terça-feira, 16 de junho de 2020

Circular: Reunião ampliada da APROFFESP 13/06/20


Circular com resumo das deliberações da reunião ampliada da APROFFESP realizada no dia 13/06/20 às 9 horas pelo aplicativo Zoom.

Pauta: Conjuntura educacional e política e Organizativo da APROFFESP.

Conjuntura  educacional  - Debateu-se os impactos da EAD imposta pelo governo do Estado de São Paulo, o excessivo trabalho e assédio contra professores/as, a baixa participação de alunos/as, conteúdos descontextualizados das aulas do CMSP e o mais grave, a exclusão daqueles que encontram-se em situação de vulnerabilidade social agravada pela pandemia e irresponsabilidade do “desgoverno federal” que além de não apresentar nenhum plano eficaz de combate à pandemia age de forma criminosa e não garante sequer a renda básica para milhares de pessoas (alunos e familiares) que estão entregues à própria sorte. No âmbito Federal, repudiamos a postura do ministro Abraham Weintraub, bem como a tentativa de Ingerência nas Universidades através da Medida Provisória 979/2020, do presidente Jair Bolsonaro, que felizmente foi devolvida pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, por se inconstitucional. Lançaremos uma nota de repúdio em conjunto com a APROFFIB para denunciar mais esta ameaça autoritária.

Conjuntura política Com a Edição da MP 979/2020, o Presidente Jair Bolsonaro dá mais uma clara demonstração de seus métodos antidemocráticos, confirmando assim uma disposição insana de “reciclar o lixo da história” repetindo gestos ações de governos fascistas, como o de Mussolini na Itália e dos generais do regime militar no Brasil pós golpe de 64, além de tantos outros que já foram execrados pela história, não sem muita luta e sacrifício de vidas humanas.  Houve consenso quanto a urgência de combater o avanço neofascista que ameaça a democracia, no entanto, ressaltamos a importância da defesa da vida, visto que a pandemia do Covid-19 atinge números alarmantes. Exaltamos a bravura da militância antifascista que retorna às ruas, salientando, no entanto, que todas as medidas de segurança sanitária e as orientações da OMS devem ser observadas; também defendemos a manutenção do isolamento social como a forma mais eficaz de preservar a vida e evitar um amento ainda mais devastador do vírus e consequente colapso do SUS. Soltaremos também uma Nota a esse respeito.

Organizativo da Aproffesp – Diante do histórico de lutas e conquistas da APROFFESP em seus dez anos de história na defesa do ensino da Filosofia, reforçou-se os desafios que temos pela frente a exigir que “nos reinventemos” para utilizar as ferramentas tecnológicas disponíveis nesse momento, para revitalizar a Entidade e seguir nossos princípios.

Tarefas:
- Retomar as atividades das instâncias;
- Fortalecer e ampliar o setor de comunicação e formação: produção de notas, artigos, realização de “Lives”, etc.

Temas urgentes:
- EAD e Currículo (proposta de realizar reunião formativa com o Prof. João Palma)
- Filosofia Remota?
- Rumos da necropolítica nos governos fascistas;
- Protocolo da morte (Escolha de Sofia);
- A filosofia e levante antirracista;
- Retomada do comitê contra a perseguição e criminalização dos lutadores e lutadoras sociais;
- Combate ao aumento da violência contra a mulher e do feminicídio.

Secretaria dos Trabalhos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

  A verdade dos senhores da guerra e seus impérios O povo cubano, sob o comando dos revolucionários de Serra Maestra, se insurgiu contra o d...