segunda-feira, 21 de janeiro de 2013
Professor Chico Gretter estará no programa "A hora da coruja"
O Professor e Vice-presidente da APROFFESP Chico Gretter será entrevistado no programa "A hora da coruja" nesta terça-feira dia 22/02/2013 às 22:00 horas no canal JUST TV.
Informo que serei entrevistado amanhã, dia 22/01/13, 22 horas, ao vivo, no programa "A HORA DA CORUJA", pela entrevistadora e também filósofa Francielle Chies.
Canal da internet: www.justtv.com.br
Site do programa "A hora da Coruja": www.filosofia.pro.br
Irei como representante da APROFFESP e será interessante que os membros da nossa Associação façam perguntas durante a entrevista, que é ao vivo! Estarei justamente falando sobre o ensino da Filosofia, a formação dos professores e nossas condições de trabalho nas escolas. PARTICIPEM!!!
Grande abraço!
"Os filósofos até o momento apenas interpretaram o mundo; cabe agora transformá-lo" (Karl Marx)
PROF. CHICO GRETTERVice-presidente da APROFFESP
domingo, 20 de janeiro de 2013
Processo de atribuição de aulas 2013
PROCESSO DE ATRIBUIÇÃO DE AULAS 2013 –
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO SÃO BERNARDO
C R O N O G R A M A D E T A L H A D O
ETAPA
I
|
ETAPA
I
|
UNIDADE
ESCOLAR (FASE I)
|
Diretoria
de Ensino (E.E. João Ramalho) (FASE II)
|
Dia 23/JAN – QUARTA FEIRA: às 08 h
DOCENTES TITULARES DE CARGO:
1 - CONSTITUIÇÃO
DE JORNADA
• atribuir
aulas até o limite da jornada em que se encontrava em 2012, ou
• na opção por redução de jornada, ou
• a
jornada em que chegou de remoção, ou
• a
jornada em que chegou de ingresso.
2 - RETORNO do
Removido ex-officio.
• Caso
restarem aulas livres da disciplina específica do cargo, verificar se a
escola tem pedidos de retorno.
3 - ENTREGA DE
SALDO: até às 12h na E.E.João Ramalho
a)
Bate-volta (modelo atual- site da D.E.)
b)
Cópia do Modelo DRHU-2 dos docentes que irão participar na D.E.(dentro da pasta e não para o professor)
c)
Anexo I.
ATENÇÃO: no
dia 23/jan os docentes inscritos pelo artigo 22 não participam das sessões de
atribuição. As aulas da jornada do docente serão atribuidas compulsoriamente.
Obs.: Na parte
superior do BATE-VOLTA do professor que constitui jornada com duas
disciplinas (específica e não específica) deve constar, em vermelho, ARTIGO 22.
|
Dia 23/JAN – QUARTA FEIRA: às 14 h
DOCENTES TITULARES DE CARGO:
1 - CONSTITUIÇÃO
DE JORNADA
1.1
Aos docente
não atendidos totalmente, na Fase I
1.2
Aos adidos em caráter obrigatório
2 – COMPOSIÇÃO DE JORNADA
2.1. Aos
parcialmente atendidos na Constituição
2.2.Aos
adidos em caráter obrigatório
3 - RETIRADA DE
SALDO a partir das 17h na E.E. João Ramalho
|
UNIDADE
ESCOLAR (FASE I)
|
Diretoria
de Ensino (E.E. João Ramalho) (FASE II)
|
Dia 24/JAN –QUINTA FEIRA: às 08
horas
DOCENTES TITULARES DE CARGO:
1
- AMPLIAÇÃO: Exclusivamente com aulas do ensino regular e
da disciplina de concurso do cargo (vedada atribuição de aulas da EJA, ACD e
Projetos da Pasta).
2 - CARGA SUPLEMENTAR: Com disciplinas específicas
e/ou não específicas e/ou correlatas de cursos de licenciatura nas
quais o docente está inscrito.
