quinta-feira, 2 de maio de 2019

REUNIÃO DE 01 DE MAIO: Circular conjunta da reunião Aproffesp e Aproffib


Circular n° 1 de 01/05/2019

Em reunião realizada no dia 1º de Maio de 2019, na sede da Intersindical-central da classe trabalhadora, professores e professoras de filosofia discutiram a conjuntura, os ataques à Educação, e em especial a Filosofia e a Sociologia.

Temas como o posicionamento de extrema direita representado pelo governo de Bolsonaro, a nova geopolítica de dominação conforme publicação do livro Guerras Híbridas-das revoluções coloridas aos golpes, além de outras avaliações complementares, debatemos e aprovamos os seguintes encaminhamentos:

1-diante dos ataques á Educação e em especial à filosofia, às ciências sociais e as Universidades Brasileiras, defendemos que o Ministro da Educação, Abraham Weintraub, sem sombra de dúvida é o inimigo da Educação Brasileira. Sairá uma carta com este eixo e posicionamento;

2- realização de atividades organizativas nos Estados com a criação coordenações locais ou regionais da aproffib, bem como, ampliar as coordenações regionais da aproffesp e outras entidades afins;

3-realização de debates nas Universidades contra as políticas educacionais deste governo, bem como, a realização de audiências públicas nas assembleias legislativas e câmaras municipais, com o tema: Em defesa da Educação e das ciências humanas;

4-potencializar o uso das redes sociais para alcançar o maior número de educadores e a população brasileira;

5-catalogar entidades e professores/as de filosofia para viabilizar potente banco de dados e facilitação na comunicação em tempo real;

6-pensar e implementar eventos de caráter cultural com ampla divulgação e fortalecimento das nossas causas e defesa popular do livre pensar e manifestar;

7-realizar encontro nacional, indicativamente, nos dias 25/26/27 de Outubro de 2019 para avançar a organização dos educadores brasileiros, particularmente no campo da filosofia e ciências humanas.

Com saudações Filosóficas,

Secretaria dos trabalhos




terça-feira, 30 de abril de 2019

APROFFESP PARABENIZA O Programa "Fala Chico: Fatos, não fakes!" No Ar às terças 21h00 na WTV BRASIL

Parabenizamos wtvbrasil pela parceria como o Diretor de Políticas Pedagógicas da APROFFESP Professor Mestre Chico Gretter. O Programa "Fala Chico: Fatos, não fakes!" que vai ao ar todas as terças-feiras às 21 horas na WTV Brasil! tem apresentando um debate crítico e sério sobre Educação, Filosofia, Política, Cultura entre outros que afetam o nosso país.


Sintonize e participem dos debates.

1º Programa: FALA CHICO | 02/04/2019 | Fatos, Não Fakes, Estréia

2º Programa: FALA CHICO | 09/04/2019 | Fatos, Não Fakes

3º Programa: 
FALA CHICO | 23/04/2019 | A questão das Ideologias - Parte 1
https://youtu.be/zQtUIrE-rBg?list=PLnBfINCpHI1Zj0W3M5YBh5hSklhKMnxJU

Vai ao ar hoje às 21 horas na WTV BRASIL - parte II do programa "Fala Chico: fatos, não fakes!" - "A questão das ideologias e o papel da Filosofia"! 




segunda-feira, 29 de abril de 2019

APROFFESP E APROFFIB CONVIDAM: Reunião Extraordinária dia 1º de Maio


Diante dos brutais ataques contra as Ciências Humanas e de modo aviltante contra a Filosofia e a Sociologia convocamos estudantes, professoras e professores de filosofia, filósofos e filósofas para uma reunião em caráter de urgência no dia 01 de Maio às 11h00 na Rua Riachuelo, 122 - Centro de São Paulo (Sede da Intersindical).

Nosso Ponto de encontro será na Praça da Sé no Ato do Dia do/a Trabalhador/a. Reforçamos a importância da participação massiva nas manifestações de 1º de Maio que sertão marcadas pela resistência em preparação da Grave Geral contra a reforma da Previdência em Defesa da Aposentadoria. (Após a reunião seguiremos para o Ato Unificado no Anhangabaú. )




domingo, 28 de abril de 2019

Nota de repúdio a declarações do Ministro da Educação e do Presidente da República sobre as Faculdades de Filosofia e Sociologia



         Associação dos Professores/as de Filosofia e Filósofos/as do Brasil - APROFFIB e Associação de Professores/as de Filosofia e Filósofos/as do Estado de São Paulo - APROFFESP tomam partido: não ao exílio da Filosofia! 

