Educação para o pensar

EDUCAÇÃO PARA O PENSAR

· Visa a utilização das habilidades de raciocínio, tendo presente que não são aprendidas fora de contextos, isoladas, mas utilizando-as nas várias disciplinas e nas discussões filosóficas.

· Aprender a fazer relações entre ideias, fatos, conteúdos, experiências e as diversas visões de mundo.

· Buscar constantemente apreender as relações implícitas e as explícitas apresentadas nos assuntos e nas ideias.

· Valorizar o processo de investigação e a discussão do grupo relacionados aos assuntos apresentados e às ideias filosóficas, sem menosprezar o produto deles resultante ou os resultados.

· Desenvolver a aprendizagem relacionada ao investigar, tanto individualmente como em grupo, e perceber as alternativas diante das possibilidades do conhecimento.

· Reconhecer a importância do questionar a si e ao grupo, levando em consideração os outros pontos de vista, colaborando dessa forma para a construção da Comunidade de Aprendizagem Investigativa em sala de aula, transformando-a num espaço onde haja uma cultura do pensar.

· Entender que o conhecimento da realidade tem três dimensões que precisam ser consideradas: a dimensão crítica, que leva ao perguntar o que é?; a dimensão criativa, que leva a perguntar como pode ser conhecido?; e a dimensão criteriosa, que leva a perguntar o que pode ser construído? Com o uso do que se aprende sobre o mundo.

· Exercitar a dialética socrática, percebendo que todo nosso saber é provisório – “só sei que nada sei”, interiorizando os procedimentos de investigação.

· Valorizar a importância de cultivar em todos os momentos escolares e em todos os espaços da vida atitude proveniente da cultura do pensar – investigar, discutir, refletir, reconsiderar, agir.

· Prezar por adquirir uma postura ponderada (pondos – peso) e de bom senso diante dos fatos, das ideias e da ação.

Projeto Filosofar? É só começar... Site: O dia D reflexões filosóficas. Boletim semanal editado pelo Centro Filosófico e Educação para o pensar, Florianópolis – SC.

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