quinta-feira, 21 de junho de 2018

CONVITE LANÇAMENTO DA OBRA: A filosofia toma partido: A filosofia, a educação e a questão democratica


APRESENTAÇÃO

A Associação dos Professores de Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo (APROFFESP), fundada em 2009, prossegue na defesa da Filosofia e de uma educação laica, crítica e de qualidade. Tem por objetivo promover o ensino da disciplina nas escolas públicas e privadas; defender os interesses dos professores e organizar a luta da categoria em todo o Estado de São Paulo, em conjunto com a Associação dos Professores de Filosofia e Filósofos do Brasil (APROFFIB), criada em 2013, no I Encontro da APROFFESP.

O III Encontro Estadual dos Professores e Filósofos de São Paulo acontece em um momento de franco retrocesso na política social do país, em que o governo ilegítimo de Michel Temer, apoiado por um Congresso conservador, aprovou a Proposta de Emenda Constitucional - PEC 55, a “PEC da morte”, que congela investimentos, sobretudo nas áreas de educação, saúde e seguridade social, para os próximos 20 anos.

A exemplo do que ocorreu no regime ditatorial militar, que exilou a Filosofia do currículo escolar, com a lei 5.692 de 1971, o governo Temer, em uma “canetada”, retirou a obrigatoriedade dessa disciplina, além da Sociologia, do ensino médio com a Medida Provisória 746. Sem qualquer diálogo com a comunidade acadêmica e escolar. As disciplinas só poderão ser ensinadas de forma “diluída” em outras disciplinas, na Base Nacional Comum Curricular, ao longo dos três anos.
Soma-se a mais esse golpe o fato de que os milhares de professores habilitados para lecionar tais disciplinas hoje no ensino médio enfrentarão o desemprego, seja por eliminação ou redução de carga horária, seja pela liberação de professores com “notório saber”. E por fim, fica evidente que tal projeto tem por objetivo excluir mais uma vez os filhos e filhas dos trabalhadores do acesso à educação.

Diante desse cenário catastrófico, a APROFFESP, com a realização de seu III Encontro, que teve a participação de mais de 320 pessoas, pretende contribuir para o debate, organização e mobilização dos professores de Filosofia e filósofos na defesa de uma educação de qualidade que vise à construção do pensamento crítico para uma efetiva transformação social.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

  A verdade dos senhores da guerra e seus impérios O povo cubano, sob o comando dos revolucionários de Serra Maestra, se insurgiu contra o d...