ORIENTAÇÃO
PARA LEITURA DOS TEXTOS ENVIADOS PARA AS PLENÁRIAS DA APROFFESP DO DIA 11 DE
ABRIL – 2019 (Prof. Chico Gretter)
Texto 1: SEVERINO, A.
J. Discurso
pedagógico, discurso ideológico e discurso filosófico. IN: SEVERINO,
Antônio Joaquim. Educação, ideologia e
contra-ideologia. São Paulo: E.P.U., 1986, p. XI – XVII (Introdução).
Texto 2: GRETER, F. P. A
especificidade da Filosofia e do filosofar: a natureza do conceito filosófico. Pág. 61 – 75. IN: GRETER, Francisco P. A
especificidade do ensino de filosofia no 2° grau. Dissertação de
Mestrado em Educação, FEUSP.1997, 115 p.
Os
dois textos acima citados abordam questões gerais da educação, como a formação
de professores/as, a presença do discurso ideológico entranhado nos discursos
das ciências e da própria filosofia, já que o próprio A. J. Severino afirma,
como Paulo Freire também afirmava, entre outros, que a educação não é um
processo neutro. Mas isto também não significa que o processo educativo seja
dominado pelas ideologias a ponto de descaracterizar a formação humana dos
atores envolvido. Quando isso acontece, estamos à mercê de uma sociedade
autoritária ou totalitária, como aconteceu no fascismo, no nazismo e no
stalinismo, ou em menor grau nas ditaduras latino-americanas dos anos 70/80.
No
texto 1 o professor Severino faz uma exposição didática do que trata em seu
livro que também citamos acima cuja leitura recomendamos. Na introdução do
mesmo, ele estabelece uma breve definição dos conceitos que envolvem a
educação, a pedagogia e a ideologia, cujos discursos são tematizados pelo
discurso filosófico por excelência, sem desmerecer a contribuição das ciências,
notadamente da Psicologia, da Sociologia, da Antropologia, etc. Todavia,
quando refletimos sobre as ideologias, o pano de fundo só pode ser a Reflexão
filosófica para evitarmos quaisquer reducionismos das ciências, como o
psicologismo, o sociologismo, o economicismo, etc.
Porém,
já no seu texto o professor Severino faz uma pergunta que é eminentemente
filosófica: “Até que ponto a reflexão desenvolvida pela filosofia da educação
não é ela mesma tributária da ideologia?” (. XVII). Bem, esta deve ser a eterna
vigilância da Filosofia cuja reflexão deve ser “radical, rigorosa e de
conjunto”, como detalhou Demerval Saviani em sua obra clássica “Do senso comum à consciência filosófica”,
1980, cuja leitura também recomendamos.
Com
base nesta obra de SAVIANI e na de GASTON-GRANGER (1989), “Por um conhecimento filosófico”, o texto 2 de GRETER, F. P. procura
delimitar, sem ousar definir, o que entendemos por “conceito filosófico”, em
suma, o que entendemos por “reflexão filosófica”, sendo esta uma questão que
perpassa toda a história da Filosofia e não ousamos aqui esgotá-lo, o que é
impossível. Este também foi o tema de minha Dissertação de Mestrado (FEUSP,
1997) na qual me baseio para sugerir esta orientação de leitura. É claro que,
não precisaria repetir, minha Dissertação também não esgotou o assunto e
procurou fazer apenas uma relação entre o filosofar e o ensino de filosofia no
então “2° Grau”, hoje ensino médio.
Por
isso mesmo é que o texto 2 já parte de uma “definição negativa”, ou seja, o que não é Filosofia de acordo com o
nosso entendimento. Sabemos que sempre houve muita confusão nesse campo e nos
dias atuais parece que essa confusão só aumenta com o advento das redes sociais
e do surgimento de uma verdadeira legião de pseudo-filósofos que, sem nenhuma
formação específica na área e sem nenhum pudor, ser autoproclamam “filósofos”
disso e filósofos daquilo; e esses tais possuem até legião de seguidores
fanáticos, como seguem falsos profetas, falsos médicos, falsos líderes
religiosos, etc. Mas por que posso afirmar que são “falsos”? Bem, aqui entramos
em outra seara de confusões e polêmicas. Por enquanto, fiquemos nas orientações
de leitura.
De
qualquer forma, não podemos levar o relativismo às últimas consequências, pois
cairíamos naquela contradição básica que não passa de um sofisma: “Só a Teoria
da Relatividade é absoluta! E por falar em sofisma, é bom lembrar que os
grandes filósofos de Atenas, reconhecidos pela tradição filosófica, já se
colocavam contra os sofistas que infestavam o berço da Filosofia Ocidental e
cobravam para ensinar retórica aos políticos da época, entre outras coisas.
Como vemos, a briga é antiga. E sofismar se tornou a prática da anti-filosofia!
Por isso Aristóteles inventou a Lógica e Platão o primeiro método baseado em
seu mestre Sócrates, denominado “método socrático” de busca da verdade ou do
conhecimento verdadeiro, a ironia e a
maiêutica. E a História da Filosofia tem sido também a história da criação
de métodos por filósofos de variadas correntes filosóficas.
Eis
aqui um dos critérios para sabermos o que é e o que não é filosofar: o
pragmatismo metodológico e o sincretismo epistemológico não se sustentam em
Filosofia. Todavia, é o que fazem muitos pseudofilósofos por aí com ares de
grandes sábios. Não é esta a prática de “livres pensadores” como o senhor Olavo
de Carvalho que se tornou o “mentor intelectual” do próprio presidente da
República, o não menos franco atirador de frases impensadas, senhor Jair
Bolsonaro? E quanta besteiras somos obrigados a ouvir quase todos os dias, o que
joga qualquer raciocínio minimamente rigoroso na lata de lixo dos
pseudo-saberes!!!
É com
esse intuito que procuro no texto n° 2 equacionar ou delimitar o que mais se
aproxima do conhecimento filosófico, do conceito de CONCEITO em Filosofia, para
que evitemos cair na vala comum das papagueadas dos twíteres e whatsapps, mas
inaceitáveis no discurso filosófico. Espero que estas orientações, baseadas nos
eminentes filósofos Saviani e Gaston-Granger nos ajudem a filosofar com um
pouco mais de profundidade para que possamos combater e expulsar as sombras de
nossas cavernas com a luz da Razão! Boa leitura a todos e todas!
Prof. Francisco P. Greter
Mestre em Filosofia e História da Educação
Diretor de Políticas Pedagógicas da APROFFESP
Estamos aguardando a publicação do Abano de Ponto para Professorxs de Filosofia da Rede Estadual. As coordenações devem confirmar os dados, Local e horario pelo Email: organizativoaproffesp@gmail.com
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