ATENÇÃO: Antes de enviar seu artigo para publicação, leia atentamente as normas abaixo.
NORMAS DE PUBLICAÇÃO
PARA OS AUTORES
1. Os artigos enviados para publicação devem seguir os padrões e normas técnicas estabelecidas pela ABNT.
2. Os trabalhos encaminhados para publicação na APROFFESP (Associação dos Professores de Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo) deverão ser inéditos e originais. Entretanto, excepcionalmente, poderão ser aceitos artigos relevantes que já tenham sido publicados, desde que sejam concedidas as devidas autorizações. Se o artigo já foi publicado, o autor deve informar, em nota de rodapé, onde e quando. 
No que se refere aos direitos autorais, a APROFFESP (Associação dos Professores de Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo) utiliza a Licença Creative Commons 2.5 para a publicação de seus artigos.
3. Os trabalhos devem ser enviados exclusivamente pelo formulário no final desta página. Recomendamos a utilização do processador de texto Microsoft Word. Pode-se, no entanto, utilizar qualquer processador de texto, desde que os arquivos sejam gravados no formato .doc, que é um formato de leitura comum a todos os processadores de texto. 
10. Não será prestada nenhuma remuneração autoral pela licença de publicação dos trabalhos em qualquer tipo de mídia, impressa ou eletrônica. 
11. Os trabalhos que não se ativerem a estas normas serão devolvidos a seus autores, que poderão reenviá-los, desde que efetuadas as modificações necessárias. 
12. A seleção dos trabalhos para publicação é de competência da APROFFESP (Associação dos Professores de Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo). Todos os trabalhos serão primeiramente lidos pela coordenação da APROFFESP (Associação dos Professores de Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo) que os distribuirão, conforme a matéria, para os conselheiros.
13. Eventualmente, os trabalhos poderão ser devolvidos ao autor com sugestões de caráter científico que, caso as aceite, poderá adaptá-lo e reencaminhá-lo para nova análise. Os trabalhos recebidos e não publicados não serão devolvidos.
1. Espaçamento entre linhas: simples 
2. Fonte: Times New Roman 
3. Tamanho da fonte: 12 (texto e título); 11 (epígrafe e
citação) 
4. Recuo à esquerda para epígrafe: 7,5 cm; especial: nenhum 
5. Recuo à esquerda para citação: 4,0 cm; especial: nenhum 
6. Alinhamento: justificado 
7. Número de páginas: 12 a 25 páginas, INCLUINDO
bibliografia 
8. Inserir dois espaços (OU SEJA, saltar duas linhas) entre
citações, subtítulos, e epígrafe 
9. Configuração da página: Margem superior 3,0; margem
esquerda 2,5; margem direita e inferior 2,0 
10. Notas de rodapé, de caráter explicativo, deverão ser
EVITADAS e utilizadas APENAS quando estritamente necessárias para a compreensão
do texto, não ultrapassando 200 palavras ao todo. 
11. Título justificado, maiúsculo, negrito. Incluir título
traduzido para o inglês. 
12. Após o título, SALTAR duas linhas, colocar alinhado à
direita: o nome do(s) autor(es), titulação, filiação institucional, vinculação
a grupo de pesquisa, e-mail. 
13. O corpo do texto do resumo poderá conter até 450
palavras. 
14. Colocar cinco Palavras-Chave, e Key-words. 
TEXTO:
O texto deverá ser elaborado de acordo com os seguintes
critérios: 
Abertura dos parágrafos do texto: recuo especial: 1,25 
Usar numeração consecutiva/progressiva dentro do texto. 
CITAÇÕES:  (Consultar Normas ABNT - NBR 10520 –
Citações em Documentos, ago./2002)
As citações dentro do texto deverão vir entre aspas, seguidas
do sobrenome do autor da citação, ano da publicação e página(s) do texto
citado, colocados entre parênteses. Se o autor citado integra a oração, colocar
só o ano e a página entre parênteses. Caso não haja citação, mas apenas uma
referência ao autor, indicar o sobrenome e, entre parênteses, o ano da
publicação. 
Exemplos:
... para a Psicanálise”[...] não há como o sujeito dominar a
linguagem” (SANTOS, 2006, p. 8), pois... 
Segundo Santos, para a Psicanálise ”[...] não há como o
sujeito dominar a linguagem” (2006, p. 8), pois... 
Para Barbier (1985), a implicação histórico-existencial,
também, está relacionada à dependência do pesquisador... 
Sobre o núcleo que envolve o doente em fase terminal,
destaco o estudo da psiquiatra suíça Kübler-Ross (2002),.. 
Citações com mais de três linhas devem ser colocadas fora do
texto, sem aspas, letra normal. 
A supressão de trechos de citação deve ser indicada por
colchetes (Norma ABNT - NBR 10520 – Citações em Documentos, ago./2002). 
EXPRESSÕES LATINAS:
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR 10520 –
Citações em Documentos, ago./2002), em relação às expressões usadas em notas de
rodapé, esclarece que: 
a) A primeira citação deve apresentar a referência completa.
b) As referências subsequentes podem ser apresentadas por
meio das expressões latinas, evitando, assim, as repetições de fontes citadas
anteriormente. 
1. Idem ou Id. (= do mesmo autor) 
2. Ibidem ou Ibid. (mesma obra) 
3. Opus citatum ou op. cit. (obra citada) 
4. Sequentia ou et seq. (que se segue) 
5. Confronte, Confira ou Cf. 
6. Loco citato ou Loc. cit. (= no lugar citado) 
7. Passim (= aqui e ali, em vários trechos) 
8. Et al. (= e outros) 
Apud (= citado por, segundo) - Apud é a única expressão
latina que pode ser usada tanto no texto quanto em notas de rodapé.
Deverão 
figurar sob o título REFERÊNCIAS, ao final do artigo, as obras efetivamente 
citadas ao longo do texto, seguindo a norma NBR-6023, da ABNT.
SANTOS, 
Valdecí 
dos. O papel 
dos sistemas 
de crenças 
na constituição do 
professor 
de
Biologia no 
ensino 
médio: auxílio 
ou empecilho? 
2003. 158 f. 
Dissertação 
(Mestrado 
em Educação) 
– Programa 
de Pós-Graduação 
em Educação, 
Universidade 
de São 
Paulo, São Paulo, 2003.
VERDADE, 
Marisa Moura. 
Uma 
noção de 
ecologia 
mental da 
morte 
para a 
psicologia do desenvolvimento 
humano: 
a questão da 
“troca 
simbólica da 
alma com 
a morte” 
numa instituição de 
apoio ao 
paciente de 
câncer. 
2003. 444 
f. Tese 
(Doutorado em 
Psicologia) – Programa 
de Pós-Graduação 
em Psicologia 
do Instituto de 
Psicologia, Universidade 
de São Paulo, São Paulo, 2003.
BARBIER, 
René. 
O conceito 
de “implicação” 
na pesquisa-ação 
em ciências 
humanas. In:
            . A 
pesquisa-ação 
na instituição educativa. 
Tradução: 
Estela dos Santos Abreu. 
Rio de Janeiro: Jorge 
Zahar, 
1985. p. 105-128.
            . A 
escuta 
sensível na 
abordagem 
transversal. 
In: BARBOSA, Joaquim Gonçalves (Coord.). 
Multirreferencialidade 
nas ciências e 
na educação. 
São Paulo: EdUFSCar, 
1998. p. 168-199.
PAVANI, 
Neusa 
Júlia P. 
Abordagem 
da dor 
no câncer. 
In: REZENDE, 
Vera Lúcia 
(Org.). Reflexões 
sobre a 
vida e 
a morte: 
abordagem 
interdisciplinar do 
paciente terminal. Campinas, SP: UNICAMP, 2000. p. 33-48.
CAPÍTULO DE LIVRO CAPTURADO NA INTERNET:
HERTZ, Robert. 
Contribution à une 
étude sur 
la représentation collective de 
la mort (1907). In:        
 . 
Sociologie religieuse et 
folklore: recueil 
de textes 
publiés entre 
1907 et 
1917. 1re édition. Paris:  
Les  
Presses universitaires 
de France, 
1928. p. 14-79. 