ATENÇÃO: no dia 24/jan os docentes
inscritos pelo artigo 22 não participam das sessões de atribuição.
3 - ENTREGA DE
SALDO até às 12h na E.E. João Ramalho
a)
Bate-volta
b)
Cópia do Modelo DRHU-2 dos docentes que irão participar na D.E.(dentro da pasta e não para o professor)
c)
Anexo I.
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Dia 24/JAN – QUINTA FEIRA: às 14
horas
DOCENTES TITULARES DE CARGO:
1 - CARGA SUPLEMENTAR: Com disciplinas específicas
e/ou não específicas e/ou correlatas de cursos de licenciatura nas
quais o docente está inscrito.
ATENÇÃO: no
dia 24/jan os docentes inscritos pelo artigo 22 não participam das sessões de
atribuição.
3 - Não há
RETIRADA DE SALDO.
|
Dia 28/JAN – Segunda-feira: às 14
horas
1 – ESTÁVEIS (C.F. 1988 -
Categoria "P") somente aprovados e
habilitados
2 – OFA Categoria “F” somente aprovados e habilitados
àHavendo aulas é obrigatória a atribuição de, no
mínimo, 9 aulas ao OFA Estável (Cat de admissão “P”) ou Categoria de
admissão “F”.
àHavendo
docente das Categorias de admissão “P” ou “F” que não tenha no mínimo 09
aulas atribuídas na unidade S.C.F. este deverá, obrigatoriamente, participar da sessão de atribuição em
nível de Diretoria de Ensino.
àNa hipótese do
docente já ter aulas atribuídas na unidade escolar S.C.F. ou em um dos
Projetos da Pasta, a unidade escolar deverá encaminhar a cópia do Modelo
DRHU 2 preenchido com o total das aulas já atribuídas.
IMPORTANTE - Neste momento, é
facultado ao professor não efetivo (Cat. F) declinar de classes e aulas de
sua habilitação/qualificação que sejam em substituição para concorrer a
classe/aulas livres em nível de D.E.)
3 - ENTREGA DE
SALDO até às 17h na E.E. João Ramalho (dentro da pasta)
a) Bate-volta
b) Cópia do
Modelo DRHU-2 dos docentes que irão participar na D.E.
c) Anexo I
|
Dia 28/JAN – Segunda-feira: às 8 horas
1 - TITULAR DE CARGO - ARTIGO 22. à Atribuição com vistas à designação nos termos do artigo 22 da LC-
444/1985
Características da designação:
1 - Período fechado com duração mínima de 200 dias e, no máximo, até
30/12/2013;
2 - Próprio Campo de Atuação (Classe, Aula, Educação Especial);
3 - Carga horária igual ou superior a da escola de origem;
4 - Classe ou aulas livres ou em substituição a um único
docente;
5 - Deverá ser anulada a atribuição do docente contemplado que não
comparecer à unidade de designação no primeiro dia de sua vigência
(01/02/2013);
6 – O docente contemplado não poderá participar de atribuições durante
o ano.
Não poderão integrar a carga horária
da designação:
1 - classes ou aulas de projetos da
Pasta e outras modalidades de ensino;
2 – turmas ou aulas de cursos semestrais
(ex.: EJA) ou outros de menor duração;
3 - turmas de Atividades Curriculares
Desportivas;
4 – aulas de Ensino Religioso,
5 – aulas de Língua Espanhola.
