quinta-feira, 14 de março de 2019

Nota de pesar e solidariedade às famílias das funcionárias e alunos da E.E Raul Brasil em Suzano, Estado de São Paulo



ASSOCIAÇÃO DE PROFESSORES/AS  DE FILOSOFIA E FILÓSOFOS/AS  DO ESTADO DE SÃO PAULO
http://aproffesp.blogspot.com – Facebook.com/aproffesp Estadual





Nota de pesar e solidariedade às famílias das funcionárias e alunos da E.E Raul Brasil em Suzano, Estado de São Paulo

A APROFFSP manifesta profundo pesar diante do trágico acontecimento ocorrido na E.E. Raul Brasil no dia 13 de março de 2019; nos solidarizamos com toda a comunidade escolar, educadores, alunos, pais, dirigentes, e prestamos condolências às famílias que tiveram ceifados seus entes queridos neste brutal ataque.

Não podemos nos calar diante da escalada da violência no Brasil e no mundo. Como agentes comprometidos com a educação e com o desenvolvimento do pensamento crítico emancipador, precisamos olhar para o ato insano e enxergar para além da crueldade isolada da ação dos “assassinos/suicidas de Suzano”. Esta ação elaborada cuidadosamente pelos autores, anunciada com antecedência nas redes sociais e por fim executada sem dificuldades, é um alerta para a absurda situação de vulnerabilidade dos alunos e funcionários, como alheias estamos todos nós em nossas Unidade Escolares, na sua maioria negligenciadas pelo poder público, transformadas em depósito de alunos e nos impondo a função de guardiões de vidas coisificadas.

Marilena Ferreira Vieira Umezo, 59 anos, coordenadora pedagógica da escola, e Eliana Regina de Oliveira Xavier, 38 anos, inspetora, utilizaram na hora do ataque para defesa dos alunos/as a única arma disponível que tinham: a própria vida! Entendemos que a Educação sempre foi e continua sendo a única arma capaz de combater a violência e restituir à nossas escolas o seu verdadeiro papel, de formar para a cidadania num ambiente acolhedor, sem tantas grades, sem militarização, com respeito e ética.

A Violência não será contida com mais violência ou repressão, como querem alguns que difundem o armamento da população e a militarização das escolas. É evidente que a segurança pública é importante e deve ser ampliada e qualificada. Mas a escalada da banalidade da vida só pode ser combatida com o esperançar pedagógico libertador, com liberdade de cátedra, respeito às diferenças e a diversidade educacional, transformando as unidades escolares em espaços de liberdade e convivência pacífica.

DIREÇÃO DA APROFFESP ESTADUAL

São Paulo, 14 de março de 2019.


3 comentários:

  1. É com muita tristeza, que enfrentamos essa nova realidade em nosso país.

    ResponderExcluir
  2. Estamos sempre enxugando gelo na questão da violência, que acaba refletindo em nossa vida e nas de nossos amigos e até tantos que nem conhecemos. Lamentável!

    ResponderExcluir
  3. A APROFFESP vem denunciando as violências que se cometem nas escolas públicas desde quando foi fundada em 2009! Por exemplo, a falta de inspetores de alunos, a falta de verbas para manutenção das escolas, etc. Quem enxuga gelo é o Estado omisso e que desrespeita os educadores!!!

    ResponderExcluir

  A verdade dos senhores da guerra e seus impérios O povo cubano, sob o comando dos revolucionários de Serra Maestra, se insurgiu contra o d...