segunda-feira, 11 de junho de 2018

Fracassa a audiência pública sobre a Base Nacional InComum Curricular



Não podemos aceitar uma reforma do "novo ensino médio" que deixa na berlinda quase todas as disciplinas, exceto Matemática e Português, além de Educação Física e Inglês. E nós de Filosofia não podemos aceitar mais uma vez o "exílio" de nossa disciplina do Currículo do Ensino Médio, como o fez a ditadura civil-militar! Vamos à luta e barrar essa proposta em todo o Brasil!
Por Aldo Santos: "Tudo estava organizado para mais uma audiência pública que objetivava referendar a última versão da BNCC das elites. O que os organizadores não esperavam era um grande contingente de professores, sindicalista e alunos que compareceram ao evento, e, diante da impossibilidade da inscrição e acesso para todos a referida audiência, a única alternativa foi a ocupação do espaço pelos educadores para transmitir aos presentes a mensagem de que não aceitamos mais uma educação positivista, impositiva e sem a real discussão com os professores e alunos do nosso país. É uma base sem base concreta na realidade educacional. Estamos diante de uma base institucional e voltada para atender a grandes interesses do capital que transforma tudo em mercadoria, inclusive, a educação brasileira. É preciso reação dos segmentos organizados contra mais este golpe na educação do Brasil, apresentada por um governo deslegitimado e sem nenhuma representatividade junto a sociedade e aos educadores brasileiros. A apeoesp tem um papel importante nessa luta de resistência, bem como as entidades das áreas de humanas, como a APROFFESP e a APROFFIB e demais entidades afins.O circo foi desmontado e os representantes do governo e da patronal ficaram com cara de paisagem. Outras audiências vão ocorrer e esperamos que as demais entidades nos referidos estados façam a sua parte como fizeram os educadores do Estado de São Paulo.Precisamos de mudanças na educação, mas não podemos aceitar o desrespeito dos agentes governamentais que estão a serviço dos interesses das elites brasileiras que se ancoram na educação para exercer o domínio ideológico da sociedade como um todo. Na verdade estamos diante de uma Base Nacional In-comum Curricular, pois não é nada comum aceitar o desmonte da educação, excluir disciplinas fundamentais e estruturantes da formação humana como a filosofia e outras.A disputa de corações e mentes é permanente e não podemos abrir mão dos nossos direitos e dessas disputas. Lutar e resistir é preciso!"
De acordo com Callegari, ainda não se sabe se a audiência da Região Sudeste será remarcada.
A primeira aconteceu em Florianópolis, em maio. A próxima está agendada para acontecer em Fortaleza, no mês que vem. Veja o calendário previsto:
11/05 - Florianópolis
08/06 - São Paulo - cancelada após protesto
06/07 - Fortaleza
10/08 - Belém
29/08 - Brasília





Nenhum comentário:

Postar um comentário

  A verdade dos senhores da guerra e seus impérios O povo cubano, sob o comando dos revolucionários de Serra Maestra, se insurgiu contra o d...