APROFFESP promove evento na Assembleia Legislativa

Em debate a contribuição da filosofia à dinâmica da sociedade e do ensino
CLIQUE AQUI PARA FAZER DOWNLOAD DA FOTO ACIMA
Carlos Giannazi participa dos debates do 1º Encontro de Professores de Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo
O deputado Carlos Giannazi (PSOL), autor do Projeto de Lei 228/2012, que dispõe sobre a obrigatoriedade da reinserção do estudo da filosofia no currículo escolar do ensino fundamental, participou dos debates do 1º Encontro de Professores de Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo, realizado na Assembleia Legislativa, nos dias 6 e 7/12.
O parlamentar declarou que já acompanhava a movimentação e discussão do projeto desde seu primeiro mandato, em 2007, por acreditar em sua importância. Em sua argumentação pela validade do processo, o parlamentar já esclarecera que contava com o apoio dos profissionais da área e, para ele, a presença dos integrantes da entidade aqui na Casa vem fortalecer e reafirmar o intuito do PL. Giannazi já havia sido procurado, anteriormente, pela professora de História, Elisa Cristina Oliosi em ocasiões anteriores, quando ela defendeu a necessidade da criação de políticas que dessem suporte ao processo de inclusão da filosofia no currículo escolar.
Na visão do deputado, a ocorrência do atual encontro pode contribuir para o aperfeiçoamento do PL de sua autoria. "Para isso estamos abertos a sugestões, por entender que o projeto deve ser construído coletivamente", concluiu Giannazi.
"A filosofia contribui para um melhor acompanhamento, entendimento e discernimento não só de toda a sociedade, mas de todo o conteúdo do ensino", declarou a diretora da Associação dos Professores de Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo (Aproffesp), também coordenadora do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo, Rita Diniz. Em entrevista com a professora Eliane Petrov, no dia 6/12, a filósofa disse acreditar que a reinserção da filosofia no currículo escolar é um ganho para toda a sociedade. Ela também considera o atual encontro como um avanço para toda a categoria da Aproffesp.
Para o diretor da Aproffesp, Antonio Celso de Oliveira, o debate da filosofia tem que ir além do ponto de vista cronológico, que tem a Grécia como berço. Ele declarou: "Há outras e novas perspectivas, como as visões da cultura africana e do mundo oriental".
Carlos Giannazi, Antonio Celso de Oliveira, Aldo dos Santos e Clodoaldo Andrade dos Reis
 CLIQUE AQUI PARA FAZER DOWNLOAD DA FOTO ACIMA
Público presente
 CLIQUE AQUI PARA FAZER DOWNLOAD DA FOTO ACIMA
1º Encontro de Professores de Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo
 CLIQUE AQUI PARA FAZER DOWNLOAD DA FOTO ACIMA

Um comentário:

  1. Todos os mais de 300 professores que participaram do nosso I Encontro de Filosofia,vindos de várias regiões da capital e do Estado, estão de parabéns! Isto demonstra que não ficamos apenas na reflexão! Abraço do Chico Gretter!

    ResponderExcluir

Guia de Abordagem Didático

Textos Didáticos