Pingado Filosófico: O que é Filosofia da Tecnologia?
A TEMÁTICA: TRANSHUMANISMO E NIILISMO: O “ENTE” EM QUESTÃO.
Seriam as tecnologias um caminho sem volta, no sentido de liberar o ser humano das amarras e determinações impostas pela sua natureza biológica, neuronal e psicológica? Até onde as técnicas de reprodução e (I.A), que pretendem superar as limitações da idade e da fertilidade, por exemplo, além de romperem esses limites, também alterariam o que somos enquanto espécie, de modo decisivo? E até onde temos direito ou mesmo obrigação de fazê-lo? Devemos ou não usar os novos psicofármacos e outras técnicas neuronais capazes de controlar nossas emoções, nossa capacidade cognitiva e talvez, mesmo, orientar a nossa personalidade em sentido nunca antes imaginado? Até onde temos o direito ou dever de editar a longa herança natural, (criar uma outra natureza), de redesenhar a nós mesmo? Quais as consequências ontológicas e éticas desse processo? Que ser humano resultará dessas tratativas? É possível calcular lucro a partir desta perspectiva futurista de pós-humano? O que é um mercado para o pós-humano?
O debate polarizado é o melhor caminho para essas reflexões? Qual é o pano de fundo dessas narrativas pós-humana? Qual o lugar do “meio-ambiente” nessa narrativa? A quem pertence a narrativa?
Tendemos a afirmar que não estaríamos no tempo do pós-humanismo, mas justamente apenas em um novo desdobramento dos antigos valores humanistas que até agora não teriam sido superados. O “progresso” enfrenta, ainda, um “paradigma humanista dualista com valores reacionários”. É esse o pano de fundo.
https://www.facebook.com/events/2422407911372665/
Nenhum comentário:
Postar um comentário