          Manifestamos nosso veemente repúdio contra as declarações do presidente Jair Bolsonaro, seu ministro da educação Abraham Weintraub e demais prosélitos governamentais. 

          Todavia, "ninguém joga pedra em árvore que não dá frutos”; isso significa que a Filosofia e a Sociologia estão mais fortalecidas e influentes na sociedade do que eles possam imaginar. 

       Os ataques são constantes aos educadores brasileiros, contra a obra e a pessoa do grande educador Paulo Freire; e como se não bastasse Bolsonaro declara nas redes sociais: “O Ministro da Educação Abraham Weintraub estuda descentralizar investimento em Faculdades de Filosofia e Sociologia. Alunos já matriculados não serão afetados. O objetivo é focar em áreas que gerem retorno imediato ao contribuinte, como: veterinária, engenharia e medicina”. 

         A extrema direita diante da incapacidade de apresentar propostas exequíveis para tirar o país do fosso em que se encontra, procura atacar as disciplinas que ameaçam todo e qualquer tipo de narrativas questionadoras deste estado criminoso de abandono que a população pobre se encontra. 

       Os filósofos e filósofas que sempre foram vítimas de tribunais assassinos como ocorreu com Sócrates de Atenas, foram vítimas de falácias, da falsa crença ou das manobras religiosas como ocorreu com Hipátia de Alexandria, mas, com o corte epistemológico de Marx, atribuindo aos filósofos e filósofas o papel de transformar o mundo em que vivemos, a burguesia sente-se ameaçada diante da ausência de projeto e narrativa que aponte o verdadeiro caminho da vida e da felicidade humana, e de forma hipócrita aponta o espectro do comunismo rondando por toda parte. 

        Nos períodos de exceção eles tentam exilar a Filosofia, calar e criminalizar os movimentos e lutadores sociais, mas não conseguirão para sempre deter a chegada da primavera. 
  
          Toda vez que perseguem a Filosofia, a síntese deste processo é o fortalecimento e o avivamento desta disciplina que apesar destes algozes, ela não trilhará o caminho do exílio, do silêncio e da distopia. Todavia, não podemos ficar nem aceitar passivamente as afirmativas destes governantes incompetentes. 

         A Nossa voz deve ecoar por todo canto do planeta contra estes governantes, sempre de forma unida, organizada, pois precisamos derrotar este mundo velho, carcomido e obsoleto para que o novo possa prevalecer. 

         Vamos construir um Encontro Nacional de estudantes, professores/as de Filosofia e Filósofos/as do Brasil para discutir formas e conteúdos de uma nova antítese ao pensamento reacionário, excludente e preconceituoso. 

        “A crise consiste precisamente no fato de que o velho está morrendo e o novo ainda não pode nascer. Nesse interregno, uma grande variedade de sintomas mórbidos aparece.” (Antônio Gramsci) 



DIRETORIAS E COORDENAÇÕES REGIONAIS DA APROFFIB E DA APROFFESP 

São Paulo, 27 de Abril de 2019.


                                                        


         






segunda-feira, 8 de abril de 2019

COMUNICADO URGENTE AOS PROFESSORES/AS DE FILOSOFIA: CONFIRMAÇÃO DAS PLENÁRIAS DO DIA 11/04

COMUNICADO URGENTE AOS PROFESSORES/AS  DE FILOSOFIA

Vimos através deste informar todos/as os/as professores/as de Filosofia do Estado de São Paulo que as Plenárias Regionais marcadas para o dia 11 de abril, próxima quinta-feira, estão confirmadas e ocorrerão normalmente. Portanto, desconsiderem o nosso comunicado anterior com data de 05/04/19 através do qual havíamos desmarcado as mesmas devido ao fato de que a APEOESP tinha convocado uma reunião de RE para a mesma data, agora transferida para o próximo dia 16/04/19.
Solicitamos, pois, que os/as Coordenadores/as mantenham o processo de organização das Plenárias Regionais para esta quinta-feira, 11/04/19, confirmando o local onde serão realizadas para que recebam o material para realização das mesmas. Enviem e-mail para: organizativoaproffesp@gmail.com

Lembramos que a Plenária Estadual será realizada normalmente no mesmo dia 11/04/19, com início às 14:00 horas, na Câmara Municipal da cidade de São Paulo, Auditório Luiz Tenório de Lima.
Sem mais, desejando ótimas Plenárias em todas as regiões, subscrevemo-nos

