Associação dos/as
Professores/as de Filosofia e Filósofos/as do Brasil
Associação dos/as
Professores/as de Filosofia e Filósofos/as do Estado de São Paulo
Repudiamos
e reiteramos nosso posicionamento contrário ao Projeto de Lei que tenta
instituir a chamada “Escola sem Partido”, projeto este que pode ser votado por
uma Comissão Especial da Câmara dos Deputados a qualquer momento, em pleno
período de férias escolares e durante os jogos da copa do mundo de futebol na
Rússia.
O
projeto é mais um ataque dos golpistas e desse governo ilegítimo contra a Lei
de Diretrizes e Bases da Educação (LDB/1996) que visa proibir as escolas de
ofertar disciplinas que difundem o que chamam de “Ideologia de gênero”, ou
“orientação sexual” e “doutrinação ideológica política”! Este é um falso
pretexto para coibir aos professores de manifestar algum posicionamento político,
ideológico ou partidário; de fato, os idealizadores deste “projeto da mordaça” estão
querendo é negar o direito de cátedra dos professores/as e a expressão do
pensamento crítico que contribui para a formação humana de nossos jovens.
Os
defensores desse movimento denominado “escola sem partido” (!?), alicerçados em
ideias neoliberais e neoconservadoras de sociedade e de educação, com base em
uma concepção equivocada de educação, o “neotecnicismo”, procuram cercear a
possibilidade de emancipação e de diálogo democrático, plural e livre na
sociedade e nas escolas de nosso país. Tal projeto, mais do que um ataque à uma
concepção emancipadora e libertado de educação, é um ataque à Democracia e à
Liberdade!
Por
esta razão, denunciamos veementemente quaisquer manobras que façam avançar esse
Projeto de Lei que viola os direitos básicos do livre pensar e da expressão do
pensamento, base essencial para a construção de uma sociedade democrática e
participativa.
Continuamos na luta contra esse projeto absurdo que atenta contra a liberdade de cátedra e a Democracia!!!
ResponderExcluirmuito bom o blog, parabéns
ResponderExcluirObrigado pelo elogia! Ajude-nos a divulgá-lo! Abraço!
Excluir