ATENÇÃO: Antes de enviar seu artigo para publicação, leia atentamente as normas abaixo.
NORMAS DE PUBLICAÇÃO
PARA OS AUTORES
1. Os artigos enviados para publicação devem seguir os padrões e normas técnicas estabelecidas pela ABNT.
2. Os trabalhos encaminhados para publicação na APROFFESP (Associação dos Professores de Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo) deverão ser inéditos e originais. Entretanto, excepcionalmente, poderão ser aceitos artigos relevantes que já tenham sido publicados, desde que sejam concedidas as devidas autorizações. Se o artigo já foi publicado, o autor deve informar, em nota de rodapé, onde e quando.
No que se refere aos direitos autorais, a APROFFESP (Associação dos Professores de Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo) utiliza a Licença Creative Commons 2.5 para a publicação de seus artigos.
3. Os trabalhos devem ser enviados exclusivamente pelo formulário no final desta página. Recomendamos a utilização do processador de texto Microsoft Word. Pode-se, no entanto, utilizar qualquer processador de texto, desde que os arquivos sejam gravados no formato .doc, que é um formato de leitura comum a todos os processadores de texto.
10. Não será prestada nenhuma remuneração autoral pela licença de publicação dos trabalhos em qualquer tipo de mídia, impressa ou eletrônica.
11. Os trabalhos que não se ativerem a estas normas serão devolvidos a seus autores, que poderão reenviá-los, desde que efetuadas as modificações necessárias.
12. A seleção dos trabalhos para publicação é de competência da APROFFESP (Associação dos Professores de Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo). Todos os trabalhos serão primeiramente lidos pela coordenação da APROFFESP (Associação dos Professores de Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo) que os distribuirão, conforme a matéria, para os conselheiros.
13. Eventualmente, os trabalhos poderão ser devolvidos ao autor com sugestões de caráter científico que, caso as aceite, poderá adaptá-lo e reencaminhá-lo para nova análise. Os trabalhos recebidos e não publicados não serão devolvidos.
1. Espaçamento entre linhas: simples
2. Fonte: Times New Roman
3. Tamanho da fonte: 12 (texto e título); 11 (epígrafe e
citação)
4. Recuo à esquerda para epígrafe: 7,5 cm; especial: nenhum
5. Recuo à esquerda para citação: 4,0 cm; especial: nenhum
6. Alinhamento: justificado
7. Número de páginas: 12 a 25 páginas, INCLUINDO
bibliografia
8. Inserir dois espaços (OU SEJA, saltar duas linhas) entre
citações, subtítulos, e epígrafe
9. Configuração da página: Margem superior 3,0; margem
esquerda 2,5; margem direita e inferior 2,0
10. Notas de rodapé, de caráter explicativo, deverão ser
EVITADAS e utilizadas APENAS quando estritamente necessárias para a compreensão
do texto, não ultrapassando 200 palavras ao todo.
11. Título justificado, maiúsculo, negrito. Incluir título
traduzido para o inglês.
12. Após o título, SALTAR duas linhas, colocar alinhado à
direita: o nome do(s) autor(es), titulação, filiação institucional, vinculação
a grupo de pesquisa, e-mail.
13. O corpo do texto do resumo poderá conter até 450
palavras.
14. Colocar cinco Palavras-Chave, e Key-words.
TEXTO:
O texto deverá ser elaborado de acordo com os seguintes
critérios:
Abertura dos parágrafos do texto: recuo especial: 1,25
Usar numeração consecutiva/progressiva dentro do texto.
CITAÇÕES: (Consultar Normas ABNT - NBR 10520 –
Citações em Documentos, ago./2002)
As citações dentro do texto deverão vir entre aspas, seguidas
do sobrenome do autor da citação, ano da publicação e página(s) do texto
citado, colocados entre parênteses. Se o autor citado integra a oração, colocar
só o ano e a página entre parênteses. Caso não haja citação, mas apenas uma
referência ao autor, indicar o sobrenome e, entre parênteses, o ano da
publicação.
Exemplos:
... para a Psicanálise”[...] não há como o sujeito dominar a
linguagem” (SANTOS, 2006, p. 8), pois...
Segundo Santos, para a Psicanálise ”[...] não há como o
sujeito dominar a linguagem” (2006, p. 8), pois...
Para Barbier (1985), a implicação histórico-existencial,
também, está relacionada à dependência do pesquisador...
Sobre o núcleo que envolve o doente em fase terminal,
destaco o estudo da psiquiatra suíça Kübler-Ross (2002),..
Citações com mais de três linhas devem ser colocadas fora do
texto, sem aspas, letra normal.
A supressão de trechos de citação deve ser indicada por
colchetes (Norma ABNT - NBR 10520 – Citações em Documentos, ago./2002).
EXPRESSÕES LATINAS:
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR 10520 –
Citações em Documentos, ago./2002), em relação às expressões usadas em notas de
rodapé, esclarece que:
a) A primeira citação deve apresentar a referência completa.
b) As referências subsequentes podem ser apresentadas por
meio das expressões latinas, evitando, assim, as repetições de fontes citadas
anteriormente.
1. Idem ou Id. (= do mesmo autor)
2. Ibidem ou Ibid. (mesma obra)
3. Opus citatum ou op. cit. (obra citada)
4. Sequentia ou et seq. (que se segue)
5. Confronte, Confira ou Cf.
6. Loco citato ou Loc. cit. (= no lugar citado)
7. Passim (= aqui e ali, em vários trechos)
8. Et al. (= e outros)
Apud (= citado por, segundo) - Apud é a única expressão
latina que pode ser usada tanto no texto quanto em notas de rodapé.
Deverão
figurar sob o título REFERÊNCIAS, ao final do artigo, as obras efetivamente
citadas ao longo do texto, seguindo a norma NBR-6023, da ABNT.
