terça-feira, 1 de janeiro de 2013

O QUE É MAIS IMPORTANTE E ESSENCIAL NA VIDEA?


O QUE É MAIS IMPORTANTE E ESSENCIAL NA VIDEA?
(Estória adaptada de autoria desconhecida)
            O segredo do sucesso na vida e da felicidade é ter consciência clara daquilo que é mais importante para cada um de nós, é saber definir nossas prioridades e objetivos principais e focar neles, colocando toda nossa energia, vontade e amor.
            Para ajudar, segue uma estória que me contaram e ilustra bem a questão:
            Um Mestre, certo dia, pegou um vidro transparente e perguntou aos seus discípulos:
- Este vidro que vocês veem está cheio ou vazio?
            Os discípulos responderam:
- Vazio!
            O mestre disse:
- Está cheio de ar, mas é claro que ainda cabem muitas coisas dentro dele.
            Pegou, então, pedregulhos do tamanho de bolas de gude e colocou-os dentro do vido até à tampa. Perguntou novamente:
- E agora, o vidro está cheio?
            Os discípulos disseram:
- Sim!
            Ao que o mestre retrucou:
- Não está totalmente cheio ainda.
            Pegou agora pedregulhos bem pequenos e derramou-os dentro do vidro; as pedrinhas foram escorrendo por entre os pedregulhos maiores e ocuparam todos os espaços ainda vazios. De novo perguntou:
- O vidro agora está totalmente cheio?
- Sim, responderam os discípulos!
            Mas o mestre, que era sábio, discordou dos discípulos e pegando porções de areia seca bem fina, foi derramando no vidro, com movimentos, e a mesma penetrou por entre os pequenos espaços e ocupou praticamente todo o espaço vazio que ainda existia. E perguntou:
- Agora o vidro está totalmente cheio?
            Responderam convictos:
- Sim, agora está!
            Mas o mestre novamente discordou enfaticamente de seus inexperientes discípulos e pegando um copo de cerveja que mandou trazer, entornou no vido, cujo liquido foi penetrando na areia seca, umedecendo-a até cair pelas bordas. Finalmente apresentou o vidro totalmente cheio aos discípulos!
            Qual é a moral da estória? O mestre* completou com sabedoria:
- Em nossas vidas precisamos saber o que é mais e menos importante, separando-as. As coisas mais importantes são como as pedras e pedregulhos maiores, que deverão ser os primeiros a tomarem o nosso tempo e dedicação. Depois vêm as pedrinhas, a areia, etc. Só assim encheremos totalmente a nossa vida (o vidro) e poderemos ser felizes. E encerrou com chave de ouro:
- Saibam todos vocês que, por mais que em nossas vidas estejamos de saco cheio, sempre cabe um cervejinha com os amigos!
            Desejo a todos muita sabedoria e um feliz ano novo!
Chico Gretter
*O mestre poderia ser Epicuro (341-270 a.C.), nascido em Samos, perambulou pela Ásia Menor e morreu em Atenas, onde fundou uma escola filosófica composta de homens e mulheres. O princípio fundamental de sua filosofia era o prazer vivido com racionalidade entre os amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  A verdade dos senhores da guerra e seus impérios O povo cubano, sob o comando dos revolucionários de Serra Maestra, se insurgiu contra o d...