ABRAM OS OLHOS PROFESSORES CONTRÁRIOS Á DISCIPLINA DE FILOSOFIA...

Sabemos que o filósofo Sócrates era temido pelo Sistema em que vivia por ensinar a juventude a pensar. Sabemos que os poderosos que detém o poder nas mãos discriminam professores de filosofia e filósofos porque estes, através da disciplina de filosofia, ensinam os alunos a pensar....questionar....contestar...não aceitando simplesmente o que lhes é imposto ou "vendido" como verdade..enfim, os professores de filosofia e filósofos são responsáveis por resgatar os jovens, os alunos...da alienação. Imaginem estudantes pobres...da periferia...filosofando...questionando sua realidade? Perigoso para quem explora...não é? Sim...professores de filosofia e filósofos são "perigosos" para o Sistema pois a medida que pensam e ensinam a pensar, os parasitas que vivem da exploração dos mais fragilizados se sentem ameaçados. O ex jogador Sócrates, médico e doutor em Filosofia era um tipico exemplo de cidadão não alienado que procurava resgatar os profissionais de sua área de trabalho (futebol) da alienação que domina esses proffisionais. Mas, resolvi escrever essa mensagem como uma reação ao que vem acontecendo com a classe do professorado em Araçatuba sp. Sabemos que tem professores que não aceitam a filosofia e sociologia na grade curricular. Esses professores além de terem reunido um grupo e entregue um oficio para ao secretario da educação estadual solicitando que a filosofia e a sociologia fossem retiradas da grade, o que foi recusado pelo secretário, estão divulgando, de forma perversa, para seus alunos do ensino médio que a disciplina de filosofia não leva a nada. É uma perda de tempo. Vejam só. professores desqualificando outros professores simplesmente porque estes lecionam filosofia. O irônico é que, esses mesmos professores que desqualificam a disciplina de filosofia e os profissionais que a ministram agem como aves de rapina para pegar aulas de filosofia no lugar de quem tem licenciatura plena. Esses profissionais da educação que estão desqualificando a filosofia para os alunos estão dando um péssimo exemplo. Demonstram um individualismo egoísta e alienante contra companheiros de sua classe profissional. Não sabem que TODOS SOMOS FILOSOFOS (Gramsci) que TUDO começa pela Filosofia? Que a filosofia veio para resgatar o homem da alienação, inclusive professores? Será que eles não sabem que um aluno não alienado ao invés de prejudicar sua aula contribuirá para enriqueçe-la e melhorar a qualidade da educação? Quantos desses professores que criticam a diciplina de filosofia saem ás ruas para, além de solicitar melhores salários, o que é justo, também reivindicar ensino de melhor qualidade? Aliás os profesores mais perseguidos pela ditadura militar foram os de filosofia e sociologia. Lembram? Os professores que estão desqualificando a filosofia para os alunos do ensino médio prejudicam eles mesmos a medida que discriminam professores de filosofia e sociologia que, todos sabem, sempre estiveram na frente da linha de batalha por melhores condições de trabalho. Abram os olhos professores contrários á disciplina de filosofia. Essa discriminação enfraqueçe nossa categoria profissional. Saiam das cavernas e venham para a luz da Filosofia. Tenho orgulho de ser professor de Filosofia.

"Feliz Natal e Próspero Ano Novo Para Todos".

(Edson Genaro Maciel - Araçauba sp.

Diretor de base da Aproffesp.

Um comentário:

  1. Prezado Prof. E Filósofo,
    Parabéns pelas colocações. O ensino até hoje tem se voltado à produção. Desenvolver ciência, tecnologia, formar técnicos(quase sempre com recursos públicos alocados nas universidades), para servir ao sistema capitalista que se farta, por essa forma da extorsão da mais-valia relativa. Os consumidores que pagam seus impostos e mantêm essas instituições não têm o menor acesso ao seu benefício.
    Por isso, sinto-me feliz em poder ler essas ricas afirmações feitas pelo professor. Principalmente, porque partem de dentro da educação, numa prova de que o tema tão relevante está sendo questionado. O que já é alguma coisa.
    Eu também, nas minhas limitações, sou um educador. Um educador cordelista. Tenho 90 títulos na área de educação politica. Três de filosofia: O Mito da Caverna que se encontra neste site, Maquiavel e Sócrates.
    O Mito da Caverna deixa claro que o saber é o único instrumento de libertação da humanidade. Por conta disso muitos se empenharam em desenvolver um trabalho: Sócrates, Paulo Freire, José Marti que dizia só o homem culto pode se tornar livre, Castro Alves e Monteiro Lobato referindo-se ao livro, e tantos que se dedicaram à educação política dos trabalhadores, a exemplo de Plekanov, Trotsky, Marx, Engels.

    Além dos citados cordéis eu fiz A Comuna de Paris, O Manifesto Comunista, Ligas Camponesas, Caldeirão, Canudos, Pau de Colher, O Sindicato do Garrancho, Revolução dos Bichos e tanto outros.
    Todos seguindo a mesma lição.

    A maior parte dos meus cordéis se encontra em sala de aula. Inclusive, de filosofia. Até palestras eu tenho dado a convite de alguns professores.

    Por que homens se recusam
    Em ter sua liberdade?...
    Por que tanta reação
    E ranços de crueldade?...
    A reação sem constância
    É fruto da ignorância
    Em parte da humanidade.

    A escola da caverna
    Com suas sombras, então,
    Preparou os seus escravos
    Pra servirem à escravidão.
    Daí porque, sem vontade,
    Idéias de liberdade
    Não têm sua aceitação.

    De forma, como nas trevas
    Não há visibilidade,
    Também, na ignorância
    Saber não há, na verdade...
    E é difícil sem o saber
    Um povo reconhecer
    O valor da liberdade.

    Convivemos em cavernas
    Piores que a de Platão,
    Sofisticadas, modernas,
    Que alienam o cidadão
    Sem que ele sinta o destroço
    Da corrente no pescoço
    Nem do peso do grilhão.


    Passado já o Natal eu desejo um Feliz Ano Novo com a verdadeira educação.

    Medeiros Braga

    ResponderExcluir

Guia de Abordagem Didático

Textos Didáticos