domingo, 18 de novembro de 2018

Informação, "fake news" x saber – doxa x episteme

*Chico Gretter

Outro dia um aluno meu que havia visto um vídeo sobre o "niilismo" em Nietzsche insistia em me "ensinar" ou explicar esse conceito tão complexo, criticando minhas observações a respeito. E me dizia: "Ah, professor, você não entendeu Nietzsche!". Não entendi mesmo, ainda que já tenha lido mais de uma dezena de livros de e sobre o grande filósofo alemão do século XIX. Aliás, a obra de Friedrich Nietzsche (1844 – 1900) continua sendo estudada, lida e relida no mundo inteiro e certamente jamais será totalmente compreendida. E o aluno, que havia assistido apenas um vídeo sobre o magistral filósofo da Prússia foi reclamar ao Coordenador da escola por eu não aceitar a "opinião" (doxa) dele. Ora, e somos obrigados a "aceitar" qualquer opinião!? Devemos respeitar, o que não significa aceitar! Filosofar é justamente contestar, desmascarar, desnudar, questionar, criticar as opiniões do chamado "senso comum" e mitos pseudocientíficos. Quis apenas situar o conceito dentro da filosofia do pensador alemão, e isto foi entendido como imposição de uma ideia ao aluno. Não é mais função do professor esclarecer, explicar e contextualizar os saberes? Ou já fomos substituídos pela Wikipédia?

A Filosofia e a Ciência nasceram justamente com o objetivo de estabelecer a Episteme, o conhecimento científico, superando o mundo das opiniões ou da doxa, lembrando que na Grécia Clássica não havia a separação entre um saber e outro, o que só veio ocorrer na época moderna, esquizofrenia que foi agravada no século XIX pelo Positivismo e que infelizmente perdura até hoje. Assim sendo, a reflexão epistemológica visa justamente superar o mundo das opiniões, das sombras e ilusões, das meias verdades, do pseudo-saber. A Alegoria da Caverna de Platão nada mais é do que uma metáfora da superação do falso conhecimento (sombras projetadas na parede da caverna) para se alcançar o conhecimento real e verdadeiro que se descortina sob a luz do sol ou da verdade. Esse texto instaura o básico do saber filosófico e científico. E parece que hoje já uma forte tendência de se reduzir todo conhecimento à mera techné, às habilidades técnicas, o que denominamos tecnicismo. É um desastre.

O filósofo não é o dono da verdade, mas também não pode ser o avalista da mentira ou um mudo diante das meias-verdades. Quem cala consente, não é? "Sei que não sei", afirmava Sócrates. Todavia, por não aceitar as opiniões dos poderosos e sábios de Atenas que Sócrates acabou sendo condenado à morte. Mas o "deus Google" e as redes sociais criaram "sábios" em todas as áreas gente que nunca leu uma obra séria em área nenhuma! Esses pseudo sábios estão nos acusando de "doutrinadores" nas escolas, eles seguem "mestres" como Olavo de Carvalho ou Kim Kataguiri e até mesmo Alexandre Frota, Lobão ou João Dória. Eles votam para deputado, governador, presidente, escolhem pessoas para nos governar que não conseguem articular um simples raciocínio lógico; gente que afronta qualquer dado de realidade em nome de "convicções" furadas.

E o pior é acreditam piamente nas "fake news" mais absurdas e criam um grande inimigo comum que se tornou o causador de todos os males do país, de toda a corrupção, inclusive a deles próprios que sonegam impostos, exploram seus empregados e roubam nos preços e jogam lixo nos rios e derrubam florestas e envenenam nossos alimentos! São esses "intelectuais" da "universidade Google" que hoje rasgam nossos diplomas e desqualificam anos de leitura, estudo, cursos e experiência. Eu sei que quase nada sei, principalmente sei o que não sei ainda. Mas, como dizia Sócrates ao perguntar aos "sábios" de Atenas, eles acham que sabem tudo, porém nada sabem, enquanto eu pelo menos sei o que não sei. Este é o verdadeiro significado da famosa frase do considerado primeiro grande filósofo do Ocidente!

Hoje vivemos cercados por milhões de informações desencontradas, por todo tipo de pseudoverdades, por "fake news" que infestam as redes sociais e nossas salas de aula, que envenenam nossas reuniões e grupos no WhatsApp. Destroem até amizades antigas, elegem presidentes, endeusam burros e asnos, com perdão desses valiosos animais. Pois é, a Reflexão filosófica nunca se tornou tão necessária. Será que é por causa disso que o pessoal do "escola sem partido" e a reforma de ensino do atual governo estão mais uma vez retirando a Filosofia, a Sociologia...do Currículo escolar⁉ Será que é por causa disso que estão querendo nos proibir de abordar certos assuntos em nossas aulas, afrontando a própria Constituição e a liberdade de cátedra? Por que querem nos amordaçar? Enquanto isso inundam as redes sociais de mentiras e superficialidades. Quem está por trás de tanta desinformação e mentiras deslavadas, mas que se tornam verdades absolutas nas mentes do povo de tanto serem repetidas nas redes sociais? Isto não é normal!

Por tudo isso, a Filosofia e as Ciências Humanas em geral nunca se fizeram tão necessárias. É preciso reagir e lutar pela Filosofia, pelo Saber fundamentado, pela educação emancipadora e pelas liberdades democráticas. Exílio e censura nunca mais! Ditadura jamais!

 *Prof. Chico Gretter é filósofo, professor há trinta e cinco anos, mestre em Filosofia e História da Educação pela FEUSP, diretor da APROFFESP.

2 comentários:

  1. Quero registrar caríssimo professor Chico, minha alegria em ler vosso texto e concluir diante da vossa reflexão, que estamos vivendo intensas dores de parto, não foi em vão a comparação dita pelo nosso grande sábio que nunca sabia de nada, o pai da maiêutica mestre de Platão o grandioso Sócrates. Mesmo indagando todo esse paradigma contemporâneo atual do "aqui agora" ou " para agora" globalizado e tecnicista, o filósofo ou melhor o "parteiro" saberá a luz da episteme auxiliar a mãe no nascimento da sua "criança" mesmo havendo intensas complicações . Ninguém conseguirá extinguir nossa alma pensante, pois uma vez liberto da escuridão da caverna, jamais alguém aceitaria trocar o glorioso Sol por um sub mundo "frio"e cheio de "correntes" devastadoras ao SER Humano intitulado como aquele que sabe, será mesmo que sabe ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só nos resta continuar a luta dos primeiros filósofos que perpassa a História do pensamento que liberta, a luta pela Consciência, pela Liberdade e solidariedade humanas, pois os "inimigos da filosofia" não se contentam em matar apenas o corpo, eles querem matar a alma do viver! Abraço!

      Excluir

  A verdade dos senhores da guerra e seus impérios O povo cubano, sob o comando dos revolucionários de Serra Maestra, se insurgiu contra o d...