2018 fui um ano de muitas lutas, perdemos algumas batalhas, porém, a guerra continuam em curso. Estaremos Vigilantes!
Boas Férias!!! Boas Festas!!! Bora lá... recarregar as baterias, Oxigenar o Espírito Militante para fazer de 2019 UM ANO NOVO BOM! 😘❤🦉
Abraço Filosófico Esperançado
Lúcia Peixoto - Presidenta da APROFFESP
Por: Chico Gretter*
O presente é uma ponte pêncil que se estende e balança entre o passado da história construída e o futuro incerto e aberto que se descortina no horizonte das inúmeras possibilidades possíveis e até mesmo "impossíveis".
O segredo está em que a Utopia desejada, almejada, que brilha cintilando como uma estrela longínqua, deve estar já presente de alguma forma no seu aqui e agora dos passos trêmulos na ponte esticada sobre o abismo. Aquilo que se quer e se deseja não pode estar somente no futuro, o que seria uma falsa utopia, uma ilusão, alienação ou quimera; a cada passo e em cada momento do seu presente a luz da estrela de sua/nossa utopia verdadeira deve já estar iluminando e aquecendo o caminho presente que se faz a passos lentos ou apressados, a passos seguros ou incertos, com a fé assediada por infindáveis dúvidas e incertezas, mas que não podem nos paralizar. O segredo está em continuar sempre em frente, pois o caminho se faz caminhando, sobre o abismo, sob o céu estrelado ou em noites escuras, com o olhar fixo no horizonte e sentindo a brisa leve e fresca do presente da vida que se curte e se esvai a cada momento do vazio do nada e da presença envolvente da eternidade que a todos nos fascina, encanta, ilude e consome no tempo.
Mas o segredo está principalmente em não caminhar sozinho, pois é preciso aprender que o caminhar juntos nos dá a necessária força, motivação e orientação para não nos perdermos e não desistirmos da caminhada diante do abismo e das incertezas que teimam em nos paralisar pela descrença, pelo tédio, pelo medo da vida e da morte.
Juntos certamente somos mais fortes e a existência se torna mais suportável e prazerosa. Como escreveu Albet Camus: "Sejamos solidários em nossa miséria...", mas também em nossa grandeza de sermos "humanos demasiadamente humanos" (Nietzsche).
Obrigado a todos os amigos/as que neste ano que termina foram meus companheiros e camaradas da caminhada e da eterna travessia. Aos que feliz ou infelizmente ficaram pelo caminho, minha especial gratidão e saudade.
Desejo a todos os caminhantes, próximos e distantes, um Feliz Ano Novo rumo ao que virá de bom, fruto de nossa luta e também das surpresas do mistério da vida e da morte, da morte e da Vida entre o abismo do nada, do tempo, da eternidade e do mistério ‼
Cuiabá, 20/12/2018 -
Chico Gretter, apenas mais caminheiro há 62 anos. Merci, thank you, gracias, arigatô, obrigado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário