sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Sociologia e Filosofia terão carga horária ampliada em SP

Ensino Médio

Sociologia e Filosofia terão carga horária ampliada em SP

Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimirE-mail
A Resolução nº 81/2011, publicada pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP) em 21 de dezembro do ano passado, estabelece nova matriz curricular que amplia, em 2012, a quantidade de aulas de Sociologia e Filosofia na rede paulista. A norma revoga o currículo definido pela Resolução da SEE-SP, nº98/2008.


No caso da Filosofia, entre 2009 e 2011, eram oferecidas duas aulas por semana no 1º ano do ensino médio e uma para os 2º e 3º anos, tanto no período matutino quanto no noturno. 

A partir de 2012, no matutino serão duas aulas por semana para cada ano do ensino médio, ou seja, se ampliará uma aula para os dois últimos anos dessa etapa de ensino. O noturno também se altera ficando uma aula a apenas para o primeiro ano, mas ampliando uma aula para os dois últimos. 

A Sociologia, entre 2009 e 2011, era oferecida apenas uma vez por semana nos três anos do ensino médio, tanto no matutino quanto no noturno. A partir de 2012, os alunos terão uma aula a mais para os três anos no período matutino e para o 1º e o 3º ano do noturno. O 2º ano noturno permanecerá com uma aula. Saiba mais e veja quadro completo aqui.  

Estado se opôs às disciplinas em 2007

No ano de 2006, quando o Conselho Nacional de Educação (CNE) apresentou a Resolução nº 04/06 que obrigava os estados a se organizarem para que, até meados de 2007, as disciplinas de Sociologia e Filosofia fossem inseridas nos currículos e oferecidas às escolas públicas, São Paulo foi o único estado a questionar a decisão.   

Na ocasião, o Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo (CEE-SP) estabeleceu a Resolução nº92/07, opondo-se à obrigatoriedade do ensino da Sociologia, o que gerou uma série de discussões, manifestos contrários e Ação Civil Pública, envolvendo entidades e sindicatos contrários às ações do governo do estado.

Em junho de 2008, com a Lei nº 11.684/08 (veja aqui), as disciplinas foram novamente incorporadas ao currículo, estabelecendo a obrigatoriedade do ensino das duas disciplinas. A partir de 2009, o ensino de ambas passou a ser obrigatório nos três anos do ensino médio, havendo apenas variação na quantidade de aulas por semana.

No caso da Filosofia, Marcelo Henrique Picollo Naves, professor da disciplina na Escola Estadual Silva Jardim, Zona Norte de São Paulo, explica que “na gestão de Gabriel Chalita (PMDB), então secretário da educação de São Paulo, a Filosofia voltou para a grade como matéria a partir de 2004. Até 2006 a Filosofia era obrigatória e, no 3º ano do ensino médio as duas disciplinas eram optativas”, diz. 

Em 2009, passaram a ser obrigatórias pela Lei, mas com diferenciações na carga horária. “Tem estado que oferece três aulas por semana de cada disciplina, outros que tem uma”, esclarece Naves.  

Para o sociólogo Lejeune Matogrosso Xavier de Carvalho, que acompanhou todo o processo de disputa pela incorporação das disciplinas, “estava pegando mal para este governo do PSDB que praticamente só ele não cumprisse a Lei que obriga claramente o ensino nas três séries”, opina. 

“Na prática, só em 2010 mesmo é que passamos a contar com a aplicação formal da Lei (11.684/08). Mas SP, como núcleo maior da resistência à essa obrigatoriedade – ainda tentou várias manobras com apoio do CEE-SP – fez de tudo para burlar a Lei”, diz Carvalho.


Valorização das disciplinas

Carvalho afirma que isso tudo é resultado “de uma luta que durou 11 anos – de 1997 até 2008. Ainda depois disso, foram mais quatro anos de intensas lutas do Sindicato dos Sociólogos do Estado de São Paulo (Sinsesp) em conjunto e aliança política e sindical com a Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo)”, diz. 

Sobre o tema, Naves reforça que houve uma pressão muito grande do Sinsesp, da Apeoesp e da Associação dos Professores de Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo (Aproffesp). “Esse aumento atual não é fruto de uma concessão do estado de São Paulo, mas da luta dos Sindicatos, professores e associações, uma luta trabalhista e de valorização às disciplinas”, pontua. 

“No entanto, também pesou a própria importância da nossa ciência, a Sociologia, e da Filosofia. A contribuição que nossas disciplinas sempre deram no processo de formação de nossos estudantes, para prepará-los para o exercício da cidadania. A Sociologia para ampliar a capacidade de nossa juventude em diagnosticar e entender melhor a realidade de mundo em que ela própria vive e a Filosofia a refletir sobre questões mais subjetivas dessa própria sociedade em que vivemos”, enfatizou Carvalho.


Veja como ficou a grade horária de Sociologia e Filosofia em SP *
Séries/nº de aulas por semana
2009 - 2011
A partir de 2012
O que muda
Filosofia (matutino)
2
1
1
2
2
2
Amplia uma aula/semana nos dois últimos anos
Filosofia (noturno)
2
1
1
1
2
2
Diminui uma aula/semana no 1º ano, mas amplia nos dois últimos
Sociologia(matutino)
1
1
1
2
2
2
Amplia uma aula/semana nos três anos
Sociologia(noturno)
1
1
1
2
1
2
Amplia uma aula/semana no 1º e no 2º ano
*com informações das resoluções publicadas em Diário Oficial pela SEE-SP.



