sábado, 24 de agosto de 2019

Comunicado da APROFFESP aos professores/as de filosofia e filósofos/as do Estado de São Paulo Reunião com a Secretária da Educação - 22/08/2019




ASSOCIAÇÃO DE PROFESSORES/AS  DE FILOSOFIA E FILÓSOFOS/AS  DO ESTADO DE SÃO PAULO
http://aproffesp.blogspot.com – Facebook.com/aproffesp Estadual



Comunicado da APROFFESP aos professores/as de filosofia e filósofos/as do Estado de São Paulo - Reunião com a Secretária da Educação

               Conforme reunião solicitada através de Ofício protocolado anteriormente na SE, a Diretoria da APROFFESP, nas pessoas da Presidenta Lúcia M. Peixoto e dos Diretores Aldo Santos e Chico Gretter, esteve na última quinta-feira – 22/08/19 – na Secretaria da Educação, onde foi recebida por Henrique Pimentel, representante do Secretário Rossieli Soares da Silva, acompanhado pela Equipe de Filosofia/SE, representada por Emerson e Tânia Gonçalves e pelo Assessor do mandando do Dep. Estadual Carlos Giannazi, Victor Guerra. A Secretária do Gabinete, Sra. Vera Alice, nos informou que o Secretário não estava presente, razão pela qual não pode nos atender naquele momento.

               Após as apresentações, iniciamos a reunião com a apresentação da pauta enviada através do Ofício, de Nº06/2019 (em anexo). Reiteramos nossas reivindicações históricas, como a participação da APROFFESP na discussão sobre o currículo que está sendo organizado a partir da nova Lei do ensino médio – N° 13.415/17 – e da nova BNCC que cumpre aos estados implementar a partir da mesma. Questionamos sobre como ficará a Filosofia nesse novo quadro curricular, já que a lei do “novo ensino médio” aprovada no governo Temer só obriga a presença das disciplinas de Português e Matemática, sendo que as demais disciplinas serão tratadas nas diversas áreas do conhecimento já previstas na LDB de 1996 e nos PCNs de 1998.

               Reiteramos também ao representante do Secretário os pedidos de abono de ponto para realização de nossos Plenárias, direito este que garantimos junto aos governos anteriores desde o início da realização das mesmas em 2011; obtivemos o compromisso de que a SE nos responderá em breve sobre o abono, sobre o que ficaremos atentos e cobraremos uma posição favorável do atual Secretário! Não há motivos e nenhuma justificação para negar-nos esse direito previsto em lei e não acreditamos que haja algum preconceito em relação à Filosofia para tanto.
Solicitamos também resposta à solicitação de audiência com as entidades que representam às áreas das ciências humanas, como deliberado na audiência pública realizada na ALESP em 21/05/2019.

               A APROFFESP também se colocou à disposição para participar das reuniões que visam a discutir a implantação das reformas para o ensino médio no sentido de que a qualidade seja um dos critérios norteadores, respeitando a autonomia das disciplinas, ainda que as mesmas sejam tratadas por áreas do conhecimento. O representante Henrique nos garantiu que as atribuições de aulas e de classes permanece ainda por disciplinas até novos estudos e que se darão de acordo com o PNE. Acompanharemos o processo.

               Aproveitamos para informar os/as professores/as de Filosofia que as reformas do governo serão tema para debate nas próximas plenárias marcadas para o próximo dia 12 de setembro, cujo comunicado já foi publicado nas redes sociais e no blog da APROFFESP. As regiões, como de praxe, deverão confirmar os locais e responsáveis pelas Plenárias a fim de que possam receber os materiais e o Certificado.

               Conscientes de que somente a nossa luta organizada pode garantir a presença da Filosofia no currículo das escolas pública e privadas, terminamos este com votos de muita energia para todas e todos. Reagir é preciso!

São Paulo, 24
de agosto de 2019.
DIRETORIA DA APROFFESP








Nenhum comentário:

Postar um comentário

  A verdade dos senhores da guerra e seus impérios O povo cubano, sob o comando dos revolucionários de Serra Maestra, se insurgiu contra o d...