Atenciosamente
DIRETORIA DA APROFFESP
São Paulo, 08 de abril de 2019.



sexta-feira, 29 de março de 2019

PLENÁRIAS REGIONAIS DA APROFFESP: ORIENTAÇÃO PARA LEITURA


ORIENTAÇÃO PARA LEITURA DOS TEXTOS ENVIADOS PARA AS PLENÁRIAS DA APROFFESP DO DIA 11 DE ABRIL – 2019 (Prof. Chico Gretter)

Texto 1: SEVERINO, A. J. Discurso pedagógico, discurso ideológico e discurso filosófico. IN: SEVERINO, Antônio Joaquim. Educação, ideologia e contra-ideologia. São Paulo: E.P.U., 1986, p. XI – XVII (Introdução).


Texto 2: GRETER, F. P. A especificidade da Filosofia e do filosofar: a natureza do conceito filosófico. Pág. 61 – 75. IN: GRETER, Francisco P. A especificidade do ensino de filosofia no 2° grau. Dissertação de Mestrado em Educação, FEUSP.1997, 115 p.



            Os dois textos acima citados abordam questões gerais da educação, como a formação de professores/as, a presença do discurso ideológico entranhado nos discursos das ciências e da própria filosofia, já que o próprio A. J. Severino afirma, como Paulo Freire também afirmava, entre outros, que a educação não é um processo neutro. Mas isto também não significa que o processo educativo seja dominado pelas ideologias a ponto de descaracterizar a formação humana dos atores envolvido. Quando isso acontece, estamos à mercê de uma sociedade autoritária ou totalitária, como aconteceu no fascismo, no nazismo e no stalinismo, ou em menor grau nas ditaduras latino-americanas dos anos 70/80.

            No texto 1 o professor Severino faz uma exposição didática do que trata em seu livro que também citamos acima cuja leitura recomendamos. Na introdução do mesmo, ele estabelece uma breve definição dos conceitos que envolvem a educação, a pedagogia e a ideologia, cujos discursos são tematizados pelo discurso filosófico por excelência, sem desmerecer a contribuição das ciências, notadamente da Psicologia, da Sociologia, da Antropologia, etc.   Todavia, quando refletimos sobre as ideologias, o pano de fundo só pode ser a Reflexão filosófica para evitarmos quaisquer reducionismos das ciências, como o psicologismo, o sociologismo, o economicismo, etc.

            Porém, já no seu texto o professor Severino faz uma pergunta que é eminentemente filosófica: “Até que ponto a reflexão desenvolvida pela filosofia da educação não é ela mesma tributária da ideologia?” (. XVII). Bem, esta deve ser a eterna vigilância da Filosofia cuja reflexão deve ser “radical, rigorosa e de conjunto”, como detalhou Demerval Saviani em sua obra clássica “Do senso comum à consciência filosófica”, 1980, cuja leitura também recomendamos.

            Com base nesta obra de SAVIANI e na de GASTON-GRANGER (1989), “Por um conhecimento filosófico”, o texto 2 de GRETER, F. P. procura delimitar, sem ousar definir, o que entendemos por “conceito filosófico”, em suma, o que entendemos por “reflexão filosófica”, sendo esta uma questão que perpassa toda a história da Filosofia e não ousamos aqui esgotá-lo, o que é impossível. Este também foi o tema de minha Dissertação de Mestrado (FEUSP, 1997) na qual me baseio para sugerir esta orientação de leitura. É claro que, não precisaria repetir, minha Dissertação também não esgotou o assunto e procurou fazer apenas uma relação entre o filosofar e o ensino de filosofia no então “2° Grau”, hoje ensino médio.

            Por isso mesmo é que o texto 2 já parte de uma “definição negativa”, ou seja, o que não é Filosofia de acordo com o nosso entendimento. Sabemos que sempre houve muita confusão nesse campo e nos dias atuais parece que essa confusão só aumenta com o advento das redes sociais e do surgimento de uma verdadeira legião de pseudo-filósofos que, sem nenhuma formação específica na área e sem nenhum pudor, ser autoproclamam “filósofos” disso e filósofos daquilo; e esses tais possuem até legião de seguidores fanáticos, como seguem falsos profetas, falsos médicos, falsos líderes religiosos, etc. Mas por que posso afirmar que são “falsos”? Bem, aqui entramos em outra seara de confusões e polêmicas. Por enquanto, fiquemos nas orientações de leitura.

