CARTA ABERTA EM DEFESA DAS CIÊNCIAS
HUMANAS
Caros Professores,
Como é do conhecimento de todos, as
Ciências Humanas têm sofrido um intenso ataque por parte do governo. Buscam
desprestigiá-las a partir de uma visão estereotipada de sua função na formação
dos estudantes. Alega-se que são disciplinas que não trazem retorno para a
sociedade.
Esse ataque às Ciências Humanas,
especialmente à Sociologia e à Filosofia, que entraram no currículo obrigatório
em 2008, expressam um profundo desconhecimento sobre a contribuição dessas
disciplinas para a formação integral dos estudantes. Disso resultam ações por
parte do governo que visam reduzir ou retirá-las do currículo da educação
básica, como já ocorre no Novotec.
Essas medidas causam forte impacto
sobre a carreira dos professores, pela dificuldade de composição da jornada de
trabalho, e pela necessidade de se deslocar entre várias escolas, dificultando
o estabelecimento de vínculos com a comunidade escolar.
A reforma educacional em curso no
Estado de São Paulo tem valorizado a formação tecnicista que busca conectar o
estudante artificialmente ao mercado de trabalho, em detrimento da formação
humanística que contribua para a sua formação integral como ser humano
integrado ao mundo social.
A defesa das Ciências Humanas
perante a comunidade escolar torna-se uma ação crucial para desencadear um
processo de reflexão que neutralize os discursos pautados no senso comum, que
tendem a considerar as Ciências Humanas sem nenhuma função no currículo.
Cabe a nós, professores, a defesa de
nossa área de conhecimento e o esclarecimento sobre a contribuição das Ciências
Humanas para a formação integral dos estudantes. Por isso, a ABECS-SP e a
APROFFESP lançam nessa semana uma ação conjunta em defesa das Ciências Humanas
no currículo.
É preciso que os estudantes e a
comunidade escolar sejam esclarecidos sobre o papel primordial das Ciências
Humanas para o entendimento da diversidade social e cultural brasileira, das
causas e consequências das desigualdades socioeconômicas, assim como da
importância das Ciências Humanas para formação de sujeitos com valores
democráticos, que contribuam para a construção de um país justo e solidário.
A ABECS-SP e a APROFFESP convidam
professoras e professores de Sociologia e Filosofia e das demais disciplinas
para atuarmos coletivamente em defesa de um currículo que possibilite a
formação integral dos estudantes. A proposta é organizar, a partir dessa
semana, atividades de conscientização sobre a importância das Ciências Humanas,
como debates, exibição de filmes, atividades artísticas e outras. Vamos
partilhar nossas atividades nas redes sociais.
Reiteramos a defesa da escola
pública e laica, onde os estudantes não sejam vistos como mera mão de obra para
o mercado, mas como seres humanos dignos de uma formação integral.
Contra a imposição e o autoritarismo
das reformas neoliberais e neotecnicistas de João Dória, contra os projetos do
“Inova Educação”, o PEI e o NOVOTEC, pela autonomia das escolas, em defesa da
Filosofia e da Sociologia em um currículo formativo.
Associação
Brasileira de Ensino de Ciências Sociais – ABECS
Unidade
Regional de São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário