terça-feira, 15 de outubro de 2019

CARTA ABERTA EM DEFESA DAS CIÊNCIAS HUMANAS: DE 15 A 18/10 SEMANA EM DEFESA DAS CIÊNCIAS HUMANAS.


CARTA ABERTA EM DEFESA DAS CIÊNCIAS HUMANAS

Caros Professores,
Como é do conhecimento de todos, as Ciências Humanas têm sofrido um intenso ataque por parte do governo. Buscam desprestigiá-las a partir de uma visão estereotipada de sua função na formação dos estudantes. Alega-se que são disciplinas que não trazem retorno para a sociedade.
Esse ataque às Ciências Humanas, especialmente à Sociologia e à Filosofia, que entraram no currículo obrigatório em 2008, expressam um profundo desconhecimento sobre a contribuição dessas disciplinas para a formação integral dos estudantes. Disso resultam ações por parte do governo que visam reduzir ou retirá-las do currículo da educação básica, como já ocorre no Novotec.
Essas medidas causam forte impacto sobre a carreira dos professores, pela dificuldade de composição da jornada de trabalho, e pela necessidade de se deslocar entre várias escolas, dificultando o estabelecimento de vínculos com a comunidade escolar.
A reforma educacional em curso no Estado de São Paulo tem valorizado a formação tecnicista que busca conectar o estudante artificialmente ao mercado de trabalho, em detrimento da formação humanística que contribua para a sua formação integral como ser humano integrado ao mundo social.
A defesa das Ciências Humanas perante a comunidade escolar torna-se uma ação crucial para desencadear um processo de reflexão que neutralize os discursos pautados no senso comum, que tendem a considerar as Ciências Humanas sem nenhuma função no currículo.
Cabe a nós, professores, a defesa de nossa área de conhecimento e o esclarecimento sobre a contribuição das Ciências Humanas para a formação integral dos estudantes. Por isso, a ABECS-SP e a APROFFESP lançam nessa semana uma ação conjunta em defesa das Ciências Humanas no currículo.
É preciso que os estudantes e a comunidade escolar sejam esclarecidos sobre o papel primordial das Ciências Humanas para o entendimento da diversidade social e cultural brasileira, das causas e consequências das desigualdades socioeconômicas, assim como da importância das Ciências Humanas para formação de sujeitos com valores democráticos, que contribuam para a construção de um país justo e solidário.        
A ABECS-SP e a APROFFESP convidam professoras e professores de Sociologia e Filosofia e das demais disciplinas para atuarmos coletivamente em defesa de um currículo que possibilite a formação integral dos estudantes. A proposta é organizar, a partir dessa semana, atividades de conscientização sobre a importância das Ciências Humanas, como debates, exibição de filmes, atividades artísticas e outras. Vamos partilhar nossas atividades nas redes sociais. 
Reiteramos a defesa da escola pública e laica, onde os estudantes não sejam vistos como mera mão de obra para o mercado, mas como seres humanos dignos de uma formação integral.
Contra a imposição e o autoritarismo das reformas neoliberais e neotecnicistas de João Dória, contra os projetos do “Inova Educação”, o PEI e o NOVOTEC, pela autonomia das escolas, em defesa da Filosofia e da Sociologia em um currículo formativo.

Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais – ABECS
Unidade Regional de São Paulo


Associação de Professore/as de Filosofia e Filósofos/as do Estado de São Paulo - APROFFESP









Nenhum comentário:

Postar um comentário

  A verdade dos senhores da guerra e seus impérios O povo cubano, sob o comando dos revolucionários de Serra Maestra, se insurgiu contra o d...