ato de nomeação;
3-    Para constituição devem ser atribuídas, obrigatoriamente, as aulas da disciplina específica do cargo. Apenas depois de esgotada a disciplina específica do cargo, o docente poderá ter atribuição de disciplina não específica, após a constituição da jornada dos demais docentes desta disciplina.
4 – Pode constituir com aulas de EJA e ACD (respeitado o limite conforme § 4º do artigo 10 da Res. SE 89/11).
5 – Para os removidos ex-officio são válidos os pedidos de RETORNO protocolados na U.E. no ato da referida remoção;
6 - Opção para Redução/Ampliação de Jornada: poderá se retratar da redução/ampliação, antes da Atribuição para Constituição de Jornada – 1º dia (requerimento e ata).
7 - Opção para Manutenção da mesma jornada: inexistindo aulas para constituição, o docente é atendido na jornada imediatamente inferior,  mantendo a totalidade da carga horária atribuida a título de carga suplementar, para não vir para D.E.;  
8 - Docente inscrito pelo artigo 22 tem atribuída, na unidade onde está classificado o seu cargo, compulsoriamente, a sua Jornada de opção na ordem de classificação.
9 - Havendo docente das Categorias de admissão “P” ou “F” que não tenha no mínimo 09 aulas atribuidas na unidade S.C.F. este deverá, obrigatoriamente, participar da sessão de atribuição em nível de Diretoria de Ensino.
10 - Na hipótese do docente já ter aulas atribuidas na unidade escolar S.C.F. ou em um dos Projetos da Pasta, a unidade escolar deverá encaminhar o Modelo DRHU 2 preenchido com o total das aulas já atribuídas.
11 - Os docentes em licença-saúde ou em afastamentos e designações deverão concorrer à atribuição inicial.
12 – A transferência de Diretoria de Ensino solicitada pelo docente (OFAs) somente  será concretizada pela efetiva atribuição de aulas na Diretoria indicada, na quantidade de, no mínimo, 10 aulas.
13 - Aos docentes da categoria de admissão "P" ou "F" fica facultada a possibilidade de declinar da atribuição de aulas em substituição para concorrer a aulas livres em nível de Diretoria de Ensino. Na fase Diretoria de Ensino o docente (OFA “F”.) não poderá declinar de aulas livres ou em substituição que estiverem disponíveis para atribuição.
14 - O Modelo DRHU-2 do docente que for participar da atribuição na DE deverá ser entregue juntamente com os saldos. Na hipótese do docente já ter aulas atribuídas na unidade escolar S.C.F. ou em um dos Projetos da Pasta, a unidade escolar deverá encaminhar o Modelo DRHU 2 preenchido com o total das aulas já atribuidas.
15 – A escola, obrigatoriamente, deve informar, em destaque, no bate-volta se aguarda professor ingressante da disciplina.

   
PROFESSOR EXCEDENTE: Encaminhar para a Diretoria de Ensino (EE João Ramalho) cópia do Modelo   DRHU 2, destacando em vermelho (PROFESSOR EXCEDENTE) e o  Anexo I ( Contagem de tempo de serviço)


São Bernardo do Campo, 17 de janeiro de 2013.




sábado, 19 de janeiro de 2013

Professor Ivo Lima apresenta seu livro: O recheio que faltava em sua vida

O recheio que faltava em sua vida é uma obra diversificada e concisa com temas de grande relevância no panorama da atualidade e que nos incentiva a refletir e encontrar soluções para: Enfrentar os desafios; Elevar a auto-estima; Aprimorar os relacionamentos; Comunicar-se com mais eficiência; Superar os momentos de crise; Construir uma sociedade melhor.
O professor Ivo Lima é formado em filosofia pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista, em Marília - São Paulo, é professor na Rede Pública Estadual de Ensino e, além de seu trabalho como educador, é um dos colaboradores do Jornal Correio Popular de Campinas, onde publica textos com temas relacionados à Educação, Mercado de Trabalho e Recursos Humanos.  

"Se este livro ajudar o leitor a ver a vida de uma nova maneira, com mais criatividade, ousadia e tornar-se uma pessoa mais interessante, em vista de uma vida feliz, ele terá cumprido seu propósito" 

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Dialética virtual


DIALÉTICA VIRTUAL

“Internet deve ser um meio de comunicação entre os povos que contribua à paz mundial e que o principal objetiva da alta tecnologia seja melhorar o nível de vida das pessoas”.

(Larry Ellison)

Ao pesquisar a história da Internet, vemos que a rede mundial de computadores, tal como a conhecemos hoje, surgiu no cenário da Guerra Fria. Foi criada com objetivos militares, como forma de as forças armadas norte-americanas manterem as comunicações e se prevenirem de ataques inimigos contra os meios de comunicação convencionais.