Disponível em:
<http://classiques.uqac.ca/classiques/hertz_robert/socio_religieuse_folklore/hertz_socio_rel_f 
olklore.pdf>. Acesso 
em: 26 jun. 
2006.
ARTIGO PUBLICADO NA INTERNET
BENINCÁ, 
Ciomara Ribeiro; 
FERNANDEZ, 
Márcia; 
GRUMANN, 
Cristiane. 
Cuidado e morte do 
idoso no hospital – 
vivência 
da equipe de 
enfermagem. 
Rev. 
Bras. 
de Ciências 
do Envelhecimento 
Humano, 
Passo Fundo, 
p. 17-29, 
jan./jun. 2005. 
Disponível em: http://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/article/viewFile/27/19. Acesso 
em: 17 fev. 2008.
LIVRO:
KÜBLER-ROSS, 
Elisabeth. 
Sobre a 
morte 
e o morrer: 
o que doentes terminais 
têm para ensinar a 
médicos e 
enfermeiras, 
religiosos e 
aos 
seus próprios parentes. 
Tradução: 
Paulo Menezes. 8. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002. 296 p.
TRABALHO EM EVENTO:
SANTOS, Valdecí 
dos. Contribuição 
ao conhecimento 
da escorpiofauna 
da Bahia. 
In: CONGRESSO 
BRASILEIRO 
DE ZOOLOGIA, 
19., 1992, Belém; CONGRESSO LATINO
AMERICANO 
DE ZOOLOGIA, 
12., 1992, Belém. 
Resumos... 
Belém: Sociedade 
Brasileira de Zoologia, 1992. p. 93.
EVENTOS:
ENCONTRO  PERSPECTIVAS  DO 
 ENSINO  DE 
 BIOLOGIA,  1.,  1984,  São  Paulo.
Coletânea... São Paulo: Faculdade 
de Educação da 
Universidade 
de São Paulo, 1984.
ARTIGO DE PERIÓDICO:
CUNHA, 
Marcus V. 
da. A 
antinomia do 
pensamento 
pedagógico: 
o delicado 
equilíbrio entre indivíduo e 
sociedade. 
Revista da 
Faculdade 
de Educação, 
São Paulo, 
v.19, n.2, p.189- 204, jul./dez. 
1993.
ARTIGO DE JORNAL:
AZANHA, 
José M. 
P. O princípio da 
gratuidade 
do ensino público. 
Jornal 
da USP, São Paulo, 31.08. 1998. 
p.2.
LEGISLAÇÃO:
BRASIL. 
Presidência 
da República. 
Lei 6.684, 
de 03.9.1979: regulamenta 
as Profissões 
de Biólogo 
e Biomédico, cria 
o Conselho Federal 
e os Conselhos Regionais 
de Biologia 
e Biomedicina. Publicada 
no DOU de 04.09.79.
BRASIL.  Conselho  Federal  de 
 Biologia.  Resolução  nº 
 10,  de 
 05.7.2003:  dispõe  as
atividades, 
as áreas 
e as 
subáreas 
do conhecimento 
do biólogo. 
Publicada no 
DOU, Seção 
1, pág. 191, de 
21.8.2003.
BRASIL. 
Ministério da 
Saúde. 
Conselho Nacional 
de Saúde. 
Resolução 
196/96: aprova
diretrizes e normas regulamentadoras de 
pesquisa envolvendo seres humanos. Brasília, 1996.
Ao enviar seu artigo para publicação, você confirma ter lido e concordado com as normas estabelecidas descritas acima.
Para enviar seu artigo, preencha os dados abaixo.
Não consigo enviar o meu artigo, pois quando finalizo aparece essa mensagem:
ResponderExcluirO site onde o formulário está implantado foi considerado suspeito pelo sistema de segurança do Link Comunic. O formulário não foi enviado. A LinkWS foi notificada sobre este bloqueio e irá revisar o ocorrido. Você deve entrar em contato para esclarecer quaisquer dúvidas acerca deste problema.