sábado, 18 de maio de 2013

Lançamento da revista da APROFFESP

Não percam o lançamento da revista da APROFFESP, o lançamento dessa revista ficará na historia da filosofia brasileira. Leia o editorial abaixo:
25 de maio de 2013 às 16:00 horas, na casa da Solidariedade (Rua Gravi, nº 60, Praça da Árvore, São Paulo)


EDITORIAL

Caro leitor, com o lançamento da revista “FILOSOFIA em transformação”, promovido pela APROFFESP (Associação dos Professores de Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo), os estudiosos de filosofia passarão a ter nova opção de leitura. Nossos objetivos dizem respeito não somente ao discurso acadêmico acerca da filosofia, mas acima de tudo um espaço para que todos os professores, filósofos, sociólogos, historiadores, geógrafos, pesquisadores e também as pessoas ligadas à educação e à reflexão crítica sobre a sociedade, tenham um espaço democrático que visa acima de tudo socializar conhecimentos e práticas. Nossa proposta é de um novo modelo de revista, que dará oportunidades de publicação a pessoas que não encontram espaço ou não se ajustam às políticas editoriais e conteúdos de outras revistas. 
Este espaço é dedicado àqueles que desejam colaborar para uma reflexão crítica sobre a sociedade em geral e sobre a realidade dos professores e professoras de filosofia em particular. Nossa revista foi criada pela necessidade percebida entre os professores de filosofia de um locus  democrático que permita reflexões sobre a práxis educativa de nossos dias, seja no que diz respeito à didática, seja em relação à política e à conjuntura educacional em nosso país e no mundo. 
Para isso, a revista “FILOSOFIA em transformação” propiciará um espaço para registrar e socializar aulas elaboradas por professores e professoras de filosofia, para além de sua edição periódica, que abordará temas específicos que visarão contextualizar e subsidiar a nossa prática pedagógica, afim de que possamos juntos responder às demandas educacionais e sociais, como filósofos e professores (as) de filosofia. 
Em nossas edições periódicas será privilegiada a produção de professores e professoras que estão “no chão da escola” e podem contribuir com nossas reflexões acerca da prática e da didática da filosofia na educação escolar e na sociedade. 
A princípio os temas abordados na revista “FILOSOFIA em transformação” tratarão de diversos assuntos como: política, economia, educação, comportamento, etc. A linha editorial será aberta a debates sobre gênero, etnia, liberdades individuais e coletivas, etc; trazendo sempre a contribuição da tradição filosófica para nossas discussões. 
Nesta edição especial de lançamento, abordamos a luta das mulheres na sociedade, privilegiando a participação destas que cotidianamente guerreiam na busca de seus espaços na sociedade, combatendo todo o machismo ainda presente em nossa cultura. 
Abordaremos também a luta histórica para a reintrodução da filosofia como disciplina obrigatória no Ensino Médio, que culminou com a aprovação da Lei Federal N°11.684/08. Foi uma grande vitória, mas precisamos ficar alertas para os constantes ataques daqueles que não perdem nenhuma oportunidade para retirar a Filosofia do currículo. 
Esperamos que os professores façam uma boa leitura e que se apropriem deste instrumento de luta, de enriquecimento pedagógico, pessoal e coletivo.
DIRETORIA DA APROFFESP

3 comentários:

  1. Olá,

    Gostaria de saber quando podemos mandar e quais as regras para submissão de artigos...

    ResponderExcluir
  2. Tb me interesso em saber como faço para mandar artigos e assinar a revista.

    ResponderExcluir
  3. PESSOAL PRECISO URGENTE FAZER UM CONTATO PARA POSSÍVEL FILIAÇÃO O MEU FONE É (19) 3561-7719 OU (19) 9609-3207.POR EMAIL - FILOSOFIAMESTRADO@GMAIL.COM
    SOU PROFESSOR DE FILOSOFIA, NA CIDADE DE PIRASSUNUNGA - SP.
    ENTRE EM CONTATO POR FAVOR TENHO MUITO DUVIDAS.

    GRATO

    ResponderExcluir

  A verdade dos senhores da guerra e seus impérios O povo cubano, sob o comando dos revolucionários de Serra Maestra, se insurgiu contra o d...