6 - RETIRADA DE SALDO a partir das 11h na
E.E. João Ramalho
|
|
Dia 29/JAN – TERÇA-FEIRA
ESTÁVEIS (C.F. 1988 - Categoria "P") aprovados e
habilitados e OFA Categoria “F” aprovados e habilitados
ÁREA à Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias (Matemática,
Física, Química, Biologia e Ciências) – do nº
001 a 150 - às 8h e do nº 151 até o último da
lista – às 14h
ÁREA à Linguagens e Códigos e suas Tecnologias
a) Português/Inglês/Espanhol do nº 001 a 110 às 8 h e do nº 111 até o último da
lista – às 14 h
b) Educação Física – 8h (todos da
lista)
c)
Arte – 8h (todos da lista)
ÁREA – Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia,
Sociologia, Filosofia e Ensino Religioso) – do nº
001 a 80 - às 8h e do nº 81 até o último da
lista – às 14h
ÁREA – EDUCAÇÃO ESPECIAL (Sala SAPE/Intérprete de Libras)
a) Os docentes em
licença-saúde ou em afastamentos e designações deverão concorrer nesta sessão
de atribuição, caso não tenham composto sua carga horária na sessão de
atribuição em nível de Unidade Escolar.
b) Na fase Diretoria de
Ensino o docente não poderá declinar de aulas livres ou em substituição que
estiverem disponíveis para atribuição.
à Os
docentes que optaram por transferência de Diretoria de Ensino somente a terão
concretizada pela efetiva atribuição de aulas na Diretoria indicada, na
quantidade de, no mínimo, 09 aulas.
|
|
Dia 30/JAN – QUARTA FEIRA Candidatos à Contratação portadores de
licenciatura plena aprovados - às 8 h
ÁREA – Ciências da Natureza,
Matemática e suas Tecnologias
ÁREA - Ciências Humanas e suas Tecnologias
ÁREA – Linguagens e Códigos e suas Tecnologias:
a) Português/Inglês/Espanhol
b) Educação Física
c) Arte
ÁREA – EDUCAÇÃO ESPECIAL (Sala SAPE e Intérprete de Libras)
RETIRADA DE SALDO a partir das 17h na EE João
Ramalho
|
ETAPA II
|
ETAPA II
|
Fase I – Unidade
Escolar
|
Fase II – D.E. (EE João Ramalho)
|
Dia 31/JAN – QUINTA FEIRA - às 8 horas
– docentes que tiveram aulas atribuídas na ETAPA I (D.E. e U.E.)
1 – Respeitada a situação funcional
do interessado:
a) Efetivos.
b) Estáveis
aprovados.
c) OFA de Cat.
"F" aprovados.
d) Candidatos à
docência já atendidos na Etapa I, com aulas atribuidas na U.E.
3 - ENTREGA DE
SALDO: até às 12h na E.E. João Ramalho (dentro da pasta e não para o
professor)
a) Bate-volta
|
Dia 31/JAN – QUINTA FEIRA - às 14h QUALIFICADOS ("NÃO
HABILITADOS"), aprovados.
1 – Respeitada a situação funcional
do interessado:
a) Efetivos.
b) Estáveis aprovados.
c) OFA de Cat.
"F" aprovados.
d) Candidatos à
contratação aprovados.
2 – Respeitada a seguinte ordem de
prioridade:
1º) Aluno de último ano de licenciatura;
2º) Bacharel na área da disciplina a
ser atribuída;
3º) Aluno de licenciatura com 50% do
curso;
4º) Aluno de último ano de Bacharelado/Tecnologia;
5º) Aluno de qualquer semestre.
3 - ENTREGA DE
SALDO
Bate-volta deverá ser
retirado no NÚCLEO DA ADMINISTRAÇÃO (Protocolo) a partir de 05/02/2013.
|
Período de Cadastramento:
somente no GDAE.
Dias: 01 e 04/02/2013
Local: Diretoria de Ensino
Horário: Das 8h às 11h30min e
das 14h às 16h30
Público Alvo: Candidatos
cadastrados em outras Diretorias de Ensino
Classificação : 06/02/2013
ATENÇÃO:
1
- O docente removido deverá constituir com a jornada constante do ato de
remoção (Ex.: professor em jornada básica: a constituição na unidade escolar
será com a jornada básica). Caso o docente tenha opção por ampliação de
jornada, esta se concretizará no dia 24/01 na Unidade Escolar (se houver
aulas);
2-
O docente ingressante deverá constituir com a jornada constante do ato
de nomeação;
3-
Para constituição devem ser atribuídas, obrigatoriamente, as aulas da
disciplina específica do cargo. Apenas depois de esgotada a
disciplina específica do cargo, o docente poderá ter atribuição de disciplina
não específica, após a constituição da jornada dos demais docentes desta
disciplina.