            De qualquer forma, não podemos levar o relativismo às últimas consequências, pois cairíamos naquela contradição básica que não passa de um sofisma: “Só a Teoria da Relatividade é absoluta! E por falar em sofisma, é bom lembrar que os grandes filósofos de Atenas, reconhecidos pela tradição filosófica, já se colocavam contra os sofistas que infestavam o berço da Filosofia Ocidental e cobravam para ensinar retórica aos políticos da época, entre outras coisas. Como vemos, a briga é antiga. E sofismar se tornou a prática da anti-filosofia! Por isso Aristóteles inventou a Lógica e Platão o primeiro método baseado em seu mestre Sócrates, denominado “método socrático” de busca da verdade ou do conhecimento verdadeiro, a ironia e a maiêutica. E a História da Filosofia tem sido também a história da criação de métodos por filósofos de variadas correntes filosóficas.

            Eis aqui um dos critérios para sabermos o que é e o que não é filosofar: o pragmatismo metodológico e o sincretismo epistemológico não se sustentam em Filosofia. Todavia, é o que fazem muitos pseudofilósofos por aí com ares de grandes sábios. Não é esta a prática de “livres pensadores” como o senhor Olavo de Carvalho que se tornou o “mentor intelectual” do próprio presidente da República, o não menos franco atirador de frases impensadas, senhor Jair Bolsonaro? E quanta besteiras somos obrigados a ouvir quase todos os dias, o que joga qualquer raciocínio minimamente rigoroso na lata de lixo dos pseudo-saberes!!!

            É com esse intuito que procuro no texto n° 2 equacionar ou delimitar o que mais se aproxima do conhecimento filosófico, do conceito de CONCEITO em Filosofia, para que evitemos cair na vala comum das papagueadas dos twíteres e whatsapps, mas inaceitáveis no discurso filosófico. Espero que estas orientações, baseadas nos eminentes filósofos Saviani e Gaston-Granger nos ajudem a filosofar com um pouco mais de profundidade para que possamos combater e expulsar as sombras de nossas cavernas com a luz da Razão! Boa leitura a todos e todas!


Prof. Francisco P. Greter

Mestre em Filosofia e História da Educação

Diretor de Políticas Pedagógicas da APROFFESP


Estamos aguardando a publicação do Abano de Ponto para Professorxs de Filosofia da Rede Estadual. As coordenações devem confirmar os dados, Local e horario pelo Email: organizativoaproffesp@gmail.com

quarta-feira, 27 de março de 2019

11/04/19 - PLENÁRIAS REGIONAIS E ESTADUAL DA APROFFESP

Em um Cenário bastante adverso ao pensamento critico filosófico, com o avanço de forças reacionárias enraizadas em ideologias totalitárias que buscam falsear conceitos verdadeiramente filosóficos e científicos, a APROFFESP convida todas as Professoras e Professores, Filósofas e Filósofos do Estado de São Paulo (e demais disciplinas afetadas) para no dia 11 de abril realizarem um amplo e profundo debate sobre os rumos da educação com a Reforma do Ensino Médio/Nova BNCC/Currículo de Transição. 

TEMÁTICA: “Ciência, Ideologia e filosofia: O que não é filosofia?”

LOCAL: No âmbito das Diretorias Regionais de Educação e Macros regiões

SUGESTÃO DE PAUTA: 
- Conjuntura educacional e Currículo de transição
- Fortalecimento da APROFFESP no Estado de São Paulo

A APROFFESP já esta articulada em 36 regiões onde serão realizadas as Plenárias Regionais, como nas Plenárias anteriores as coordenações devem entrar em contato pelo email: organizativoaproffesp@gmail.com para confirmação dos locais e horários das atividades. 

O requerimento de Abono de Ponto está aguardando deferimento e publicação no DO. pela Secretária da Educação. O que deve ocorrer nos próximos dias.

TEXTOS ORIENTADORES:

IDEOLOGIA, EDUCAÇÃO E CONTRA-IDEOLOGIA

TEXTO BASE PARA ORIENTAR O DEBATE - PLENÁRIAS 11/04/19

A Plenária Estadual Acontecerá no 11 de Abril às 14 horas na Câmara Municipal da cidade de São Paulo - Auditório Luiz Tenório de Lima




  A verdade dos senhores da guerra e seus impérios O povo cubano, sob o comando dos revolucionários de Serra Maestra, se insurgiu contra o d...