Leia também

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Companheiro Aldo,

Falo em nome dos professores da Diretoria de Ensino de Catanduva. Estamos felizes com as ações e compromisso da associação para com os professores. Conte sempre conosco para a luta que nunca se acaba.

Saudações!

Prof. João Rocha

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

ABRAM OS OLHOS PROFESSORES CONTRÁRIOS Á DISCIPLINA DE FILOSOFIA...

Sabemos que o filósofo Sócrates era temido pelo Sistema em que vivia por ensinar a juventude a pensar. Sabemos que os poderosos que detém o poder nas mãos discriminam professores de filosofia e filósofos porque estes, através da disciplina de filosofia, ensinam os alunos a pensar....questionar....contestar...não aceitando simplesmente o que lhes é imposto ou "vendido" como verdade..enfim, os professores de filosofia e filósofos são responsáveis por resgatar os jovens, os alunos...da alienação. Imaginem estudantes pobres...da periferia...filosofando...questionando sua realidade? Perigoso para quem explora...não é? Sim...professores de filosofia e filósofos são "perigosos" para o Sistema pois a medida que pensam e ensinam a pensar, os parasitas que vivem da exploração dos mais fragilizados se sentem ameaçados. O ex jogador Sócrates, médico e doutor em Filosofia era um tipico exemplo de cidadão não alienado que procurava resgatar os profissionais de sua área de trabalho (futebol) da alienação que domina esses proffisionais. Mas, resolvi escrever essa mensagem como uma reação ao que vem acontecendo com a classe do professorado em Araçatuba sp. Sabemos que tem professores que não aceitam a filosofia e sociologia na grade curricular. Esses professores além de terem reunido um grupo e entregue um oficio para ao secretario da educação estadual solicitando que a filosofia e a sociologia fossem retiradas da grade, o que foi recusado pelo secretário, estão divulgando, de forma perversa, para seus alunos do ensino médio que a disciplina de filosofia não leva a nada. É uma perda de tempo. Vejam só. professores desqualificando outros professores simplesmente porque estes lecionam filosofia. O irônico é que, esses mesmos professores que desqualificam a disciplina de filosofia e os profissionais que a ministram agem como aves de rapina para pegar aulas de filosofia no lugar de quem tem licenciatura plena. Esses profissionais da educação que estão desqualificando a filosofia para os alunos estão dando um péssimo exemplo. Demonstram um individualismo egoísta e alienante contra companheiros de sua classe profissional. Não sabem que TODOS SOMOS FILOSOFOS (Gramsci) que TUDO começa pela Filosofia? Que a filosofia veio para resgatar o homem da alienação, inclusive professores? Será que eles não sabem que um aluno não alienado ao invés de prejudicar sua aula contribuirá para enriqueçe-la e melhorar a qualidade da educação? Quantos desses professores que criticam a diciplina de filosofia saem ás ruas para, além de solicitar melhores salários, o que é justo, também reivindicar ensino de melhor qualidade? Aliás os profesores mais perseguidos pela ditadura militar foram os de filosofia e sociologia. Lembram? Os professores que estão desqualificando a filosofia para os alunos do ensino médio prejudicam eles mesmos a medida que discriminam professores de filosofia e sociologia que, todos sabem, sempre estiveram na frente da linha de batalha por melhores condições de trabalho. Abram os olhos professores contrários á disciplina de filosofia. Essa discriminação enfraqueçe nossa categoria profissional. Saiam das cavernas e venham para a luz da Filosofia. Tenho orgulho de ser professor de Filosofia.

"Feliz Natal e Próspero Ano Novo Para Todos".

(Edson Genaro Maciel - Araçauba sp.

Diretor de base da Aproffesp.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Olá, ALDO E COMPANHEIROS:

Certamente o jogador de futebol, Sócrates, não foi filósofo, mas teve em sua vida profissional atitudes filosóficas admiráveis que resultaram, junto com alguns companheiros, na chamada "democracia corinthiana". Lembremos que naquela época estávamos enfrentando ainda uma ditadura militar e alguns jogadores tiveram a coragem de contestar o autoritarismo e a corrupção reinantes no futebol e no país. Se algo mudou, infelizmente ainda falta muito.

Também lamentamos o que os "astros do futebol" viraram hoje: garotos propaganda de grandes marcas e histerias "femininas", um bundalelê geral, sem ética e sem estética.

Mostremos aos meninos que é possível ser jogador de futebol e cidadão ao mesmo tempo; e que não precisamos vender a alma pro diabo ou a mãe para ter sucesso na vida.

PARABÉNS AO SÓCRATES PELAS SUAS ATITUDES FILOSÓFICAS!!!

Seu único defeito foi ter jogado no Corinthians, ah! ah! (brincadeirinha)

Grande abraço do amigo e companheiro de luta. Boas festas e que o ano de 2012 seja de mais lutas e conquistas!!!

Viva a APROFFESP!

Do "filósofo da Lapa",

CHICO GRETTER

Reunião extraordinária da diretoria da Aproffesp

Olá Companheiros (as) da Diretoria da Aproffesp.Considerando que amanha haverá reunião da DEC, às 10 horas, o Jesus me ligou e combinamos de nos encontrarmos às 11 horas em frente a APEOESP Central. A reunião extraordinária ocorrerá em função das mudanças de última hora com a grade curricular, parte burocrática e outras.
Quem puder chega lá.
Atenciosamente,
Aldo Santos

  A verdade dos senhores da guerra e seus impérios O povo cubano, sob o comando dos revolucionários de Serra Maestra, se insurgiu contra o d...