4 – Pode constituir com aulas de EJA e
ACD (respeitado o limite conforme § 4º do artigo 10 da Res. SE 89/11).
5 – Para os removidos ex-officio são
válidos os pedidos de RETORNO protocolados na U.E. no ato da referida remoção;
6 - Opção para Redução/Ampliação de
Jornada: poderá se retratar da redução/ampliação, antes da Atribuição para
Constituição de Jornada – 1º dia (requerimento e ata).
7 - Opção para Manutenção da mesma
jornada: inexistindo aulas para constituição, o docente é atendido na jornada
imediatamente inferior, mantendo a
totalidade da carga horária atribuida a título de carga suplementar, para não
vir para D.E.;
8 - Docente inscrito pelo artigo 22 tem
atribuída, na unidade onde está classificado o seu cargo, compulsoriamente, a
sua Jornada de opção na ordem de classificação.
9 - Havendo docente das
Categorias de admissão “P” ou “F” que não tenha no mínimo 09 aulas atribuidas
na unidade S.C.F. este deverá, obrigatoriamente,
participar da sessão de atribuição em nível de Diretoria de Ensino.
10 - Na hipótese do docente
já ter aulas atribuidas na unidade escolar S.C.F. ou em um dos Projetos da
Pasta, a unidade escolar deverá encaminhar o Modelo DRHU 2 preenchido com
o total das aulas já atribuídas.
11 - Os docentes em
licença-saúde ou em afastamentos e designações deverão concorrer à atribuição
inicial.
12 – A transferência de Diretoria de Ensino solicitada
pelo docente (OFAs) somente será
concretizada pela efetiva atribuição de aulas na Diretoria indicada, na
quantidade de, no mínimo, 10 aulas.
13 - Aos docentes da categoria de admissão
"P" ou "F" fica facultada a possibilidade de declinar da
atribuição de aulas em substituição para concorrer a aulas livres em nível de
Diretoria de Ensino. Na fase Diretoria de Ensino o docente (OFA “F”.) não
poderá declinar de aulas livres ou em substituição que estiverem disponíveis
para atribuição.
14 - O Modelo DRHU-2 do docente que for
participar da atribuição na DE deverá ser entregue juntamente com os saldos. Na
hipótese do docente já ter aulas atribuídas na unidade escolar S.C.F. ou em um
dos Projetos da Pasta, a unidade escolar deverá encaminhar o Modelo DRHU 2
preenchido com o total das aulas já atribuidas.
15 – A escola, obrigatoriamente, deve informar, em
destaque, no bate-volta se aguarda professor ingressante da disciplina.
PROFESSOR EXCEDENTE: Encaminhar para a
Diretoria de Ensino (EE João Ramalho) cópia do Modelo DRHU 2, destacando em vermelho (PROFESSOR
EXCEDENTE) e o Anexo I (
Contagem de tempo de serviço)
São Bernardo do Campo, 17 de janeiro de
2013.
Fonte: http://www.dersbc.net/index.php/81-diretoria/932-processo-inicial-de-atribuicao-de-aulas-20131111
sábado, 19 de janeiro de 2013
Professor Ivo Lima apresenta seu livro: O recheio que faltava em sua vida
O recheio que faltava em sua vida é uma obra diversificada e concisa com temas de grande relevância no panorama da atualidade e que nos incentiva a refletir e encontrar soluções para: Enfrentar os desafios; Elevar a auto-estima; Aprimorar os relacionamentos; Comunicar-se com mais eficiência; Superar os momentos de crise; Construir uma sociedade melhor.
