terça-feira, 29 de outubro de 2019

PROFESSOR CHICO GRETTER: VENCENDO O PESSIMISMO


       Eu estava meio deprimido, chateado, achando que não vale mais a pena lutar, não queria sair da cama, sair de casa, sair do meu mundo! Comecei a ser sufocado pelos bolsonaristas que chamam de comunista, corrupto, só porque sou da "esquerda". Mas quando quero debater com eles, não consigo, pois eles só repetem a mesma ladainha: "Comunista! Petista! Esquerdista! Corrupto!" Meu Deus, eu estava afundando nessa lama de ódio e no piche da desinformação e da má fé. Até o Papa virou comunista. E se Jesus aparecesse hoje por aí, certamente sofreria o mesmo assédio e os mesmos xingamentos; talvez pior: seria amarrado num poste e linchado pelos justiceiros aos gritos histéricos de uma população dominada pelo medo e pelos insufladores do ódio, da violência e da vingança! Talvez não o escutassem, passariam ao largo, pois estariam seguindo líderes religiosos prometendo prosperidade, falsos profetas, líderes politiqueiros com seus discursos enganadores, carregando crianças nos ombros com armas nas mãos, prometendo segurança e "mais empregos e menos direitos".

        Eu estava mal mesmo, nem conseguia virar na cama, não via motivo para sair dela, para fazer o quê? Desânimo total diante do retrocesso pelo qual estamos passando no Brasil e no mundo, vendo os ultraliberais, os reacionários e os fascistas tomarem o poder em vários países, a começar pelo Donald Trump nos EUA, Putin na Rússia, etc. Mas de repente um raio de luz penetrou por uma fresta de minha janela veneziana quando recebia uma mensagem de um amigo no "WhatsApp", uma foto recebida lá do Chile onde o povo saiu às ruas e enfrenta o sistema ultraliberal do Piñera, seus generais, a tropa de choque e os especuladores de sempre.

        O liberalismo já é uma forma institucionalizada de exploração capitalista, defendida pelo sistema que se impôs no mundo a partir do século XVIII, ocasionou duas guerras mundiais e milhões, milhões de mortos nas guerras e de fome! As experiências socialistas, embora tenham avançado na conquista de direitos pelos trabalhadores, pecaram pela restrição à liberdade das pessoas e também por serem muitas vezes dominadas por oportunistas e ditadores personalistas, como foi Stálin na URSS. Todavia, o neoliberalismo é ainda pior, pois seus defensores querem levar a exploração aos limites do absurdo, só retirando direitos, adorando o "deus mercado" e seus especuladores, como se ele sozinho consegue sustentar o desenvolvimento e a distribuição de riquezas. Essa é a grande mentira ultraliberal que a grande mídia propala todos os dias, todas as horas. Não há voz discordante, ou melhor, a mídia neoliberal não repercute que pensa e aponta outros caminhos! E ainda falam em "liberdade de expressão". Mentirosos!

        Mas como eu estava dizendo, um raio de luz entrou pela fresta quarto adentro e iluminou meu cérebro, meu coração, me trouxe novo ânimo, nova vontade de lutar, de agir, de sair para a rua e nas redes sociais para enfrentar os profetas do apocalipse, do ódio, do desânimo, do "sempre foi assim e sempre será", do "não adianta lutar", "a história se repete", "todo político é igual", "todo mundo rouba" etc., etc. A foto que recebi pelo WhatsApp e me trouxe à vida de novo, e que viralizou, foi a de um cadeirante em meio aos protestos no Chile, empurrando sua cadeira, sem movimento nas pernas, sem pernas mesmo, com o punho erguido e certamente gritando: "Não aceitaremos a escravidão, as mentiras dos ultraliberais, a exploração dos especuladores, dos banqueiros e seus políticos e generais de plantão"! "Unidos em la lucha no nos moverán!" Nunca tomei e espero nunca ter de tomar remédio para depressão enquanto estiver "tomando" essas pílulas de ânimo como o exemplo de Irmã Dulce dos Pobres e desse rapaz cadeirante que nos impulsionam a sair do nosso individualismo, comodismo e egoísmo! "Hasta la victória siempre"! 



São Paulo, 28 de outubro de 2019.

Prof. Chico Gretter, filósofo, 63 anos na luta! DIRETOR DA APROFFESP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  A verdade dos senhores da guerra e seus impérios O povo cubano, sob o comando dos revolucionários de Serra Maestra, se insurgiu contra o d...