Embora a Internet, inicialmente, possuísse um propósito claramente militar, nas décadas de 1970 e 1980, foi um importante meio de comunicação acadêmico, possibilitando a estudantes e professores universitários, principalmente nos Estados Unidos, trocar informações, intercambiar ideias, conhecimentos, mensagens e descobertas através das linhas dessa invenção.

Mas, foi somente a partir do ano de 1990, que a Internet começou a alcançar a população em geral. Foi nesse ano que o engenheiro inglês Tim Bernes-Lee desenvolveu a Word Wide Web – o conhecido “WWW”. Com as facilidades desse sistema, a rede deixou de ser uma ferramenta restrita apenas a cientistas e militares. Através do “mecanismo” de endereços e links (do inglês: ligação), praticamente qualquer pessoa tem a possibilidade de utilizar a Internet e saltar de uma página à outra.

A web permite que um usuário, com um mínimo de recursos econômicos, monte diversos perfis no Orkut, blogs, no Facebook, no MySpace, no Twitter e, com isso, se comunique com milhões de pessoas em todo o mundo.

Na rede, o indivíduo comum não é apenas um mero receptor – como no rádio e na TV – mas é um emissor e agente efetivo no processo comunicativo. Os blogs (diário pessoal ou informativo eletrônico interativo) proporcionam o debate entre autor e leitor, favorecendo uma maior paridade comunicativa entre emissor e receptor, permitindo, inclusive, que o indivíduo comum possa ser atuante na participação da Rede. Mas é preciso observar que essa expressão se dá, muitas vezes, de uma maneira padronizada, ou seja, o “eu”, na grande maioria das vezes, já é um“eu” adequado a uma linguagem comportamental homogeneizada. Com isso, não estamos desmerecendo o valor dos sites de relacionamentos, mas chamando a atenção para não tomarmos a Internet como uma ferramenta totalmente libertadora e promotora da emancipação do indivíduo. Isso quer dizer que a rede apresenta duas situações: de um lado, é um mecanismo de controle das massas; e, de outro, parece se colocar na oposição da ordem estabelecida.

Assim, podemos levantar as seguintes questões: como lidar, então, com a Internet, de forma que ela possa ser uma ferramenta de conquistas importantes no avanço das novas tecnologias, das relações humanas, da qualidade de vida, preservação do meio ambiente, criação de políticas públicas, para a construção da cidadania? E, ainda, diante de seu caráter padronizador, os riscos que ela oferece, quando usada para invadir a privacidade dos cidadãos, dos órgãos públicos, causando transtornos, prejuízos incalculáveis, como devemos proceder?

O Critical Art Ensemble (formado por artistas e pensadores de esquerda) sugere uma interseção entre Arte, Teoria Crítica, tecnologia e política radical, pois para ele, “a nova geografia é uma geografia política e cultural que deve se firmar nesse espaço eletrônico”. (Distúrbio eletrônico, p. 11). E, para que esse enfrentamento obtenha êxito, propõe o uso subversivo das novas tecnologias, ao afirmar: “A autoridade que se localiza no campo eletrônico deve ser combatida através da resistência eletrônica [...] A resistência ao poder nômade deve se dar no ciberespaço e não no espaço físico”. E conclui: “O mundo eletrônico [...] não está de forma alguma estabelecido, e está na hora de tirar vantagem desta fluidez através da criação. Antes que nos reste apenas a crítica como arma”. (Distúrbio eletrônico, p. 33).

Portanto, se nos dias atuais, é impossível pensar em viver sem a Internet, porque ela tomou parte dos lares de pessoas do mundo todo, fazendo-se presente também nas escolas, faculdades, empresas e diversos locais, possibilitando acesso às informações, é extremamente importante o seu uso com responsabilidade social e compromisso com a nova ordem mundial para a construção da paz, da justiça e do bem viver.

Internautas, unamo-nos! Usemos a Internet de forma propositiva, ou continuemos na retoma do isolamento, espalhando só idiotices, que nada acrescentam para que a humanidade seja melhor do que é.



Ivo Lima
Professor de Filosofia e Escritor
Autor dos livros: O recheio que faltava em sua vida
A direção da vida
Membro da Associação de professores de Filosofia do Estado de São Paulo - APROFFESP.

V ENCONTRO ESTADUAL DE PROFESSORES/AS DE FILOSOFIA E FILOSOFOS/AS DA APROFFESP!

Venha participar conosco deste importante evento em defesa da educação pública e do saber! 16/08, às 09h, na Câmara Municipal de São Paulo -...