O professor Ivo Lima é formado em filosofia pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista, em Marília - São Paulo, é professor na Rede Pública Estadual de Ensino e, além de seu trabalho como educador, é um dos colaboradores do Jornal Correio Popular de Campinas, onde publica textos com temas relacionados à Educação, Mercado de Trabalho e Recursos Humanos.
"Se este livro ajudar o leitor a ver a vida de uma nova maneira, com mais criatividade, ousadia e tornar-se uma pessoa mais interessante, em vista de uma vida feliz, ele terá cumprido seu propósito"
Prof. Ivo Lima dos Santos
OBS. PARA COMPRAR O LIVRO ACESSE O SITE http://www.clubedosescritores.com.br/livraria/12-ivo-lima-dos-santos-o-recheio-que-faltava-em-sua-vida.html
terça-feira, 15 de janeiro de 2013
Dialética virtual
“Internet deve ser um meio de comunicação entre os povos que contribua à paz mundial e que o principal objetiva da alta tecnologia seja melhorar o nível de vida das pessoas”.
(Larry Ellison)
Ao pesquisar a história da Internet, vemos que a rede mundial de computadores, tal como a conhecemos hoje, surgiu no cenário da Guerra Fria. Foi criada com objetivos militares, como forma de as forças armadas norte-americanas manterem as comunicações e se prevenirem de ataques inimigos contra os meios de comunicação convencionais.
Embora a Internet, inicialmente, possuísse um propósito claramente militar, nas décadas de 1970 e 1980, foi um importante meio de comunicação acadêmico, possibilitando a estudantes e professores universitários, principalmente nos Estados Unidos, trocar informações, intercambiar ideias, conhecimentos, mensagens e descobertas através das linhas dessa invenção.
Mas, foi somente a partir do ano de 1990, que a Internet começou a alcançar a população em geral. Foi nesse ano que o engenheiro inglês Tim Bernes-Lee desenvolveu a Word Wide Web – o conhecido “WWW”. Com as facilidades desse sistema, a rede deixou de ser uma ferramenta restrita apenas a cientistas e militares. Através do “mecanismo” de endereços e links (do inglês: ligação), praticamente qualquer pessoa tem a possibilidade de utilizar a Internet e saltar de uma página à outra.
A web permite que um usuário, com um mínimo de recursos econômicos, monte diversos perfis no Orkut, blogs, no Facebook, no MySpace, no Twitter e, com isso, se comunique com milhões de pessoas em todo o mundo.
Na rede, o indivíduo comum não é apenas um mero receptor – como no rádio e na TV – mas é um emissor e agente efetivo no processo comunicativo. Os blogs (diário pessoal ou informativo eletrônico interativo) proporcionam o debate entre autor e leitor, favorecendo uma maior paridade comunicativa entre emissor e receptor, permitindo, inclusive, que o indivíduo comum possa ser atuante na participação da Rede. Mas é preciso observar que essa expressão se dá, muitas vezes, de uma maneira padronizada, ou seja, o “eu”, na grande maioria das vezes, já é um“eu” adequado a uma linguagem comportamental homogeneizada. Com isso, não estamos desmerecendo o valor dos sites de relacionamentos, mas chamando a atenção para não tomarmos a Internet como uma ferramenta totalmente libertadora e promotora da emancipação do indivíduo. Isso quer dizer que a rede apresenta duas situações: de um lado, é um mecanismo de controle das massas; e, de outro, parece se colocar na oposição da ordem estabelecida.
Assim, podemos levantar as seguintes questões: como lidar, então, com a Internet, de forma que ela possa ser uma ferramenta de conquistas importantes no avanço das novas tecnologias, das relações humanas, da qualidade de vida, preservação do meio ambiente, criação de políticas públicas, para a construção da cidadania? E, ainda, diante de seu caráter padronizador, os riscos que ela oferece, quando usada para invadir a privacidade dos cidadãos, dos órgãos públicos, causando transtornos, prejuízos incalculáveis, como devemos proceder?
