segunda-feira, 21 de maio de 2018

Base Nacional Comum Curricular: Reforma ou falácia?


https://youtu.be/g2_9XIE18NA

DIVULGAMOS AQUI O VÍDEO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EXALTANDO A BNCC - ALERTANDO PARA AS FALÁCIAS QUE ESTÃO POR TRÁS DESSA REFORMA/DESMONTE DA EDUCAÇÃO

Aproveitamos mais uma vez para lembrar que a Medida Provisória n° 746/16, enviada pelo governo federal em setembro do ano passado, teve sua tramitação acelerada e, sem a necessária discussão com os diretamente interessados na questão educacional, ou seja, professores, alunos e comunidade, foi votada, aprovada e sancionada pelo presidente Michel Temer em fevereiro passado, tornando-se a Lei n° 13.415/17, que altera profundamente a LDB e garante a obrigatoriedade, no ensino médio, apenas das seguintes disciplinas do currículo: Língua Portuguesa, Matemática, Inglês e Educação Física. Todas as outras disciplinas tornaram-se optativas dentro da Base Nacional Comum Curricular a qual nem foi definida ainda, o que deixa a Filosofia totalmente vulnerável e sem qualquer garantia de que seja mantida.

A qualidade do ensino médio está seriamente ameaçada pelo viés tecnicista que entenda a educação como mera preparação para o “mercado de trabalho”, embora o discurso da cidadania, da ética e do cidadão crítico seja idelogicamente utilizado pelos grupos que se encontram no poder! Devemos reagir a essas medidas que serão implantadas pelos estados não se sabe direito como e com que recursos, embora o governo venha fazendo uma propaganda maciça e enganosa no rádio e na TV, alardeando os benefícios do chamado “novo ensino médio”, que será organizado em áreas do conhecimento, podendo os alunos “escolher” a de sua preferência, mas não diz como isso irá acontecer e nem com que recursos.

Reforçamos a importância da participação de tod@s nas plenárias regionais e na plenária estadual que acontecerão dia 25/05/2018 com o tema: : “A reforma do ensino médio e a base (In) Comum Curricular”!

Participarão da mesa representantes de várias disciplinas e de entidades, professores da rede estadual, mestres e doutores. às 15h00 na Câmara dos Vereadores da cidade de São Paulo, 1° subsolo, Auditório Pedroso Horta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  A verdade dos senhores da guerra e seus impérios O povo cubano, sob o comando dos revolucionários de Serra Maestra, se insurgiu contra o d...