SANTOS,
Valdecí
dos. O papel
dos sistemas
de crenças
na constituição do
professor
de
Biologia no
ensino
médio: auxílio
ou empecilho?
2003. 158 f.
Dissertação
(Mestrado
em Educação)
– Programa
de Pós-Graduação
em Educação,
Universidade
de São
Paulo, São Paulo, 2003.
VERDADE,
Marisa Moura.
Uma
noção de
ecologia
mental da
morte
para a
psicologia do desenvolvimento
humano:
a questão da
“troca
simbólica da
alma com
a morte”
numa instituição de
apoio ao
paciente de
câncer.
2003. 444
f. Tese
(Doutorado em
Psicologia) – Programa
de Pós-Graduação
em Psicologia
do Instituto de
Psicologia, Universidade
de São Paulo, São Paulo, 2003.
BARBIER,
René.
O conceito
de “implicação”
na pesquisa-ação
em ciências
humanas. In:
. A
pesquisa-ação
na instituição educativa.
Tradução:
Estela dos Santos Abreu.
Rio de Janeiro: Jorge
Zahar,
1985. p. 105-128.
. A
escuta
sensível na
abordagem
transversal.
In: BARBOSA, Joaquim Gonçalves (Coord.).
Multirreferencialidade
nas ciências e
na educação.
São Paulo: EdUFSCar,
1998. p. 168-199.
PAVANI,
Neusa
Júlia P.
Abordagem
da dor
no câncer.
In: REZENDE,
Vera Lúcia
(Org.). Reflexões
sobre a
vida e
a morte:
abordagem
interdisciplinar do
paciente terminal. Campinas, SP: UNICAMP, 2000. p. 33-48.
CAPÍTULO DE LIVRO CAPTURADO NA INTERNET:
HERTZ, Robert.
Contribution à une
étude sur
la représentation collective de
la mort (1907). In:
.
Sociologie religieuse et
folklore: recueil
de textes
publiés entre
1907 et
1917. 1re édition. Paris:
Les
Presses universitaires
de France,
1928. p. 14-79.
Disponível em:
<http://classiques.uqac.ca/classiques/hertz_robert/socio_religieuse_folklore/hertz_socio_rel_f
olklore.pdf>. Acesso
em: 26 jun.
2006.
ARTIGO PUBLICADO NA INTERNET
BENINCÁ,
Ciomara Ribeiro;
FERNANDEZ,
Márcia;
GRUMANN,
Cristiane.
Cuidado e morte do
idoso no hospital –
vivência
da equipe de
enfermagem.
Rev.
Bras.
de Ciências
do Envelhecimento
Humano,
Passo Fundo,
p. 17-29,
jan./jun. 2005.
Disponível em: http://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/article/viewFile/27/19. Acesso
em: 17 fev. 2008.
LIVRO:
KÜBLER-ROSS,
Elisabeth.
Sobre a
morte
e o morrer:
o que doentes terminais
têm para ensinar a
médicos e
enfermeiras,
religiosos e
aos
seus próprios parentes.
Tradução:
Paulo Menezes. 8. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002. 296 p.
TRABALHO EM EVENTO:
SANTOS, Valdecí
dos. Contribuição
ao conhecimento
da escorpiofauna
da Bahia.
In: CONGRESSO
BRASILEIRO
DE ZOOLOGIA,
19., 1992, Belém; CONGRESSO LATINO
AMERICANO
DE ZOOLOGIA,
12., 1992, Belém.
Resumos...
Belém: Sociedade
Brasileira de Zoologia, 1992. p. 93.
EVENTOS:
ENCONTRO PERSPECTIVAS DO
ENSINO DE
BIOLOGIA, 1., 1984, São Paulo.
Coletânea... São Paulo: Faculdade
de Educação da
Universidade
de São Paulo, 1984.
ARTIGO DE PERIÓDICO:
CUNHA,
Marcus V.
da. A
antinomia do
pensamento
pedagógico:
o delicado
equilíbrio entre indivíduo e
sociedade.
Revista da
Faculdade
de Educação,
São Paulo,
v.19, n.2, p.189- 204, jul./dez.
1993.
ARTIGO DE JORNAL:
AZANHA,
José M.
P. O princípio da
gratuidade
do ensino público.
Jornal
da USP, São Paulo, 31.08. 1998.
p.2.
LEGISLAÇÃO:
BRASIL.
Presidência
da República.
Lei 6.684,
de 03.9.1979: regulamenta
as Profissões
de Biólogo
e Biomédico, cria
o Conselho Federal
e os Conselhos Regionais
de Biologia
e Biomedicina. Publicada
no DOU de 04.09.79.
BRASIL. Conselho Federal de
Biologia. Resolução nº
10, de
05.7.2003: dispõe as
atividades,
as áreas
e as
subáreas
do conhecimento
do biólogo.
Publicada no
DOU, Seção
1, pág. 191, de
21.8.2003.
BRASIL.
Ministério da
Saúde.
Conselho Nacional
de Saúde.
Resolução
196/96: aprova
diretrizes e normas regulamentadoras de
pesquisa envolvendo seres humanos. Brasília, 1996.
Ao enviar seu artigo para publicação, você confirma ter lido e concordado com as normas estabelecidas descritas acima.
Para enviar seu artigo, preencha os dados abaixo.
Não consigo enviar o meu artigo, pois quando finalizo aparece essa mensagem:
ResponderExcluirO site onde o formulário está implantado foi considerado suspeito pelo sistema de segurança do Link Comunic. O formulário não foi enviado. A LinkWS foi notificada sobre este bloqueio e irá revisar o ocorrido. Você deve entrar em contato para esclarecer quaisquer dúvidas acerca deste problema.