O Critical Art Ensemble (formado por artistas e pensadores de esquerda) sugere uma interseção entre Arte, Teoria Crítica, tecnologia e política radical, pois para ele, “a nova geografia é uma geografia política e cultural que deve se firmar nesse espaço eletrônico”. (Distúrbio eletrônico, p. 11). E, para que esse enfrentamento obtenha êxito, propõe o uso subversivo das novas tecnologias, ao afirmar: “A autoridade que se localiza no campo eletrônico deve ser combatida através da resistência eletrônica [...] A resistência ao poder nômade deve se dar no ciberespaço e não no espaço físico”. E conclui: “O mundo eletrônico [...] não está de forma alguma estabelecido, e está na hora de tirar vantagem desta fluidez através da criação. Antes que nos reste apenas a crítica como arma”. (Distúrbio eletrônico, p. 33).
Portanto, se nos dias atuais, é impossível pensar em viver sem a Internet, porque ela tomou parte dos lares de pessoas do mundo todo, fazendo-se presente também nas escolas, faculdades, empresas e diversos locais, possibilitando acesso às informações, é extremamente importante o seu uso com responsabilidade social e compromisso com a nova ordem mundial para a construção da paz, da justiça e do bem viver.
Internautas, unamo-nos! Usemos a Internet de forma propositiva, ou continuemos na retoma do isolamento, espalhando só idiotices, que nada acrescentam para que a humanidade seja melhor do que é.
(Larry Ellison)
Ao pesquisar a história da Internet, vemos que a rede mundial de computadores, tal como a conhecemos hoje, surgiu no cenário da Guerra Fria. Foi criada com objetivos militares, como forma de as forças armadas norte-americanas manterem as comunicações e se prevenirem de ataques inimigos contra os meios de comunicação convencionais.
Embora a Internet, inicialmente, possuísse um propósito claramente militar, nas décadas de 1970 e 1980, foi um importante meio de comunicação acadêmico, possibilitando a estudantes e professores universitários, principalmente nos Estados Unidos, trocar informações, intercambiar ideias, conhecimentos, mensagens e descobertas através das linhas dessa invenção.
Mas, foi somente a partir do ano de 1990, que a Internet começou a alcançar a população em geral. Foi nesse ano que o engenheiro inglês Tim Bernes-Lee desenvolveu a Word Wide Web – o conhecido “WWW”. Com as facilidades desse sistema, a rede deixou de ser uma ferramenta restrita apenas a cientistas e militares. Através do “mecanismo” de endereços e links (do inglês: ligação), praticamente qualquer pessoa tem a possibilidade de utilizar a Internet e saltar de uma página à outra.
A web permite que um usuário, com um mínimo de recursos econômicos, monte diversos perfis no Orkut, blogs, no Facebook, no MySpace, no Twitter e, com isso, se comunique com milhões de pessoas em todo o mundo.
Na rede, o indivíduo comum não é apenas um mero receptor – como no rádio e na TV – mas é um emissor e agente efetivo no processo comunicativo. Os blogs (diário pessoal ou informativo eletrônico interativo) proporcionam o debate entre autor e leitor, favorecendo uma maior paridade comunicativa entre emissor e receptor, permitindo, inclusive, que o indivíduo comum possa ser atuante na participação da Rede. Mas é preciso observar que essa expressão se dá, muitas vezes, de uma maneira padronizada, ou seja, o “eu”, na grande maioria das vezes, já é um“eu” adequado a uma linguagem comportamental homogeneizada. Com isso, não estamos desmerecendo o valor dos sites de relacionamentos, mas chamando a atenção para não tomarmos a Internet como uma ferramenta totalmente libertadora e promotora da emancipação do indivíduo. Isso quer dizer que a rede apresenta duas situações: de um lado, é um mecanismo de controle das massas; e, de outro, parece se colocar na oposição da ordem estabelecida.
