sábado, 22 de setembro de 2018



 

ASSOCIAÇÃO DE PROFESSORES/AS DE FILOSOFIA E 

FILÓSOFOS/AS DO ESTADO DE SÃO PAULO

Aproffesp.blogspot.com - Facebook.com/Aproffesp Estadual





AOS ASSOCIADOS DA APROFFESP E PROFESSORES DE FILOSOFIA DO ESTADO DE SÃO PAULO: Eleições da nova Diretoria da APROFFESP: triênio 2015- 2021


Caros professores de Filosofia, amigos do saber:

Venho convidar todos vocês a participarem, no próximo dia 20 /10/2018, da Assembleia Geral da nossa entidade que irá eleger a nova Diretoria da APROFFESP para os próximos três anos de mandato que irá se estender até 2021. Todos os professores que estiverem em dia com suas obrigações estatutárias poderão votar em mais esta eleição que certamente continuará impulsionando o avanço e o crescimento de nossa entidade na luta pelo ensino da Filosofia, por uma educação de qualidade de verdade e na defesa dos professores e professoras de Filosofia, filósofos e filósofas do Estado de São Paulo.

A APROFFESP vem se destacando nessa luta desde quando foi criada em 2009, organizando encontros periódicos, regionais e estaduais, com abono de ponto para os professores de Filosofia, participando da luta dos professores/as em defesa da escola pública, dos salários, da melhoria das condições de trabalho dos educadores/as, em defesa da democracia, do pensamento crítico e da ação transformadora. Publicamos Boletins, Notas, a revista Filosofia em Ação, o livro do III Encontro Estadual de 2016.

Participamos também de várias reuniões com os diversos secretários da educação que assumiram a Secretaria nos últimos nove anos, sempre defendendo a nossa categoria, o ensino da Filosofia e os professores em geral. Foi assim que, para citar apenas um exemplo, conseguimos garantir a carga horária mínima de duas aulas semanais para a Filosofia e a Sociologia a partir de 2012, negociando no ano anterior com o então Secretário Adjunto João Palma Filho e com a Equipe Técnica de Filosofia da CENP.

E novamente num momento problemático da vida política nacional, em que as forças conservadoras e reacionárias continuam avançando sem pudor, ameaçando as conquistas democráticas que tivemos após o fim da ditadura civil-militar, com reformas que tiram os direitos dos trabalhadores e condenam de novo a Filosofia ao exílio, retirando-a do currículo como também desobrigando todas as demais, exceto Língua Portuguesa e Matemática, numa proposta absurda de uma “Base Nacional (In) Comum Curricular”, convocamos todos os professores de Filosofia a participarem da eleição de nossa nova Diretoria. Somente organizados, unidos e na luta podemos fazer frente a tanto retrocesso que pretendem impor ao Brasil através dos mesmos “inimigos da sabedoria” que ressurgem das sombras do obscurantismo, de tempos em tempos, em nossa história política.

Não podemos recuar, mas temos de resistir, reagir e lutar em todas as trincheiras contra as trevas da ignorância, do medo, do autoritarismo, dos preconceitos e do fascismo; lutar enfim contra tudo aquilo que representa uma ameaça à liberdade, à solidariedade, à autonomia do pensamento e da ação, a tudo aquilo que sempre representaram forças contrárias à Filosofia desde os primórdios de seu surgimento no norte do continente africano, nas ilhas do mar Mediterrâneo, na Jônia ou na Atenas de Sócrates.

“Os poderosos poderão matar algumas rosas, mas jamais impedirão a primavera”!!!

Esperamos assim que todos vocês, amantes do saber, comparecem no dia 20/10 para a eleição de nossa nova Diretoria que continuará o nosso trabalho por mais três anos de lutas e conquistas! Abraço em todos os professores e professoras de Filosofia que fazem a diferença na educação!

Prof. Francisco P. Greter 

Presidente da APROFFESP 



São Paulo, 22 de setembro de 2018




Nenhum comentário:

Postar um comentário

  A verdade dos senhores da guerra e seus impérios O povo cubano, sob o comando dos revolucionários de Serra Maestra, se insurgiu contra o d...