Assim, podemos levantar as seguintes questões: como lidar, então, com a Internet, de forma que ela possa ser uma ferramenta de conquistas importantes no avanço das novas tecnologias, das relações humanas, da qualidade de vida, preservação do meio ambiente, criação de políticas públicas, para a construção da cidadania? E, ainda, diante de seu caráter padronizador, os riscos que ela oferece, quando usada para invadir a privacidade dos cidadãos, dos órgãos públicos, causando transtornos, prejuízos incalculáveis, como devemos proceder?
O Critical Art Ensemble (formado por artistas e pensadores de esquerda) sugere uma interseção entre Arte, Teoria Crítica, tecnologia e política radical, pois para ele, “a nova geografia é uma geografia política e cultural que deve se firmar nesse espaço eletrônico”. (Distúrbio eletrônico, p. 11). E, para que esse enfrentamento obtenha êxito, propõe o uso subversivo das novas tecnologias, ao afirmar: “A autoridade que se localiza no campo eletrônico deve ser combatida através da resistência eletrônica [...] A resistência ao poder nômade deve se dar no ciberespaço e não no espaço físico”. E conclui: “O mundo eletrônico [...] não está de forma alguma estabelecido, e está na hora de tirar vantagem desta fluidez através da criação. Antes que nos reste apenas a crítica como arma”. (Distúrbio eletrônico, p. 33).
Portanto, se nos dias atuais, é impossível pensar em viver sem a Internet, porque ela tomou parte dos lares de pessoas do mundo todo, fazendo-se presente também nas escolas, faculdades, empresas e diversos locais, possibilitando acesso às informações, é extremamente importante o seu uso com responsabilidade social e compromisso com a nova ordem mundial para a construção da paz, da justiça e do bem viver.
Internautas, unamo-nos! Usemos a Internet de forma propositiva, ou continuemos na retoma do isolamento, espalhando só idiotices, que nada acrescentam para que a humanidade seja melhor do que é.
Ivo Lima
Professor de Filosofia e Escritor
Autor dos livros: O recheio que faltava em sua vida
A direção da vida
Membro da Associação de professores de Filosofia do Estado de São Paulo - APROFFESP.
E-mail: ivolimasantos@yahoo.com.br
Reunião da diretoria da APROFFESP
1- Informes;
2-Balanço do 1° Encontro;
3-Atribuição de aula 2013;
4-Calendário de atividades e reuniões 2013;
5- Finanças.
Esperamos contar com a presença de todos e todas.
Sem mais
Atenciosamente,
Aldo Santos
Presidente
APROFFESP
segunda-feira, 14 de janeiro de 2013
Senadores criticam valor de novo piso salarial de professores
Em entrevista à Agência Senado nesta sexta-feira (11), Cristovam Buarque disse que o aumento é insuficiente e defendeu a federalização da educação. Autor do projeto que resultou no Piso Nacional dos Professores (Lei 11.738/2008), o senador afirmou que a lei foi um grande avanço, mas que, infelizmente, fica amarrada ao valor do piso.
- Não é possível atrair para o magistério os estudantes, os universitários, com um salário de R$ 1.567,00. E o mais grave é que, além de o piso ser muito baixo, está havendo um achatamento do salário entre o piso e o teto - comentou Cristovam.
A dificuldade que alguns estados e municípios terão para pagar o piso, mencionada pelo ministro da Educação, também foi reconhecida pelo senador. A saída defendida por Cristovam é transferir a educação de base para a responsabilidade do governo federal num período de 20 anos.
- Se fosse feita a federalização da educação, com um salário médio de R$ 9 mil ao professor, de uma maneira paulatina, no final de 20 anos, isso custaria ao governo federal somente 6,4% do PIB. Isso é possível - defendeu.
O senador Paulo Bauer ressaltou que, em alguns estados e municípios, o piso do magistério é menor do que o de outras categorias, como a polícia e os profissionais de saúde. Para o senador, o pagamento dos proventos aos professores aposentados, incluído dentro dos 25% que os estados e municípios devem gastar com educação, deveria ter um fundo independente e ficar fora desse percentual.
- Se isso fosse feito, automaticamente estados e municípios poderiam remunerar melhor os professores em atividade - disse.
Para o senador, o governo federal não tem se preocupado em melhorar a educação. Paulo Bauer afirmou que a União precisa buscar uma solução para melhorar o salário dos professores ativos.
- Há a necessidade de a União buscar uma solução, um mecanismo que contemple estados e municípios de forma definitiva para que haja recursos destinados à remuneração dos professores aposentados e, com isso, dar mais folga financeira para aplicar esse piso e constituir uma tabela salarial coerente para os professores ativos.
Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
sexta-feira, 11 de janeiro de 2013
Porque os professores são desrespeitados?
CAROS COLEGAS PROFESSORES,
Encaminho esse vídeo que me enviaram e que merece nossa reflexão. Realmente nós precisamos nos fazer respeitar, como conclama o jornalista, mas não podemos direcionar nossa luta com ataques aos pais e alunos ou ficar brigando entre nós. O desrespeito é causado por uma política de décadas de descaso pela educação e pelos professores, principalmente a pública, iniciada com a política tecnicista da ditadura militar e que pauperizou nossa profissão e tirou de nós, além de salários dignos, a nossa AUTORIDADE PEDAGÓGICA, rebaixando criminosamente a qualidade do ensino e da formação dos novos educadores!
E esta tem sido a política dos sucessivos governos no Estado de São Paulo, apoiada sorrateiramente pela grande mídia e pelos supostos "amigos da escolas" e "parceiros da educação" (falo aqui das empresas...). Foi assim que a Progressão Continuada, um conceito sério, se tornou em mera APROVAÇÃO AUTOMÁTICA, tirando de nós e dos Conselhos de Classe a autoridade pedagógica necessária para exercermos oMagistério. Tudo isso ainda continua através do que o Prof. Demerval Saviani denomina "neotecnicismo", com suas palavras bonitas e conceitos deslocados, disfarçando cinicamente os reais objetivos de uma educação que visa tão somenteformar mão de obra de segunda categoria para o "mercado de trabalho", ou seja, para atender as necessidades imediatistas do sistema produtivo e de serviços.
Ao sistema capitalista global e seus grandes conglomerados político-econômicos, que o dominam a partir dos países centrais desse mesmo sistema, não interessa e nunca interessou uma formação integral das novas gerações, nem mesmo a formação de mão de obra verdadeiramente qualificada nos países periféricos do sistema, como ainda é o Brasil. A estes "senhores da economia global", "senhores das tecnologias, da mídia, das finanças e da guerra", não interessa a valorização dos professores que pretendam ser verdadeiros educadores. O seu discurso da "qualidade da educação" é apenas restrito aos repetidores de tecnologia que devemos ser, repetidores de receitas pedagógicas vindas em "cadernos do professor", em apostilas, leis e resoluções repassadas obedientemente pelas Diretorias de Ensino e suas equipes técnicas servis e/ou presas ao "monstro da burocracia", com seus tentáculos invisíveis, mas mortais.
Portanto, penso eu, quando o caro jornalista fala em seu vídeo que somos desrespeitados e devemos exigir respeito, concordo; porém, nossas ações devem ser contra os verdadeiros inimigos da educação (embora se passem diabolicamente por "amigos"...) e de forma coletiva e organizada. Não é àtoa que a grande mídia e os governos que servem aqueles "senhores" têm feito de tudo para destruir a nossa união e organização nas últimas décadas e, infelizmente, muitas vezes o têm conseguido por nossa culpa, cansaço ou ingenuidade (!?) A nós não resta senão continuar lutando, o que é muito bom para a saúde física e mental: emagrece e evita depressão!!!
Grande abraço do "filósofo da Lapa"!
PROF. CHICO GRETTER
Vice-presidente da Associação dos Professores de Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo
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